Uma boa notícia: diminui a miséria no Brasil
Nem só de corrupção e mensalão vive o Brasil. Felizmente, surge uma notícia que nos dá a esperança de que ainda poderemos ter um Brasil mais justo e mais humano.
Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, a miséria no Brasil diminuiu 8%, entre 2003 e 2004, deixando o País com a menor proporção de miseráveis desde 1992.
De acordo com o estudo da FGV, publicado nesta segunda-feira, 28, em 2004, 25,08% da população brasileira vivia abaixo da linha de pobreza, ou seja, ganhava menos de R$ 115,00 por mês. Em 2003, eram 27,26% dos brasileiros que viviam nessa situação.
Se ainda é um número muito grande de miseráveis no País - cerca de 40 milhões de pessoas - pelo menos, esta pesquisa nos mostra que o problema tem solução, até porque esta redução se deu pela diminuição da distância que há entre ricos e pobres no Brasil, consequência da forte concentração de renda.
Os dados são do estudo Miséria em queda Mensuração, Monitoramento e Metas, elaborado com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2004 (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
"Ainda não é possível dizer que a redução do abismo entre ricos e pobres é uma tendência de longo prazo, mas o fato da queda ter acontecido por três anos consecutivos é inédito na história brasileira dos últimos 30 anos, além de ter passado por governos diferentes e de uma maneira muito forte", avaliou Marcelo Néri, coordenador do estudo da FGV.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial