quinta-feira, setembro 21, 2006

Lula prefere a Globo

Desde o início da campanha eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição tem evitado participar de debates com outros candidatos e também de entrevistas em jornais, rádios e televisão. Lula tem preferido falar apenas nos comícios e nos programas gratuitos, onde não há contraditório.
Mas, esse comportamento não é com toda a imprensa. O presidente só aceita ser entrevistado na rede Globo de Televisão. As razões dessa preferência pela Globo? Muitos podem até imaginar, mas ninguém sabe quais são os motivos reais que fazem o presidente ignorar as outras emissoras e, consequentemente, ignorar os seus telespectadores.
Lula tem, por exemplo, deixado de aproveitar minutos importantes de entrevistas nas Televisões Gazeta e Rede TV. Esta última entrevistou durante uma hora todos os outros candidatos que responderam às mais diversas perguntas. Lula alegou que tinnha outros compromissos.
Mas, na manhã desta quinta-feira, Lula participou do Jornal Bom Dia Brasil, como também já havia participado dos outros telejornais da Globo. E mais uma vez, o presidente se valeu de seu cargo como chefe da Nação e foi entrevistado em Brasília.
Desta vez, Lula parecia estar mais tranquilo, talvez pelas perguntas mais simples dos entrevistadores, ao contrário do que ele encontrou no Jornal Nacional. Mesmo assim, Lula não deu explicações convincentes sobre a compra de dossiê contra tucanos, crise que já derrubou diversos petistas e assessores do próprio presidente, como o deputado federal, Ricardo Berzoini, presidente nacional do PT e coordenador da campanha de Lula. Ele foi demitido.
Sobre o dossiê, Lula apenas disse que está "muito indignado". Esse filme o Brasil inteiro já viu e todos sabem o final. O presidente fica indignado e os culpados continuam recebendo toda a atenção do Governo e do PT, inclusive, com advogados para defendê-los.
Já meio nervoso, Lula não foi nada simpático com o jornalista Alexandre Garcia, que parece ter saído um pouco do script e fez uma pergunta mais apimentada. O jornalista quis saber as razões que levaram a Polícia Federal ter permitido as gravações e exibições das fotos que compromeriam os tucanos José Serra e Geraldo Alckmin, mas não mostrou os petistas presos no mesmo dia e nem os quase dois milhões de reais apreendidos, como normalmente a PF faz em outros casos. Depois de coçar a barba, Lula respondeu secamente. "Ora, Alexandre, isso você deveria perguntar ao delegado que agiu assim. Eu não sei". De novo...
A única coisa que parece ter ficado mais ou menos clara nessa entrevista de Lula é "um acordo" com o governo de Evo Morales da Bolívia, que já havia invadido as instalações Petrobrás e agora impediu a empresa brasileira de operar naquele país. Depois de se reunir com Hugo Chavez em Cuba, Evo Morales resolveu congelar o seu decreto e só voltar a discutir o assunto em outubro, coincidentemente. depois das eleições brasileiras. Lula, por sua vez, respondendo se o Brasil não estava sendo muito carinhoso com as imposições bolivianas, disse: "Depois das eleições vou conversar com o Evo e vamos resolver todos esses problemas com a Bolívia". Só que não parece ser esse o discurso das autoridades bolivianas, que não querem nem ouvir falar na Petrobras.

1 Comentários:

Às setembro 21, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

É muita desfaçatez, até quando Lula vai continuar com essa farsa de que não sabia de nada, o pior é que muita gente acredita, mas como diz Miguel Reali Junior na Folha: "Resta, antes da impugnação jurídica, que pode se seguir à eleição, a impugnação eleitoral de Lula, sem moral para nos governar."

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->