sexta-feira, abril 20, 2007

STF abre processo criminal contra Genoino, Valério e Delúbio




Nesta semana o mensalão voltou aos noticiários e, se alguém, eleito pelo povo, chegou a pensar que estivesse livre dos crimes cometidos, é bom colocar as barbas de molho. Dois anos depois do escândalo, que envolveu Legislativo e Executivo, na quarta-feira, dia 18, o STF (Supremo Tribunal Federal) abriu a primeira ação penal contra 11 pessoas acusadas de envolvimento com o esquema. A abertura do processo criminal transforma em réu o deputado José Geonoino (PT-SP) e mais duas pessoas que ficaram bastante conhecidas no mensalão: o ex-dirigente petista Delúbio Soares e o empresário Marcos Valério Souza. Até agora, eles eram tratados apenas como investigados. O relator da ação penal é o ministro Joaquim Barbosa.
O inquérito tramitava na Justiça Federal de Belo Horizonte (MG), mas foi transferido para o STF porque Genoino ganhou direito a foro privilegiado depois de ser diplomado deputado federal em 19 de março deste ano.A denúncia atinge também quatro dirigentes do BMG, Banco de Minas Gerais, onde Delúbio Soares e Marcos Valério fizeram parte dos empréstimos usados, segundo a denúncia para comprar parlamentes. São eles: Ricardo Annes Guimarães, João Batista de Abreu, Márcio Alaôr de Araújo e Flávio Pentagna Guimarães. Também foram denunciados Renilda de Souza, mulher de Marcos Valério, e seus ex-sócios Ramon Cardoso, Cristiano Paz e Rogério Tolentino.
Geonoino é acusado porque na época dos empréstimos considerados suspeitos, ele era o presidente do PT, enquanto Delúbio era o tesoureiro do partido. Marcos Valério teria sido o intermediário entre o PT e o BMG.

Mais 40
Até o final de junho, os outros acusados poderão também ser transformados em réus na ação penal princiapal pelo STF. No total, são 40 pessoas acusadas, sedo que Genoino e o ex-ministros José Dirceu também fazem parte desse grupo.A denúncia foi oferecida ao STF em março de 2006 pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza. O Procurador-Geral acusou essas 40 pessoas de participarem de uma "organização criminosa", que, segundo ele, tinha como objetivo a compra de parlamentares da base governista para favorecer o governo Lula.
Genoino critica
Na quinta-feira, 19, o deputado José Genoino foi à tribuna da Câmara para criticar a decisão do STF. Para Genoino, a abertura do processo é uma ação política e disse estar disposto a provar sua inocência. "Essa ação política de denúncia do Ministério Público para criar fato negativo em relação a este deputado não me intimida, não me ameaça, porque tenho a consciência tranqüila daquele ato legal. E vou provar minha inocência, por meio de meus advogados, no Supremo Tribunal Federal. Esse é um jogo político", afirmou.
Segundo o deputado, o empréstimo concedido pelo BMG ao PT foi feito sem ferir a lei. "Quero esclarecer que esse empréstimo é legal. Está registrado no Tribunal Superior Eleitoral que consta da contabilidade do PT. Não tem nada a ver nem com campanha eleitoral nem muito menos com caixa dois", afirmou.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->