quarta-feira, março 05, 2008

Escritora e jornalista de Osasco dá palestra no Rio

Na próxima sexta-feira, dia 8, a jornalista e escritora de Osasco, Gisele Pecchio Dias (foto) dará uma palestra na Jornada Nacional de Solidariedade, realização da Associação Macaense de Apoio ao Cego (AMAC), com apoio da prefeitura de Macaé (RJ). O evento, que tem como lema: Tornar fácil o que não é difícil - A diferença é normal, será aberto hoje, dia 5, e termina na sexta-feira, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, na cidade de Macaé. Na palestra, que acontecerá às 14 horas, Giselee apresentará Toby e suas aventuras.
Autora da primeira coleção de livros para crianças em formato acessível, iniciada em 2003, Gisele falará aos professores, alunos, técnicos, ativistas do movimento em favor da acessibilidade e representantes de vários estados e cidades do Brasil que participam desse evento que encerra com apresentação musical de Herbert Vianna & Paralamas do Sucesso.
“Pensar diferente, enfrentar e vencer barreiras da desigualdade - Quem é Toby?” é o tema defendido por Gisele Pecchio, por meio de recursos audiovisuais, no painel de palestras e oficinas dedicadas à literatura para crianças e inclusão.

Livros para cegos
Gisele Pecchio nasceu na cidade de São Paulo, em 24 de junho de 1959, onde se diplomou jornalista, com especialização em comunicação empresarial. Desenvolveu trabalho pioneiro no Bradesco e no BFB Personnalité. O pioneirismo também marcou o seu ingresso no meio literário. É a primeira autora brasileira a lançar livros para crianças cujas histórias também podem ser lidas em braile, no computador ou ouvidas em Mp3, com narração da própria autora.
O livro acessível, ou universal, é tema defendido por ela de forma única no segmento, como fez no 3º Corredor Literário na Paulista, inaugurando o Café Hora da Razão, com autores como Pedro Bandeira e Ruth Rocha. Possui trabalho publicado na I Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e tem sido recebida em palestras nas escolas, entidades e programas de incentivo à formação de leitores. Temas transversais e a reflexão sobre a atuação do ser humano no meio ambiente estão presentes nas aventuras de Toby, inspirada em cão-caiçara e seus amigos pássaros que habitam a Juréia-Itatins. As histórias já foram lidas por crianças brasileiras de todas as idades, inclusive residentes fora do Brasil.
Os primeiros livros da coleção são Um par de asas para Toby (2003) e Toby e os Mistérios da Floresta (2004), de edição da própria autora, inaugurando o formato acessível para crianças, no Brasil. Uma aventura na Amazônia—Raycha já saiu em braile, as edições em tinta e áudio estão em preparação. Contatos para palestras: (11) 8933 6030 e livros: http://www.livrariacultura.com.br/
Confira também no blog: http://www.gpecchio.blogspot.com/

1 Comentários:

Às março 12, 2008 , Anonymous Anônimo disse...

Renato, obrigada pela divulgação desta que foi a primeira viagem interestadual do Toby. Ele, cujas aventuras já foram lidas por crianças brasileiras residentes no Japão, Alemanha, França e Estados Unidos, pela primeira vez tem suas histórias exibidas em evento público fora de São Paulo. Mais informações e fotos sobre a participação de Gisele e Toby na I Jornada Nacional da Solidariedade (Macaé-RJ, de 5 a 8/3/08) estão em http://gpecchio.blogspot.com

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->