quarta-feira, janeiro 17, 2007

No futebol, Barueri passa a perna em Osasco

Já vem de longe, praticamente desde que foram emancipadas, a briga salutar entre as cidades de Osasco e Barueri, para saber qual é o município mais importante da região Oeste da Grande São Paulo. Osasco sempre esteve à frente na área econômica, uma vez que foi sede de grandes indústrias e empresas, como a Eternit, Santista, Braseixos e Cobrasma, dentre outras. Mas, com a mudança do perfil econômico da região, estas grandes indústrias foram saindo à procura de uma melhor logística em outras regiões do Estado e, então, Barueri foi chegando e já faz tempo que Osasco ficou para trás.
Com a instalação de grandes empresas e de luxuosos conjuntos residenciais nos bairros de Alfhaville e Tamboré, Barueri é hoje uma cidade rica. Só para se ter uma idéia, Osasco tem o dobro de habitantes e praticamente o mesmo orçamento anual, o que significa que o prefeito de Barueri tem o dobro de dinheiro para gastar com cada habitante de sua cidade.
Mas, hoje não vamos falar apenas da briga salutar desses dois municípios na área econômica. Vamos entrar na área esportiva, mais precisamente no futebol, esporte que Osasco também sempre esteve à frente, mas, hoje, com certeza, curte uma grande inveja da vizinha Barueri. Com uma outra visão empreendedora sobre o futebol, Barueri investiu pesado no Grêmio Esportivo Barueri, que começou a disputar o campeonato paulista profissional em 2001. Com total apoio do prefeito atual, Rubens Furlan, que cumpre seu terceiro mandato, e de seu antecessor, Gil Arantes, o GRB obteve todos os acessos consecutivos, indo da B-3 à Séria A-1 e, hoje à noite, estréia na elite do futebol paulista, jogando contra o poderoso Santos Futebol Clube, jogo que será transmitido para todo o Brasil, pelas TVs Globo e Bandeirantes, além dos canais fechados. E não é somente no Estado de São Paulo. Em 2006, o GRB disputou a Série C do Campeonato Brasileiro e se classificou para disputar a Série B em 2007.
Enquanto isso, Osasco, que já teve tantos times no futebol profissional, continua patinando na séria A-3 com o Esporte Clube Osasco. Sem um apoio forte da Administração Municipal e, muito menos dos empresários, o ECO teima em continuar disputando o campeonato, mas a cada ano que passa, enfrenta mais dificuldade e decepciona o torcedor. Agora, em janeiro de 2007, não se classificou nem na Copa São Paulo de Futebol Júnior, torneio em que o Barueri segue em frente. A lição do Grêmio Barueri deve servir, portanto, para todos os administradores públicos e empresários da região. O futebol é o esporte mais popular do Brasil e, consequentemente, traz resultados. Basta investir. Nesta sexta, por exemplo, o prefeito Rubens Furlan, convocou uma sessão extraordinária da Câmara para votar um projeto de mudança no estatuto do clube, que passará a viver com as suas próprias receitas.
Hoje, à noite, portanto, os osasquenses que gostam de futebol e torcem pela região Oeste, vão ficar ligados na TV, torcendo por uma grande vitória do surpreendente Grêmio Barueri. Sãopaulinos, palmeirenses e corintianos serão também Baueri contra o Santos.

1 Comentários:

Às janeiro 18, 2007 , Blogger Unknown disse...

Renato, o Barueri, como passou a ser conhecido na grande mídia o GRB, é um dos muitos exemplos de boas práticas na condução de um projeto, de um plano de trabalho.

Acreditar, trabalhar, não se desviar um milímetro do objetivo traçado e dos bons princípios e jamais permitir o mau uso e o desperdício de recursos, sejam públicos ou privados.

Mudando de futebol para a literatura, lembrando que ambos são alguns dos muitos elementos que compõem a Cultura, dia desses estive na redação da Editora Globo e pude constatar, entre muitos, outro exemplo de boas práticas na condução de um projeto. Vi como trabalham inúmeros jovens roteiristas que fazem as estórias de Maurício de Souza, um nome que virou marca de sucesso e começou como todos começam mas com a tenacidade, o entusiasmo, a honestidade e a crença em si próprio como poucos são capazes de manter ao longo de uma vida.

Que o Barueri mantenha viva a chama da tenacidade, do entusiasmo, da honestidade e da crença em si próprio. Sem esse espírito todo o qualquer recurso material será insuficiente e incapaz para manter viva a chama.

Que a Literatura, a Música e as Artes um dia sejam tão valorizadas como é o Futebol no Brasil.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->