segunda-feira, fevereiro 02, 2009

Vitória de Tião,ou Sarney não significará sossego para Lula


José Sarney(PMDB) e Tião Viana (PT), no Senado; Michel Temer (PMDB), Aldo Rabelo (PC do B) e Ciro Nogueira (PP). na Câmara dos Deputados. Estes são os nomes dos candidatos às presidências do Senado e da Câmara dos Deputados, cuja eleição está sendo realizada nesta segunda-feira, 2, e esquenta o clima político na Capital do país.
Enquanto na Câmara, apesar das candidaturas, o clima parece ser mais tranquilo e favorável a Michel Temer, que deverá ser eleito até com certa folga, no Senado, a disputa entre Sarney e Viana, ficou acirrada depois que o PSDB desceu do muro e resolveu apoiar o candidato petista. Abandonado até mesmo pelo presidente Lula, Tião Viana viu a sua candidatura ser ressucitada com o apoio repentino do tucanato. Nas últimas horas, Tião é só sorriso e já afirma que, com o apoio tucano, ele poderá vencer com mais de 43 votos.
Por outro lado, depois de vislumbrarem uma vitória até com folga entre os 81 senadore, os defensores da candidatura de Sarney, ainda acreditam na vitória, mas, já admitem um placar apertado. Com a perda do apoio tucano, Sarney acredita na vitória, mas, não com mais de 50 votos, como se acreditava antes da revoada tucana para o lado petista.
Para ser eleito, o candidato tem que contar com, no mínimo, 41 votos dos 81 senaores. Ambos os candidatos afirmam não acreditar em traições e intensificam a busca dos votos de senadores indecisos.
O favoritismo é do ex-presidente José Sarney. E, se der Sarney e Temer, o PMDB comandará as duas Casas Legislativas do Congresso Nacional.
Na opinião dos cientistas políticos, qualquer que seja a vitória no Senado, o presidente Lula terá problemas para lidar com o Legislativo nos próximos dois anos. Apesar de ter Sarney como seu aliado, se este vencer, Lula terá que enfrentar um PMDB ainda mais forte e com possibilidades concretas de indicar candidato à Presidência da República, atrapalhando os planos Lula que pensa em eleger seu sucessor.
E caso o vencedor seja Tião Viana, apesar de petista, isso não significará menos problemas para o Governo. Nem tanto pelo temperamento de Tião Viana, cuja candidadura fora abandonada pelo próprio presidente após a entrada de Sarney na disputa. Os problemas maiores para o governo, mesmo com a vitória de Tião, são as costuras que este fez para conseguir o apoio do PSDB, principal partido de oposição ao Governo Lula.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->