sábado, junho 21, 2014

Prefeitura de Osasco inicia a "Operação Inverno"

Nesta semana, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Assistência e Promoção Social (Saps), iniciou a “Operação Inverno” 2014. A Operação, realizada em pontos estratégicos da cidade,  tem como objetivo acolher a população de rua durante o período mais frio do ano e encaminhá-la aos albergues da cidade. A Operação Inverno será realizada até a 1ª semana de setembro.  
 

No primeiro dia da ação, segunda-feira, 16, uma equipe da Saps, formada por agentes de Proteção Social e pela psicóloga Agda Tuzino Leite Maffei, percorreu vários bairros de Osasco, e pontos onde concentram pessoas em situação de rua. Os funcionários ofereceram a essas pessoas o serviço de acolhimento temporário, que conta com alojamento, banho, jantar, café e vestimentas. Todos que que aceitaram o atendimento foram encaminhados aos albergues municipais.

 
“O objetivo do nosso trabalho é devolver a essas pessoas um pouco do que lhes falta, como uma boa noite de sono, banho, comida, além de oferecer total apoio e cursos em oficinas que funcionam durante o dia”, explicou a psicóloga Agda Tuzino Leite Maffei.


A cidade de Osasco conta com dois albergues, um no centro e outro no Rochdale, zona Norte. Juntos, essas duas uniades somam 120 vagas para pernoite. O município conta também com o Centro POP (Centro de Atendimento à População de Rua) e as unidades do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), que são pontos de apoio. Para a “Operação Inverno” deste ano, a Prefeitura montou uma estrutura adicional, na qual foram criadas mais 150 vagas.


 Com os animais

E uma diferença apresentada neste ano pelos  albergues é a acomodação para cachorros e carroças em um dos alojamentos. “Estamos propondo esse espaço às pessoas que não querem ir para o albergue, porque precisam deixar sua carroça ou cachorro na rua. Essa é uma das resistências que vamos procurar trabalhar”, afirmou a titular da Saps, Solange Cristina Silva. 


Além da Secretaria de Promoção e Assistência Social,  a “Operação Inverno” conta também com o apoio do Fundo Social de Solidariedade, com a Campanha do Agasalho 2014 e com a Secretaria de Segurança e Controle Urbano, que fornece apoio por meio da Guarda Civil Municipal.

 
Segundo a secretária Solange, a população em geral também pode acionar o serviço, solicitando o atendimento a pessoas em situação de rua. O contato pode ser feito por meio da Central 156. (Com informação de Francice Maia - Fotos de Filipe Nunes - PMO)
 
 
Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->