segunda-feira, outubro 19, 2009

Serra atira no próprio pé; outra vez

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), deve estar muito confiante nas pesquisas eleitoriais, certamente, pensando que a sua vantagem atual seja suficiente para elegê-lo Presidente da República, independentemente, do que ele faça ou deixe de fazer no governo paulista. Depois de inplantar pedágios no trecho Oeste do Rodoanel, quebrando uma promessa do também tucano, ex-governador Mário Covas, Jose Serra dispara novamene contra o próprio pé
Trata-se do novo sistema de antendimento nos Distritos Policiais, que reduzirá o número de atedimentos pessoais nas Delegacias. Com o novo sistema, o usuário será atendido on line e ele próprio fará o boletim de ocorrência pela Internet. Somente os casos mais graves serão atendidos nos Distritos Policiais. A isso, as autoridades de Segurnça estão chamando de reestruturação para melhorar o atendimento. Mas, a população não entende assim e coloca a boca no trombone.
O novo sistema já começou a funcionar em Distritos Policiais das zonas Norte e Leste. O diretor das delegacias da capital paulista, Marco Antônio de Paula Santos, afirmoudia 13 que o novo sistema de atendimento nos distrito policiais permitirá às pessoa registrarem um boletim de ocorrência de casos mais simples em até uma hora. "Quando o sistema estiver implantando e com a população plenamente ciente dele, nossa expectativa é reduzir o tempo do registro de uma ocorrência simples com o auto-atendimento nas delegacias no prazo de 40 minuto a até uma hora", declarou.

"É uma mudança radical, que sofrerá algumas dificuldades. Não se muda uma estrutura dessas tão rapidamente. Vai depender da adaptação do pessoal que faz o atendimento nas delegacias e das pessoas que vão à delegacia fazer o registro. Tem pessoa que gosta de ir ao distrito e ficar falando. O que não é mais possível é a pessoa ficar esperando, esperando, esperando, como acontece atualmente", disse.

O diretor das delegacias definiu o atendimento atual prestado nas delegacias como uma coisa arcaica, onerosa e que satura o policial. “Ele passa a atender às pessoas mecanicamente. Agora será possível fazer um rodízio destes policiais que atendem a população”, disse. " Com as mudanças, a principal vantagem, além da redução do custo, será a liberação mais rápida dos policiais militares que apresentam as ocorrências às ruas para a realização do policiamento ostensivo bem como a de policiais civis, para o serviço de investigação e a recuperação de bens. "Com esse aproveitamento mais racional dos recursos, não será necessário abrir mais vagas", ressaltou. A expectativa é de que haja uma economia de R$ 30 milhões com o novo sistema de auto-atendimento.

Santos garantiu que a elaboração de flagrantes mais demorados, como o de homicídios ou de apreensão de drogas com a prisão de traficantes, não irão atrapalhar o registro no auto-atendimento. "Haverá no mínimo três terminais (de computadores nos distritos). E haverá sempre um ou dois terminais para o pronto-atendimento", disse.
Até fevereiro de 2010, todas as 93 delegacias da capital paulista vão funcionar neste modelo. Serão 30 distritos com delegados e 63 sem. De acordo com Santos, a população não será atendida apenas por uma máquina, como alguns críticos do modelo dizem. “Esse atendimento não vai ser feito por computador, todas as delegacias funcionarão.

População reclama
"Se hoje nós estamos num momento crítico, que onde o índice de ocorrência é muito grande com a delegacia aberta 24 horas, imagina com a delegacia fechada às 20h", disse o gerente de padaria José Mariano de Lima. Os policiais também reclamaram da mudança. Eles criticam o fim do contato direto da polícia com a população.

Pois é. Parece mesmo que está tudo errado no Brasil. Enquanto a carga tributária sobe diamente, os serviços públicos vão ficando cada vez pior. Da mesma forma que o goverador fecha as delegacias poiciais, alegando menos custos e melhorias, muitas prefeituras paulistas, como a de Osasco, já que não tem delegaciais para fechar, faz isso com os postos de Saúde.

Alegando também otimização no sistema de atendimento, essas prefeituras mudam o horário de funcionamento de Postos de Pronto Atendimento que funcionavam 24 horas, passando agora a funcionar apenas até as 20 horas. E uma das alegações é muito curiosa: não tem doentes suficientes para demanda no horário das 20 às 6 da manhã. Mas, não é bem isso que os moradores informam. "Agora, a gente tem que pegar ônibus ou pagar táxi, além de enfrentar filas nos Prontos Socorros".
Já que os governantes fecham Delegacias e Postos de Saúde, eles poderiam também pensar em "fechar" alguns tipos de impostos cobrados impiedosamente dos trabalhadores. Até quando os brasileiros vão votar, escolher seus representantes apenas para ser enganados e explorados?

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->