segunda-feira, fevereiro 02, 2009

Com Sarney e Temer, PMDB comandará o Senado e a Câmara dos Deputados


Depois da Presidência da República, os dois cargos políticos mais importantes do país, em nível federal, são os de presidente do Senado e da Câmara dos Deputados. E, com a eleição de José Sarney (AP), e de Michel Temer (SP), eleitos respectivamente para presidente do Senado e da Câmara, o PMDB irá presidir as duas Casas Legislativas no biênio 2009/2010, que antecede as eleições gerais. Sarney e Temer vão ocupar esses cargos pela terceira vez.
Pela manhã, no Senado, José Sarney foi eleito com 49 votos, contra 32 do petista Tião Viana (AC), num colégio de 81 senadores. Todos estavamo presentes.
Já na Câmara dos Deputados, a eleição começou também na parte da manhã, mas como são 513 deputados, a eleição só terminou no meio da tarde. Com apenas 4 ausências, Michel Temer foi eleito com 304 votos. Os outros concorrentes, foram Ciro Gomes (PP-PI), que obteve 129 votos, e Aldo Rabelo (PC do B-AL), que ficou com 76 votos. A última vez que o PMDB comandou as duas Casas legislativas ao mesmo tempo foi no biênio 1991-1992, com o senador Mauro Benevides (CE) e o deputado Ibsen Pinheiro (RS).
Esse enfrentamento entre candidatos da base de apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva preocupa o Palácio do Planalto.
O ministro José Múcio Monteiro (Relações Institucionais) admitiu nesta domingo que haverá sequelas nas base governista após a disputa pelos comandos da Câmara e do Senado.
Apesar da esperada distribuição de cargos no Executivo para os partidos governistas derrotados no Congresso, Múcio disse que não haverá "prêmio de consolação" para aqueles que perderem as presidências.
A palavra de ordem do Palácio do Planalto, segundo Múcio, é "precaução" para evitar que o racha na base governista traga impactos ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Mas, sem dúvida, o governo Lula estará, literalmente, nas mãos do PMDB nos próximos dois anos. Sãos os presidentes do Senado e da Câmara que defininem o que devem ou não fazer parte da pauta de votação.
Sarney e Temer vão comandar também um orçamente em torno de R$ 6 bilhões e as suas vitórias terão reflexo direto nas eleições para a sucessão do presidente Lula. Agora, é aguardar para ver como vai ser o relacionamento do Governo com os novos presidentes do Legislativo.

1 Comentários:

Às fevereiro 06, 2009 , Anonymous Anônimo disse...

Realmente, o PMDB ficou muito fortalecido com as eleições de Sarney e Temer.
Agora, mais do que nunca, o governo Lula está nas mãos do PMDB.
Queira ou não o PT admitir isso.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->