quinta-feira, setembro 14, 2006

Enquete em Osasco revela que eleitores indecisos ainda são maioria

Com o objetivo único de passar informação jornalística, o signatário deste blog realizou nos dias 12 e 13 deste mês, uma enquete sobre as eleições em Osasco, cidade-pólo da região Oeste da Grande São Paulo. Realizada dentro das normas da Justiça Eleitoral, a enquete não pode e nem deve ser confundida com as pesquisas eleitorais, que são feitas obedecendo critérios científicos de pesquisas de opinião pública. A enquete, por sua vez, é uma pequena amostragem, feita aleatoriamente. Sem se identificar, o entrevistado apenas diz, espontâneamente ,o nome do candidato já escolhido por ele. E essa amostragem em Osasco revelou que os eleitores indecisos ainda são maioria a duas semanas das eleições, principalmente para os cargos de senador, deputado federal e estadual.
A enquete foi realizada em quatro pontos distintos de Osasco, num total de 100 pessoas ouvidas no seguintes locais: 20 no centro comercial do Jardim Novo Osasco (zona Sul); 20 no Jardim Helena Maria (zona Norte); 20 na Vila Yara (zona Leste); 20 no Km 18 (zona Oeste); e 20 no Calçadão da Rua Antônio Agu (Centro).
A amostragem confirma as pesquisas que dão vantagem ao presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição, e a José Serra (PSDB), candidato ao Governo do Estado, porém, indica um possível segundo turno entre Lula e Geraldo Alckmin (PSDB), se a eleição dependesse apenas dos votos de São Paulo, conforme, inclusive, vem demonstrando as últimas pesquisas. No Estado de São Paulo, como em toda a região Sudeste, a diferença pró Lula é muito inferior à vantagem que o petista obtém nas regiões Norte e Nordeste. Em muitas regiões do Estado, inclusive, a vantagem é do tucano Geraldo Alckmin.
A enquete em Osasco revela ainda outros fatores muito particulares destas eleições. O primeiro fato é com relação ao grande número de indecisos para os cargos de deputados federais e estaduais, fruto da grande decepção dos eleitores após as últimas CPIs envolvendo parlamentares. Isso pode significar um grande número de abstenção e que a eleição proporcional só será mesmo definida nos últimos dias de campanha ou até mesmo apenas no momento do voto. A segunda leitura que se pode fazer desta enquete é que os políticos mais conhecidos são os únicos que parecem ter forças para vencer a barreira dos indecisos.
É o caso, por exemplo, dos ex-prefeitos de Osasco Celso Giglio (PSDB), candidato a deputado estadual, e Francisco Rossi (PMDB), candidato a deputado federal. Por outro lado, a amostragem revela também que, mesmo sendo conhecido, se o político teve problemas recentes com CPIs, como foi o caso do deputado federal João Paulo Cunha (PT), essa vantagem praticamente inexiste. Para senador, apesar do alto índice de indecisos, a vantagem absoluta é de Eduardo Suplicy (PT).Veja, os quadros a seguir, lembrando que o universo entrevistado foi de 100 pessoas:

Presidente:
Lula (PT) - 32 votos
Alckmin (PSDB) - 22
H. Helena (PSOL) - 10
Indecisos - 30
Nulos - 6
________________________
Total - 100

Governador:
José Serra (PSDB) - 38
Mercadante (PT) - 17
Quércia (PMDB) - 4
M. Guide (PSB) - 1
Indecisos - 35
Nulos - 5
_____________________
Total - 100

Senador:
Suplicy (PT) - 30
Afif (PFL) - 7
Alda (PMDB) - 1
Indecisos - 57
Nulos - 5
____________________
Total - 100

Deputado Federal:
Francisco Rossi (PMDB) - 14
Cláudio Magrão (PPS) - 5
Ant. Bulhões (PMDB) - 2
Paulinho (PDT) - 2
Paulo Maluf (PP) - 2
Outros, todos com um
voto: (João Paulo, Barbosa,
Silvinho, Paulo Julião,
Clodovil e W.Rafael) - 6
Indecisos - 63
Nulos - 6
___________________________
Total - 100

Deputado Estadual:
Celso Giglio (PSDB) - 18
M. Martins (PT) - 5
Toniolo ((PV) - 5
Gil Arantes (PFL) - 3
Délbio Teruel (PDT) - 2
Gilmaci (PL) - 2
Outros, todos com
um voto: (Aguimarães,
Pedrinho Eloy, Miazaki,
Gaspar e Afanásio) - 5
Indecisos - 57
Nulos - 3
___________________________
Total - 100

2 Comentários:

Às setembro 17, 2006 , Blogger Unknown disse...

Olá, Renato!

O trabalho de campo realizado por você com o público é muito importante.

A enquete é um recurso que vem sendo abandonada pela imprensa, que prefere se apoiar no resultado do trabalho de empresas de pesquisa.

O Diário Regional mencionou a sua enquete na edição do último sábado.

Parabéns!

 
Às setembro 18, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

Renato, eu confio muito mais nas sua enquete do que nessas pesquisas de institutos comprados pela rede Globo.
E como a sua enquete mostrou, o povo vota nos mais conhecidos e também nos mais competentes. Pelos números, Osasco vai dar exemplo ao Brasil e, se Deus quiser, não vamos eleger nenhum deputado petista e nem desses partidinhos mensaleiros que apóia o PT.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->