Na disputa de qualquer campeonato, como a Copa do Mundo, ser o primeiro classificado de um grupo significa enfrentar o segundo colocado de outro grupo, teoricamente, um time mais fraco. Mas, nem sempre isso acontece. A classificação da seleção de Costa Rica, no Grupo D, desclassificando as campeãs Itália e Inglaterra, no chamado Grupo Morte, além ser até agora a maior surpresa desta Copa no Brasil, acabou provocado também um caso inédito envolvendo os classificados dos Grupos C e D.
No Grupo D, já estão classificadas as seleções da Costa Rica, em primeiro lugar, com 7 pontos ganhos, e o Uruguai, com 6. E neste momentos, estão jogando Colômbia x Japão e Costa do Marfin x Grécia, sendo que a Colômbia já está classificada com duas vitórias. Esses dois jogos das 17h, portanto, vão definir, daqui a pouco, os classificados em primeiro e segundo lugares e, consequentemente, os adversários de Costa Rica e Uruguai.
Com duas vitórias e 4 gols de saldo, a Colômbia tem grande vantagem e pode se classificar em primeiro lugar. A segunda colocação está sendo disputada pela outras três seleções: Costa do Marfin, 3 pontos, Grécia e Japão, ambos com um ponto. Os marfinenses se classificam com um empate, enquanto que os gregos e japoneses precisam vencer e torcer por derrota dos concorrentes.
Bem, e a curiosidade está justamente na combinação dos resultados que até aqui indicam que a Colômbia ficará como campeã do Grupo. Só que esse primeiro lugar fará com que os colombianos, que nunca passaram das quartas de final, enfrentem nas oitavas os uruguaios que já foram campeões mundiais.
Assim, como todo mundo jamais pensou numa classificação da Costa Rica no grupo da morte, com certeza, os colombianos também esperavam ter pela frente nas oitavas, talvez, as seleções da Itália, Inglaterra ou Uruguai, mas, jamais pensariam ver a Costa Rica em primeiro lugar e, eles como campeões do Grupo C, terem que enfrentar os tradicionais rivais sul-americanos já na segunda fase da Copa.
Certamente, se pudessem escolher, os colombianos escolheriam a Costa Rica, mesmo depois deles terem vencido Itália, Uruguai e empatado com a Inglaterra.
Mas, curiosamente, depois da excelente apresentação nos dois primeiros jogos, fica até difícil para os colombianos não serem os primeiros colocados do grupo. Pois, com 4 gols de saldo, para eles "tentarem" o segundo lugar, teriam que perder de goleada para o Japão e torcerem pela vitória de Costa do Marfim. Isto porque, se a Grécia vencer, mesmo perdendo para o Japão por qualquer contagem, os colombianos ainda ficariam em primeiro lugar.
Ou seja. como primeiros colocados do grupo, os colombianos vão ter que enfrentar os uruguaios, enquanto que a outra partida da oitavas de final, será entre entre Costa Rica contra Costa do Marfim, Grécia ou Japão. E, caso percam do Uruguai, tradicional e difícil adversário, certamente, os colombianos irão se lamentar por terem sido os campeões do Grupo C da Copa do Mundo.
Mas, tudo isso é especulação. A Costa Rica já mostrou que não veio apenas passear no Brasil e a Colômbia tem time também para vencer o Uruguai. Até porque, neste momento, vale o velho chavão do futebol: quem quer ser campeão não pode escolher adversário. Será?
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial