terça-feira, julho 29, 2014

Oficina Cine(Poe)mas em Vargem Grande Paulista: inscrições abertas

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo da cidade de Vargem Grande Paulista está com inscrições abertas até o dia 15 de agosto,para o Projeto Cine(Poe)mas, oficinas com  filmagens e produção com 10 encontros de 3 horas cada um. Os encontros serão realizados a partir do dia 23 de agosto, aos sábados, na Biblioteca Pública Municipal , localizada na Rua Mathias Maciel de Almeida, 10 – Centro – Vargem Grande Paulista.


Para participar das oficinas culturais CLIQUE AQUI e preencha a ficha de inscrição.


O Projeto é gerenciado pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, e faz parte das Oficinas Culturais que estão sendo realizadas pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo em parceria com 32 municípios da Região Metropolitana.


É importante destacar que participam do projeto 16 compositores, 16 produtores, 16 cineastas e 16 profissionais de edição. Os poemas e os poetas foram selecionados pelo professor Roberto Zular da Faculdade de Letras da USP que fez a curadoria do Cine(Poe)mas, e que também dará duas palestras de preparação com os 16 roteiristas que orientarão as equipes nas cidades participantes.


Serão roteirizados: Ônibus (Antônio Cícero), Telescopia (Marcos Siscar), 43 (Nuno Ramos), Sete sonetos simétricos (Paulo Henriques Britto), Concerto para paralelepípedo (Pádua Fernandes),Composição como contexto, “o real é a decoração do momento” (Ricardo Domeneck), 20 poemas para o seu walkman (Marília Garcia), Pai (Maurício Vasconcellos), Encontros (Nelson Ascher), Coda (Fábio Gorododski), No ultrassonho (Marcel Ariel), Máquina Zero, Cine-olho (Ricardo Aleixo), Um útero é do tamanho de um punho (Angélica Freitas), Quando não estou por perto (Annita Costa Malufe), Cuidado ao cão (Eduardo Sterzi), e Quando chove (Frederico Barbosa).


Em 2014 a parceria se dará com 32 municípios: Arujá, Barueri, Caieiras, Carapicuíba, Cajamar, Cotia, Diadema, Embu das Artes, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Itapevi, Itapecerica da Serra, Itaquaquecetuba, Juquitiba, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Salesópolis, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano, São Lourenço da Serra, Suzano, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista. Além de Rio Grande da Serra, que entrará como parceira na programação no segundo semestre do ano, com uma oficina de teatro.


Sobre a Oficina Cultural Metropolitana


Visando ampliar a atuação das Oficinas Culturais do Estado, atendendo municípios da Região Metropolitana, a 22ª unidade foi inaugurada em 2013 com um projeto piloto: oficinas de produção de curtas-metragens sobre histórias e lendas locais em parceria com 30 municípios. São eles: Arujá, Barueri, Biritiba Mirim, Caieiras, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu das Artes, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Itapevi, Itapecerica da Serra, Itaquaquecetuba, Juquitiba, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Osasco, Poá, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano, São Lourenço da Serra, Suzano, Taboão da Serra.


As oficinas culminaram em 30 vídeos produzidos pelos participantes. Bem sucedida, a experiência firmou o gênero Audiovisual como o principal caminho a ser trilhado pela nova unidade, graças à possibilidade de integração com áreas como Literatura, Artes Plásticas e Música, por exemplo, e à democratização do acesso a web e a ferramentas que permitam a produção e a difusão de conteúdo com qualidade.


Serviço

Oficina Cultural Metropolitana

Coordenação: Manuel Ribeiro e Kelly Christine Chagas
Rua Lubavitch, 64 – Bom Retiro | CEP 01123-010 |
Telefones: 4096-9810/ 4096-9893
E-mail: ocmetropolitana@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta das 10h às 19h
Site: www.oficinasculturais.org.br


Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->