quinta-feira, novembro 27, 2014

Osasco instala plataforma de coleta de dados pluviométricos


Já está em operação em Osasco a Plataforma de Coleta de Dados Pluviométricos, com a instalação de moderno equipamento na sede da Defesa Civil , situada no Jardim Sindona, zona Sul da cidade. O aparelho instalado tem capacidade para  captar, fazer a leitura e transmitir a quantidade de chuva (em milímetros), para o Centro Nacional de Pesquisas de Desastres Naturais (CEMADEN).

 
Trata-se do primeiro aparelho desta etapa inicial, a ser instalado em Osasco, para funcionamento imediato. Sua operação funcional consiste em enviar dados a cada trinta minutos, via sinal de telefonia celular, para o Centro Nacional de Pesquisas de Desastres Naturais, em São José dos Campos, interior de São Paulo.

 

Conforme explicou o  Coordenador da Defesa Civil, arquiteto Delcides Regatieri, “outros aparelhos deste gênero serão instalados em pontos estratégicos do município, totalizando inicialmente quatro unidades instaladas como fruto da parceria firmada com o governo federal, através dos Ministérios da Integração, Ciências e Tecnologia e o CEMADEN. A instalação desses aparelhos faz parte do projeto de modernização dos equipamentos do departamento a serviço da população”, disse Regatieri. 


Estações Meteoreológicas

Através da Defesa Civil,  a Prefeitura de Osasco está desenvolvendo também estudos para a implantação no município de três Estações Meteorológicas que complementarão, com mais detalhes, a coleta e leitura de dados pluviométricos. 


Encontra-se também em andamento um convênio entre o município de Osasco e o Ministério da Aeronáutica, objetivando o recebimento de dados mais abrangentes sobre a intensidade de chuvas. Esses dados ajudarão decisivamente no trabalho de alerta e ações rápidas quanto à chegada de possíveis temporais, que causam prejuízo à cidade e, sobretudo, à população em geral.


Acompanhe Renato Ferreira também pelo Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->