sexta-feira, agosto 29, 2014

Nem Zé Dirceu acredita mais na vitória do PT com Dilma

Marina, Lula e Dirceu no Palácio do Planalto, durante lançamento do plano contra o desmatamento da Amazônia. (Foto: Jamil Bittar/Reuters)

Tomando por base as análises do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT) sobre a sucessão presidencial, conforme matéria assinada pelo jornalista Fernando Rodrigues, da Folha de S.Paulo, pode-se dizer que nem mesmo Dirceu acredita mais na reeleição da presidente Dilma Rousseff. Para Dirceu, que classifica Marina Silva (PSB) como sendo "o Lula de saias", a socialista está muito perto da vitória e culpa a presidente Dilma pela iminente vitória de Marina. Condenado no processo do mensalão, José Dirceu cumpre pena em regime semiaberto em Brasília.


Segundo Zé Dirceu, o cenário está muito consolidado, com Dilma e Marina no segundo turno. Mas, para o ex-ministro e chefe da Casa Civil de Lula, a força de Marina Silva está no fato de sua semelhança com o ex-presidente em 2002. Dirceu vê essa semelhança entre Marina e Lula e justifica a sua análise destacando a origem humilde dos dois, fato que tem o poder de atrair as classes mais pobres, como também aqueles que desejam mudança no comando da Nação. E, assim, com tanta semelhança, Dirceu usa a expressão que já vem ganhando também as páginas dos jornais e as redes sociais: "Marina é o Lula de saias".


E o ex-ministro culpa exclusivamente a presidente Dilma pela badalada e possível vitória de Marina Silva. Para Dirceu, a presidente teria errado em suas decisões ao não ter se aproximada da sociedade ao longo dos últimos anos. Segundo seus interlocutores, Dirceu teria também chamado o ex-presidente Lula para ajudá-la, sobretudo, neste momento, quando a "a Dilma estaria colhendo os frutos do que plantou", segundo Dirceu.


Como todos sabem, antes de estourar o mensalão em 2005, José Dirceu era o homem mais forte dentro do PT e no governo Lula e era também, na opinião geral, o nome mais comentado para suceder o presidente Lula. Mas, vindo à tona as acusações do mensalão pelo então deputado Federal, Roberto Jefferson (PTB), José Dirceu não perdeu apenas o seu alto cargo no Palácio do Planalto, como também o mandato de parlamentar na Câmara dos Deputados. E depois de condenado foi parar na prisão, antes tendo que assistir ainda a vitória de Dilma Rousseff em 2010. Então, mesmo convocando Lula para tentar salvar o PT em 2014, Dirceu, com certeza, não ficará tão triste, caso sua análise se confirme com a vitória de Marina Silva nas eleições de outubro. A luta de José Dirceu em prol do PT é também a inspiração mais forte do movimento "Volta Lula".



Acompanhe Renato Ferreira no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->