sábado, fevereiro 03, 2007

Mudanças no secretariado de Osasco não apresentam novidades

Como este blog já havia antecipado no dia 30 de janeiro, o anúncio de novos nomes para o secretariado municipal de Osasco não trouxe nenhuma novidade política. O prefeito Emidio de Souza (PT), que fez o anúncio na quarta-feira, dia 31, só trouxe um nome novo para a sua administração, mesmo assim de um partido que já fazia parte da base governista, o PSB. O resto das mudanças ficou por conta de remanejamento de pastas, secretários do próprio PT que apenas trocaram de local de trabalho. Um secretário do PC do B, deixou o cargo que foi ocupado por um petista.
Assim, a única mudança que poderia ser considerada uma novidade política, é o novo secretário de Cultura, Luiz Antonio Urban (PSB), nomeado no lugar do petista Roque Aparecido da Silva. Este deverá ocupar a futura Coordenadoria de Relações Internacionais. A Secretaria de Obras terá como titular o engenheiro Waldir Ribeiro Filho, que substituirá o seu antigo chefe, Jorge Lapas, que passará a trabalhar mais perto do prefeito Emidio. Lapas será o novo secretário de Governo e uma de suas principais funções será o diálogo com os vereadores e partidos políticos.
No Governo, Lapas vai substituir Gelso de Lima, que ficará exclusivamente como secretário de Saúde. Para a pasta de Administração, Emidio indicou Benedito Domingos Mariano, ex-titular da secretaria de Gestão Estratégica que será extinta. A Administração era acumulada pelo secretário de Assuntos Jurídicos, Renato Afonso Gonçalves.
Enquanto o PSB ganha espaço no governo de Emidio, o PC do B acabou perdendo. Jairo José da da Silva, filiado do partido, deixou a secretaria de Esportes, que passará a ser dirigida pelo petista Walmir Prascidelli. No discurso de despedida, apesar dos agradecimento, era possível notar uma certa mágoa no secretário comunista que deixava o cargo.
Após o anúncio dos "novos" secretários, Emidio de Souza concedeu entrevista coletiva e deixou claro que outras mudanças virão. A secretaria de Promoção Social continuará sob o comando interino do vice-prefeito Faisal Cury. Segundo o prefeito, esta pasta está ainda dependendo de algunas conversações. É bom lembrar que a Promoção Social era comandada até recentemente por Ana Paula Rossi, filha do ex-prefeito Francisco Rossi (PMDB), que tomou posse nesta quinta-feira, como deputado federal. A saída de Ana Paula foi considerada como um rompimento de Rossi com o PT de Osasco. A este jornalista, Rossi disse na época que o rompimento era "irreversível", porque já era resultado de conversações sem êxito. Segundo Rossi, o PMDB, que apoiou Emidio, precisaria de maior espaço político na Administração.
Na coletiva, Emidio disse que "não houve rompimento" e que ele continuava mantendo um excelente relacionamento com Rossi e a sua filha Ana Paula. Isso pode ser um sinal de que poderá, sim, haver uma reconcialiação, principalmente, depois da vitória de Arlindo Chinaglia (PT), na eleição para a presidência da Câmara dos Deputados. Chinaglia recebeu apoio oficial do PMDB de Rossi.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->