quarta-feira, setembro 11, 2013

FHC toma posse na ABL

Nesta terça-feira, 10, o ex-Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso tomou posse como membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro, onde vai ocupar a cadeira 36.  Aos 82 anos, o sociólogo e escritor FHC foi eleito na sucessão do acadêmico e jornalista João de Scantimburgo (1915-2013), no dia 27 de junho deste ano, com 34 dos 39 votos.

“A ABL funciona como uma tocha olímpica. Ao passar uma cadeira para outro, os membros mostram continuidade. Agradeço o convite e a honra de me sentar nessa cadeira. Não foram poucas as vezes que participei de momentos cheios de significados”, disse Fernando Henrique, em discurso.

Durante a sua fala, o ex-presidente falou também sobre as manifestações que começaram em junho deste ano no Brasil. “Cabe a todos nós, políticos, artistas, escritores, cientistas ou, simplesmente, cidadãos que prezam a liberdade, passarmos da escuta à ação. Eu fui presidente da república e eu não queria que confundissem minha posição política e meu status de presidente com a minha qualidade de intelectual”, enfatizou.

Amigos e correligionários
Diversos amigos e correligionários de FHC prestigiaram o evento, como o senador Aécio Neves (PSDB-MG), e provável candidato à presidência da Repúbica; o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco; ministro do STF, Marco Aurelio de Mello; o presidente do Senado, Renan Calheiros; o ex-governador de São Paulo, José Serra; o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; o jornalista e membro da ABL Merval Pereira; o ex-senador Marco Maciel; ex-ministro e músico Gilberto Gil; e o jornalista Arnaldo Jabor.

Fernando Henrique Cardoso foi eleito presidente em 1994, e cumpriu dois mandatos sucessivos (1995-1998 e 1999-2002). Doutor em Sociologia e professor emérito da Universidade de São Paulo (USP), FHC também foi senador pelo estado de São Paulo na década de 70. Entre 1992 e 1994, ele ministro das Relações Exteriores e da Fazenda.

FHC é autor e co-autor de 23 livros e mais de cem artigos acadêmicos. Sua obra mais recente é “Pensadores que inventaram o Brasil”, lançada em 2013. (Com informações do Jornal O Globo)

Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br 
pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira
e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->