sexta-feira, fevereiro 27, 2009

Parlamento italiano quer a extradião de Battisti

Depois de receber o apoio do Parlamento Europeu, agora foi a vez do próprio Poder Legislativo italiano entrar também com tudo no caso Batisti, o que pode transformar este episodio num problema sério entre as relações de Brasil e Itália.
Tanto situação quanto oposição na Itália se uniram contra a decisão do governo brasileiro. A Câmara dos Deputados da Itália aprovou nesta quinta-feira por unanimidade, com 413 votos a favor, uma moção que pede a intervenção do governo italiano para obter do Brasil a revogação do refúgio político dado ao ex-ativista Cesare Battisti. Por consequência, a Câmara quer a extradição do italiano.
Battisti foi condenado à prisão perpétua por quatro assassinatos cometidos no fim da década de 1970, quando fazia parte da organização Proletários Armados pelo Comunismo. Preso no Brasil desde 2007, ele recebeu no dia 13 de janeiro o refúgio político do governo brasileiro, o que causou uma crise diplomática entre Brasília e Roma. O caso tramita agora no Supremo Tribunal Federal. A decisão impensada do ministro da Justiça, Tarso Genro, com apoio do presidente Lula, já causou inúmeras manifestações contrárias tanto no Brasil, como na Itália e o caso pode acabar numa Corte Internacional. Porém, se a decisão do STF for pela extradição de Batisti, ela poderá salvar o Brasil dessa encrenca causada por Tarso Genro.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u509723.shtml

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->