Nesta semana, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Assistência e Promoção Social (Saps), iniciou a “Operação Inverno” 2014. A Operação, realizada em pontos estratégicos da cidade, tem como objetivo acolher a população de rua durante o período mais frio do ano e encaminhá-la aos albergues da cidade. A Operação Inverno será realizada até a 1ª semana de setembro.
No primeiro dia da ação, segunda-feira, 16, uma equipe da Saps, formada por agentes de Proteção Social e pela psicóloga Agda Tuzino Leite Maffei, percorreu vários bairros de Osasco, e pontos onde concentram pessoas em situação de rua. Os funcionários ofereceram a essas pessoas o serviço de acolhimento temporário, que conta com alojamento, banho, jantar, café e vestimentas. Todos que que aceitaram o atendimento foram encaminhados aos albergues municipais.
“O objetivo do nosso trabalho é devolver a essas pessoas um pouco do que lhes falta, como uma boa noite de sono, banho, comida, além de oferecer total apoio e cursos em oficinas que funcionam durante o dia”, explicou a psicóloga Agda Tuzino Leite Maffei.
A cidade de Osasco conta com dois albergues, um no centro e outro no Rochdale, zona Norte. Juntos, essas duas uniades somam 120 vagas para pernoite. O município conta também com o Centro POP (Centro de Atendimento à População de Rua) e as unidades do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), que são pontos de apoio. Para a “Operação Inverno” deste ano, a Prefeitura montou uma estrutura adicional, na qual foram criadas mais 150 vagas.
Com os animais
E uma diferença apresentada neste ano pelos albergues é a acomodação para cachorros e carroças em um dos alojamentos. “Estamos propondo esse espaço às pessoas que não querem ir para o albergue, porque precisam deixar sua carroça ou cachorro na rua. Essa é uma das resistências que vamos procurar trabalhar”, afirmou a titular da Saps, Solange Cristina Silva.
Além da Secretaria de Promoção e Assistência Social, a “Operação Inverno” conta também com o apoio do Fundo Social de Solidariedade, com a Campanha do Agasalho 2014 e com a Secretaria de Segurança e Controle Urbano, que fornece apoio por meio da Guarda Civil Municipal.
Segundo a secretária Solange, a população em geral também pode acionar o serviço, solicitando o atendimento a pessoas em situação de rua. O contato pode ser feito por meio da Central 156. (Com informação de Francice Maia - Fotos de Filipe Nunes - PMO)
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial