quinta-feira, abril 19, 2007

Câmara e Senado devem instalar CPI do Apagão Aéreo


O Governo tentou de todas as formas evitar a CPI do Apagão Aéreo na Câmara dos Deputados. Agora, além de ter que se curvar à Justiça e instalar a CPI na Câmara, o Governo se vê diante da iminente instalação de outra CPI para investigar também as irregularidades no setor aéreo no Senado da República, onde a oposição é muito forte.
Nesta quarta-feira, 18, os senadores da oposição entregaram ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o requerimento com 34 assinaturas, sete a mais do que as 27 necessarias.
As bancadas do DEM (ex-PFL) na Câmara e no Senado subiram à tribuna para entregar de forma solene o pedido para Renan. Das 34 assinaturas, cinco são de senadores da base aliada do governo: Mão Santa (PMDB-PI), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), Geraldo Mesquita (PMDB-AC) e Pedro Simon (PMDB-RS) e Cristovam Buarque (PDT-DF).A oposição garante que até a próxima semana os senadores Osmar Dias (PDT-PR) e Jefferson Peres (PDT-AM) também vão assinar o requerimento que pede a abertura da CPI. Além das bancadas do PSDB e do DEM, o requerimento conta ainda com a assinatura do senador José Nery (PSOL-PA).
O pedido afirma que os senadores vão se basear em seis fatos específicos nas investigações: o acidente da Gol, as greves e operações-padrão dos controladores de vôo, os gastos da Infraero (estatal que administra os aeroportos) com a modernização dos terminais, as panes em equipamentos e no sistema de radares do Cindacta-1, a execução orçamentária do programa de segurança de vôo, além dos transtornos registrados nos principais aeroportos do país.

Parecer favorável do Procurador
O ministro Celso de Mello, do STF, já havia determinado o desarquivamento do pedido de criação da CPI na Câmara, mas os governistas ainda tinham esperança de que no plenário, os ministros do Supremo pudessem votar contra a CPI. No entanto, o golpe fatal contra o Governo veio nesta quarta-feira. O procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, deu parecer favorável à criação da CPI do Apagão Aéreo na Câmara. No parecer, o procurador argumenta que a Câmara deve preservar o direito das minorias de instalarem a CPI, por isso, afirma que não seria cabível questionar a legitimidade da comissão.Já pressentindo um mal maior com a CPI do Senado, o Governo mudou de tática admitindo a CPI na Câmara dos Deputados, onde tem maioria e a possibilidade de controlar a Comissão Parlamentar de Inquérito. Mas, parece que essa decisão veio tarde demais. A oposição do Senado não abre mão da investigação e, no máximo, poderá pedir a transformação das duas CPIs numa CPMI - uma Comissão Mista - formada por senadores e deputados, o que seria ainda pior para o Governo.
A cada dia surgem mais denúncias de irregularidades na Infraero, inclusive, acusação de pagamento de propina por parte de empresários que usam o espaço publicitário nos aeroportos, como também denúncias de superfaturamento em obras da empresa. Caso essas denúncias se confirmem, é possível que estejamos novamente diante de fatos como o caso Mensalão quando empresas públicas cobravam propina para "comprar" parlamentares ou fazer caixa dois.

1 Comentários:

Às maio 01, 2007 , Blogger Unknown disse...

Deputados e Senadores da oposição lutam com o governo pela abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a crise no setor aéreo, deflagrada pelo acidente com o Boeing da Gol no ano passado. Por ser um problema eminentemente técnico não vejo razões para abertura de CPI, mas continuo respeitando os direitos das minorias, conforme preconiza a constituição brasileira. A CPI, potencialmente, tende a se transformar em um instrumento de mobilização política. Mas não podemos deixar de lado a efetiva atuação dos parlamentares na dedicação direta ao assunto, chamando a atenção da população. Mesmo não concordando com a CPI, a crise poderá ter mais chances de ser superada mais rapidamente.
Encaminho o release da IMPRENSA, face o lançamento do Livro Choque de Gestão - Do Vôo 1907 ao Apagão Aéreo no Brasil do Prof. Joaquim Gonçalves de Farias Neto na ultima quarta feira 1830hs realizado na Biblioteca do Senado Federal. O assunto também foi apresentado em debate na TV Câmara e na TV Senado, em entrevista, o Prof. Joaquim apresentou ao vivo, soluções para a crise do apagão aéreo.
Release da imprensa
TV Globo - O programa do Fausto Silva apresentou ao vivo o livro para todo Brasil.
Senado Federal
http://www.senado.gov.br/sf/senado/scotri/noticia.asp?data=12/04/2007&codigo=20697
Editora Ciência Moderna
http://www.lcm.com.br/catalogogeral.asp?nivel=3&titulo=Choque+de+Gest%E3o+-+Do+V%F4o+1907+ao+Apag%E3o+A%E9reo+no+Brasil
Release do Livro:
O livro publicado pela Editora Ciência Moderna é bem polemico. Aborda a famosa crise do apagão aéreo no Brasil. Vale conhecer! É muito interessante...
Com linguagem direta e clara o autor apresenta em 352 paginas um diagnostico do passado e de como estamos hoje na aviação brasileira.
O objetivo do livro não é uma critica velada do passado e muito menos do momento atual. O autor sugere saídas técnicas focadas no choque de gestão profissional para o sistema brasileiro de aviação civil como um todo.
No trabalho de pesquisa o autor apresenta e analisa os pontos principais das crises: Transbrasil, Vasp, Varig, acidentes no Brasil (Gol 1907), problemas DAC, inicio da ANAC, controladores de vôo e o contingenciamento de verbas do Departamento de Controle do Espaço Aéreo pelo Comando da Aeronáutica, ingredientes picantes para o quadro caótico do Sistema Brasileiro de Aviação Civil. Em resumo, foram varias crises somadas que levaram o País ao famoso "apagão aéreo".
O Livro sugere uma desmilitarização do setor, via INFRAERO, baseado na melhoria educacional, utilizando os cursos universitários para sustentar o pedido da classe por melhores salários. O setor Universitário pode treinar os atuais e novos integrantes do Sistema Brasileiro de Aviação (cursos de Ciências Aeronáuticas).
Este livro é uma oportunidade para que os usuários da aviação brasileira conheçam melhor as curiosidades da aviação, acidentes históricos e casos intrigantes do DAC na formação da Agencia reguladora ANAC.
Sumário: Capítulo 1 – Gol 1907; Capítulo 2 – Os Bastidores do "Apagão Aéreo"; Capítulo 3 – Acidentes no Brasil; Capítulo 4 – Aspectos da Navegação no Brasil; Capítulo 5 – Crises das Companhias Aéreas; Capítulo 6 – A História Tortuosa do Caminho do DAC até a ANAC; Capítulo 7 – Choque de Gestão; Capítulo 8 – Conclusão; Anexo; Glossário; Bibliografia.
Atenciosamente
Claudia Vivianne Correa
Assessora de Imprensa
claudia.vivianne@gmail.com
21 98052162

 

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