terça-feira, setembro 16, 2014

Brasil reduz em 50% o número de pessoas que passam fome, diz a ONU


Boa notícia! Nesta terça-feira, 16, a  ONU (Organização das Nações Unidas) afirmou que, nos últimos dez anos, o Brasil conseguiu reduzir pela metade a porcentagem de sua população que sofre com a fome. O relatório da ONU mostra que, assim, o país cumpre  um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), fixados pelas Nações Unidas para 2015.


Trata-se do relatório sobre o estado da insegurança alimentícia no mundo publicado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), como também para outros dois organismos da ONU: o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Programa Mundial de Alimentos (PMA).


Faz parte dos  Objetivos de Desenvolvimento do Milênio uma lista de oito pontos, estabelecidos pelas Nações Unidas em 2000, cujo propósito é o de melhorar as condições de vida das pessoas até o ano de 2015.


Ainda segundo o relatório da ONU, o documento assinala que o programa 'Fome Zero' fez da fome um problema fundamental incluído na agenda política do Brasil a partir de 2003. "Garantir que todas as pessoas comessem três vezes ao dia - como disse o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu discurso de posse - se transformou em uma prioridade presidencial", diz o relatório . Com isso, nos períodos 2000-2002 e 2004-2006, afirma a ONU que a taxa de desnutrição no Brasil se reduziu de 10,7% a menos de 5%.


Conforme relata o relatório da ONU, o 'Fome Zero' foi o primeiro passo dado no sentido de acabar com a fome no país. E esse primeiro passo, com o passar dos anos, ganhou impulso através do fortalecimento do marco jurídico para a segurança alimentar.


Governo e sociedade

O documento da Organização das Nações Unidas destaca outro ponto importante nessa luta para diminuir a fome no Brasil. Ele assinala que esta redução da fome e da pobreza extrema tanto em zonas rurais como urbanas é o "resultado de uma ação coordenada entre o governo e a sociedade civil, mais que de uma só ação isolada".


O programa 'Fome Zero' é constituído de um sistema integrado com ações realizadas através de 19 ministérios, e que aplica vinculando  a proteção social com políticas que fomentam o emprego, a produção familiar agrícola e a nutrição. Segundo o relatório, as políticas econômicas e os programas de proteção social, administrados ao mesmo tempo com programas de incentivo à agricultura familiar, contribuem com a criação de emprego e com o aumento de salários, culminando com a diminuição da fome.


E a ONU conclui em seu relatório que todos estes esforços realizados pelo Brasil permitiram que a pobreza fosse reduzida de 24,3% a 8,4% entre 2001 e 2012, enquanto a pobreza extrema também caiu de 14% a 3,5%.


Finalizando, o relatório diz ainda que outro pilar fundamental da política de segurança alimentar no Brasil é o Programa Nacional de Alimentação Escolar, que proporciona refeições gratuitas aos alunos das escolas públicas. Cerca de 43 milhões de crianças se beneficiaram deste programa em 2012.


Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->