quinta-feira, dezembro 01, 2005

Como ficará o PT sem José Dirceu?


O ex- homem forte de Lula caiu, mas, fica a pergunta: Como ficará o PT sem um de seus principais quadros, um político responsável direto pela chegada de Lula à Presidência da República? Além de ser o primeiro parlamentar petista cassado, acusado de corrupção, José Dirceu tem uma história que confunde com a própria história do PT.
Depois de perder Plínio Arruda Sampaio, Hélio Bicudo e de ter expulsado parlamentares, como a senadora Heloísa Helena, o partido teve também que se livrar de dirigentes que confessaram a prática de caixa dois. E é sob esse clima de renúncia, cassações e denúncias de mensalão que o PT parte para uma eleição, onde pretende reeleger o presidente Lula. Com a perda do mandato, José Dirceu ficará inelegível por oito anos e só terá condições de voltar à vida pública nas eleições a partir de 2015. E agora, quem ocupará o lugar de José Dirceu, quem será o comandante do time de Lula?
Ao deixar a chefia da Casa Civil, após o estouro da crise, que já vinha desde o episódio Waldomiro Diniz, José Dirceu disse que saía do planalto para lutar na planície. E lutou muito, mas lutou só. Com certeza, o ex-ministro não esperava que fosse ficar abandonado pelo governo Lula por cinco meses. Quando percebeu que poderia também ser muito afetado pela cassação de Dirceu, o Governo tentou ajudá-lo, mas já era tarde. Seu destino já estrava traçado e foi selado pelos votos de 293 deputados que votaram pela cassação.
Nesta quinta-feira, em entrevista coletiva, José Dirceu procurou não demonstrar mágoa de ninguém. Disse que vai voltar à vida de um cidadão comum e trabalhar na iniciativa privada para se sustentar.
O ex-ministro afirmou também que continuará leal a Lula e que se o presidente desejar, irá trabalhar pela sua reeleição. "Acho que já cumpri o meu papel na política brasileira. Sou ex-deputado, ex-ministro e ex-presidente do PT. Sou apenas José Dirceu", disse o ex-supermenistro que, certamente, irá fazer muita falta às novas empreitadas do Partido dos Trabalhadores. E fica também uma curiosidade: o que será que José Dirceu vai contar em seu livro? Muita gente vai perder o sono até que esse livro apareça e mate esta curiosidade.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->