quinta-feira, junho 19, 2014

Sem agressões e mortes após a Copa! É o que esperamos!

Torcidas de todo o mundo se confraternizam com os brasileiros de norte a sul do país

Nestas primeiras rodadas da Copa do Mundo no Brasil, podemos constatar o espírito de cordialidade dos brasileiros. Mais de 600 mil turistas estarão no país durante o Mundial e, felizmente, o que estamos vendo nos estádios e nas ruas é a confraternização de brasileiros e estrangeiros de todos os continentes. Uma festa global, bem diferente, infelizmente, do que estamos acostumados a ver nos estádios do Brasil durante as competições nacionais e até mesmo nos jogos da Copa Libertadores da América.


Esses chilenos, que tentaram invadir o Maracanã, terão 72 horas para deixar o Brasil

Nesse clima de festa entre as torcidas, os únicos que destoaram foram algumas dezenas de chilenos, nesta quarta-feira, 18, no Rio de Janeiro. Antes do jogo, onde o Chile ganhou e despachou a campeã Espanha, um grupo de chilenos tentou invadir o Maracanã. Mas, a segurança funcionou. Segundo a Polícia Federal, 85 chilenos foram detidos e têm, agora, 72 horas para deixar o Brasil. Anteriormente, antes do jogo Brasil e México, um traficante mexicano, procurado pela Interpol, foi detido no Rio de Janeiro, quando tentava embarcar com a família para Natal, local da partida.


Assim, esperamos que um dos legados da Copa do Mundo seja, exatamente, esse clima de cordialidade e de amizade. Na abertura da Copa, no Itaquerão, um grupo de torcedores manchou essa página. As vaias e os xingamentos à Presidente Dilma Rousseff não condizem com o espírito festivo dos brasileiros e, muito menos, com esse clima de festa que estamos vendo nas ruas do país. Mas, por favor, sem esse negócio de que as vaias e xingamentos partiram das "elites brancas de São Paulo", a não ser que quem programou a Copa para o Brasil, a programou somente para a elite. Futebol é uma paixão nacional e as mesmas vaias, como os xingamentos, aconteceram também em Manaus e em Cuiabá, mesmo sem a presença da Dilma. O próprio secretário-geral da Presidência da República, o ministro Gilberto Carvalho, reconhece que as vaias não são apenas das "elites e dos ricos".  http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2014/06/18/interna_politica,433451/nao-tinha-so-elite-branca-no-itaquerao-diz-gilberto-carvalho.shtmlwww.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2014/06/18/interna_politica,433451/nao-tinha-so-elite-branca-no-itaquerao-diz-gilberto-carvalho.shtml



Portanto, esperamos que após o dia 13 de julho, quando termina a Copa do Mundo e os estádios do país voltarão a receber os jogos do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil e da Libertadores, possamos continuar nesse clima de festa e não de guerra entre as torcidas brasileiras.



Esperamos que os estádios brasileiros voltem a ser um local, onde as famílias poderão ir para se divertir e torcer pelos seus times como faziam antigamente. Que a Copa do Mundo no Brasil possa deixar aqui esse clima de cordialidade, como também a lição de cidadania e de educação que os japoneses mostraram no Recife, quando após o jogo entre Japão e Costa do Marfin, e mesmo com derrota do Japão, eles começaram a limpar a Arena Pernambuco.



Esperamos, portanto, que após a Copa, possamos iniciar um novo ciclo nas praças de esportes de todo o país e joguemos na lixeira as imagens de agressões, violência e mortes tão frequentes em nossos estádios.



Torcemos para que a Seleção Brasileira melhore a cada jogo, que se classifique para as oitavas de final e conquiste o hexacampeonato. Mas, mesmo que isso não aconteça, mesmo que o nosso time perca para alguma seleção melhor, dentro de campo, possamos aprender tantas lições que estamos vendo nesses dias de festa mundial em nosso país. (Renato Ferreira)


Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->