Já está em operação em Osasco a Plataforma de Coleta de Dados Pluviométricos, com a instalação de moderno equipamento na sede da Defesa Civil , situada no Jardim Sindona, zona Sul da cidade. O aparelho instalado tem capacidade para captar, fazer a leitura e transmitir a quantidade de chuva (em milímetros), para o Centro Nacional de Pesquisas de Desastres Naturais (CEMADEN).
Trata-se do primeiro aparelho desta etapa inicial, a ser instalado em Osasco, para funcionamento imediato. Sua operação funcional consiste em enviar dados a cada trinta minutos, via sinal de telefonia celular, para o Centro Nacional de Pesquisas de Desastres Naturais, em São José dos Campos, interior de São Paulo.
Conforme explicou o Coordenador da Defesa Civil, arquiteto Delcides Regatieri, “outros aparelhos deste gênero serão instalados em pontos estratégicos do município, totalizando inicialmente quatro unidades instaladas como fruto da parceria firmada com o governo federal, através dos Ministérios da Integração, Ciências e Tecnologia e o CEMADEN. A instalação desses aparelhos faz parte do projeto de modernização dos equipamentos do departamento a serviço da população”, disse Regatieri.
Estações Meteoreológicas
Através da Defesa Civil, a Prefeitura de Osasco está desenvolvendo também estudos para a implantação no município de três Estações Meteorológicas que complementarão, com mais detalhes, a coleta e leitura de dados pluviométricos.
Encontra-se também em andamento um convênio entre o município de Osasco e o Ministério da Aeronáutica, objetivando o recebimento de dados mais abrangentes sobre a intensidade de chuvas. Esses dados ajudarão decisivamente no trabalho de alerta e ações rápidas quanto à chegada de possíveis temporais, que causam prejuízo à cidade e, sobretudo, à população em geral.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial