terça-feira, janeiro 30, 2007

Expectativa tripla em Brasília

É impressionante como esta eleição para a presidência da Câmara dos Deputados está movimentando os meios políticos do Brasil. Tudo parecia calmo, mesmo com dois candidatos da base governista - Aldo Rebelo (PC do B-AL) e Arlindo Chinaglia (PT-SP) - que tentavam passar uma imagem de rivais, mas que no fundo não passavam mesmo de dois candidatos a serviço do PT e do continuismo da política do toma-lá-dá-cá e de favores entre Executivo e Legislativo.
No entanto, essa calmaria, disfarçada de disputa, acabou quando o tucano Gustavo Fruet (PSDB-PR) entrou na briga. Todos pensavam que a candidatura de Fruet não passaria de uma tentativa frustrada de um grupo independente de deputados. Só que o deputado paranaense não é um tipo de Severino Cavalcanti. Com qualidades de parlamentar sério, Fruet logo mostrou que a sua candidatura era pra valer e acabou, inclusive, mudando os rumos do PSDB que já havia declarado apoio, pasmem, ao petista Arlindo Chinaglia.
A eleição passou então a ser uma disputa séria entre três candidatos. No último debate entre os três, promovido pela TV Câmara nesta segunda-feira, dia 29, houve, inclusive, trocas de acusação entre os dois candidatos governistas. Aldo disse que chegou a hora de o PT perder um pouco de poder, insinuando, que o partido já tem o maior cargo da Nação. Os petistas, é claro, não gostaram e os líderes acabaram criticando severamente o atual presidente, mostrando que qualquer que seja o resultado da eleição, ele deixará sequelas no Governo.
Essa briga eleitoral vai acabar na quinta-feira, dia 1º. Logo depois de tomarem posse, os deputados terão como primeiro compromisso a eleição para a escolha, por voto secreto, do novo presidente da Casa. E tudo indica que haverá segundo turno no mesmo dia. E quem pensava que a eleição já estava ganha, hoje já não tem certeza sobre quem vai comandar a Câmara nos próximos dois anos, período politicamente importante para o país, uma que ele antecede as eleições municipais.

1 Comentários:

Às janeiro 30, 2007 , Anonymous Anônimo disse...

Aldo Rebelo, um comunista fora do tempo, e Arlindo Chinaglia,uma das viúvas de José Dirceu, são farinha do mesmo saco. Qualquer um que ganhar o Brasil estará perdido.
A salvação do Congresso Nacional será a vitória deste jovem, porém, competente deputado Gustavo Fruet.
OBS. Não sou tucano. Votei no Lula e me arrempendi amargamente.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->