terça-feira, abril 24, 2007

Dossiê: TSE inocenta Lula e os aloprados do PT


Nesta quarta-feira, 24, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu pelo arquivamento da representação contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros membros do Partido dos Trabalhadores. Por unanimidade, 6 ministros do Tribunal rejeitaram a representação, movida pelo PSDB, que pedia a cassação do diploma da posse de Lula neste segundo mandato.
A coligação do então candidato tucano, Geraldo Alckmin, da qual fazia parte também o DEM (antigo PFL), teve como base a apreensão de R$ 1,7 milhão, realizada pela Polícia Federal. A dinheirama foi encontrada em poder de membros do PT num hotel de São Paulo, em setembro de 2006.
Segundo o advogado da coligação tucana, esses valores tinham como destino a compra de um dossiê contra o candidato tucano, prejudicando tanto Geraldo Alckmin, como também José Serra, então candidato ao governo de São Paulo, pleito vencido por ele. Já a advogada de defesa, afirmou que as acusações eram puramente políticas, sem nenhuma sustentação jurídica e, muito menos, provas contra os petistas. Os ministros do TSE também entenderam que as acusações feitas pelos tucanos careciam de provas, principalmente, sobre abuso de poder econômico por parte do presidente Lula.
Além de Lula, figuravam também na representação o presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini, o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, o empresário Valdebran Padilha, o advogado Gedimar Pereira Passos e o ex-assessor da Presidência, Freud Godoy. Outros petistas acusados na época, como Jorge Lorezetti, churrasqueiro preferido de Lula, ficaram livres da ação. O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) já havia sido absolvido em ação anterior pelo STF. Na época, Lula chamou todos os petistas que participaram do dossiê de aloprados.

E a dinheirama?

Mas, como diz o ditado popular: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Ao TSE cabe julgar, condenar ou absolver alguém se tiver prova. Como os ministros afirmaram, não havia prova das denúncias e, assim, é claro, eles não tinham como condenar os acusados.
Mas, surgem então algumas perguntas na cabeça dos brasileiros comuns, dos pobres mortais que não conhecem os meandros das leis e, muito menos, conhecem os meios pelos quais os criminosos conseguem se livrar das mais graves acusações.
Uma coisa é certa: o dinheiro foi apreendido pela polícia e o Brasil inteiro viu aquela montanha de reais, que a maioria só conseguiria ter se ganhasse na loteria. Qual seria então o destino desse dinheiro, apreendido com os dois petistas? A Polícia Federal só conseguiu apurar a origem de 248 mil dólares. Já com relação aos mais de um milhão e 100 mil Reais ninguém sabe, ninguém viu.
Teria sido um crime perfeito? Alguém vai continuar investigando a origem desse dinheiro? Ou daqui para frente será normal andar com malas de dinheiro e apenas alegar que elas apareceram misteriosamente num quarto de hotel. Por essas e outras coisas é que o Brasil está nessa miséria total e a cada dia sendo engolido pelo crime organizado e a corrupção.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->