segunda-feira, fevereiro 02, 2009

Sarney é o novo presidente do Senado, mesmo sem apoio dos tucanos

Com 49 votos a favor, o ex-presidente da República, José Sarney (PMDB-AP), foi eleito na manhã de hoje, o novo presidente do Senado da República e, consequentemente também, presidente do Congresso Nacional. Sarney, que já presidiu a Casa, por dois mandatos, disputou o cargo com o senador Tião Viana (PT-AC), que obteve 32 votos.
O resultado não espelhou o clima de otimismo dos corregionários de Tião Viana, que na última sexta-feira, recebeu o inesperado apoio da bancada dos tucanos, liderada pelo senador Arthur Virgílio. Animado, Tião Viana e Arthur Virgilio, como outros coordenadores da campanha petista, apostavam na vitória e contabilizavam 49 votos. Para se eleger, o candidato precisaria obter, no mínimo, 41 votos, de um colégio de 81 senadores.
No entanto, prevaleceu a força da união entre as duas maiores bancadas - PMDB, com 20, e o Democratas, com 15 senadores - e José Sarney confirmou o favoritismo. Sarney contou também com o apoio formal das bancadas do PTB e PPS, com votos dos descontentes de outras bancadas, dentre elas a do PSDB. Alguns tucanos já haviam declarado voto para José Sarney.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->