sexta-feira, novembro 14, 2014

Seca, enchente, apagão e corrupção! Precisa de mais alguma coisa?

Opinião - Renato Ferreira - 

Esta é a dura realidade do Brasil. Primeiro veio a seca. É o povo sofrendo com a maior estiagem das últimas décadas e também, claro, sofrendo com a falta de planejamento dos governantes, de todos os níveis administrativos.


Parece que, devido à essa seca, nossos governantes pensaram que nunca mais iria chover no Brasil. Sim, porque depois da seca, qualquer chuva  forte, ou não, é o suficiente para causar enchentes, congestionamentos, deslizamentos e mortes. Mais uma vez, fica evidenciada a incompetência daqueles que são eleitos para administrar nossas cidades, nossos estados e o Brasil.


Todos os anos é a mesma coisa, mas, os governantes não aprendem ou são incompetentes mesmo. Neste ano, mais do que em qualquer outra época, os brasileiros sofrem com a falta de chuva. São reservatórios secando, como o sistema Cantareira em São Paulo, onde o governador Geraldo Alckmin já afirmou que vai começar a tratar e transformar a água de esgoto em água potável. Mas, o problema da seca não é um "privilégio" dos paulistas e paulistanos. Outros importantes rios do Brasil, como Rio São Francisco, que nasce em Minas e banha diversos estados do Nordeste, também está secando. Outras capitais como Rio de Janeiro também sofrem com a estiagem.


E o pior é que o sofrimento do povo brasileiro não se resume à falta d´água e às enchentes. Pois, se as chuvas não são suficientes ainda para encher os reservatórios, elas são mais que suficientes para provocar um caos nas áreas urbanas. Como resultado também desses dois fatores - seca e tempestade - agora, o brasileiro começa  a enfrentar a escuridão.


E não estamos falando lá dos rincões brasileiros, onde em muitos lugares a luz elétrica é um luxo ou apenas uma esperança. Estamos falando de São Paulo, a maior cidade da América Latina.


Nesta quinta-feira, 13, após uma forte chuva, que durou pouco mais de uma hora, houve um verdadeiro apagão em diversos bairros da região Oeste da Capital. Em alguns pontos, por exemplo, da Vila São Francisco, subdistrito do Butantã,  as residências ficaram em total escuridão das 17h30 até as 23h30. Tudo tinha que ser feito à luz de vela.


Agora, são 16h45 de sexta-feira, dia 14, e neste momento chove forte novamente na Capital paulista. Em diversas partes da Grande São Paulo, principalmente, na região Oeste, cai um temporal e milhares de moradores já estão sofrendo com a água invadindo suas residências. Assim,  mesmo bem antes do horário de pico, os paulistanos já enfrentam mais de 600 km de congestionamento.


Ah...mas, o que não falta no Brasil são os escândalos, corrupção e desvios de dinheiro público. Se você cansar de ver as imagens nos programas policiais, que se "deliciam" com a desgraça do povão sofrendo com as enchentes e congestionamentos, basta esperar um pouquinho ou mudar de canal que você vai se inteirar de mais uma mega operação da Polícia Federal, prendendo corruptos, executivos e donos de empresas envolvidos no esquema de corrupção da Petrobras.


Será que algum historiador vai conseguir registrar algo de bom que tenha acontecido no Brasil neste ano de 2014? E o que  o brasileiro poderá esperar até o final ano? Pelo menos uma boa notícia: parece que hoje não vai chover tão forte como ontem. Mas, para a próxima semana, principalmente, quarta e quinta-feira, as previsões são de fortes temporais em São Paulo. Então, preparem-se moradores de encostas ou de margens de rios, porque depois da seca sempre vem a tempestade.


Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br 
pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira 
e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->