quinta-feira, maio 29, 2014

Barbosa deixa o STF já em junho


O ministro Joaquim Barbosa deixará o Supremo Tribunal Federal (STF), ainda no mês de junho. Ele comunicou a sua decisão na noite desta quarta-feira, 28, à presidente da República, Dilma Rousseff. A notícia, que surgiu como uma bomba na grande imprensa, foi confirmada, há poucos minutos, pelo  presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB-AL). Renan fez a declaração após um encontro dos chefes dos dois Poderes no Senado. Segundo o senador, Joaquim Barbosa solicitou o encontro para se despedir do cargo. "Motivo surpreendente e triste, o ministro veio se despedir, ele estará deixando o Supremo Tribunal Federal", afirmou Renan.


"Foi uma conversa surpreendente, e nós sentimos muito porque ele é uma das melhores referências do Brasil. Ficamos tristes porque sempre tivemos um relacionamento muito bom como representante dos Poderes, e sempre o tivemos como uma das nossas melhores referências", afirmou o senador.
Após a reunião com Renan Calheiros, Joaquim Barbosa seguiu para o gabinete do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). O ministro comunicou a presidente Dilma Rousseff de sua aposentadoria na noite desta quarta-feira.


Joaquim Barbosa tem 59 anos e teria ainda mais 11 anos para permanecer como ministro do STF, até se aposentar aos 70 anos. Em novembro deste ano ele deixaria a presidência da Casa, que será assumida pelo ministro Ricardo Lewandoswki, com quem Barbosa sempre se desentendeu na Suprema Corte, principalmente, como relator da Ação Penal 470, o mensalão. 

Como relator do maior processo da história do STF, Joaquim Barbosa indiciou 25 dos 39 envolvidos. Durante 7 anos, houve diversas investigações e muitas audiências, que culminaram com a condenação e prisão de empresários, ministros e parlamentares, dentre eles os petistas José Dirceu, ex-ministro-chefe da Casa Civil no governo Lula, os deputados federais José Genoino, João Paulo Cunha e Delúbio Soares, ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores.


Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br
pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira 
e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->