sexta-feira, abril 24, 2015

Centenário do Genocídio Armênio: Osasco rememora data

Monumento aos mortos em Erevan, na Armênia

Neste sábado, 25, a cidade de Osasco se une à comunidade internacional para rememorar o Centenário do Genocídio Armênio. Para isso, será realizada uma solenidade a partir das 10h30,  no Estádio Municipal Elzo Piteri,  na Rua Iolanda Tredezini Mossi, 100, na Vila Yolanda.


Na abertura da programação serão entoados os hinos Nacional Brasileiro e o Armênio, seguido de pronunciamento das autoridades, com destaque para o prefeito de Osasco, Jorge Lapas, o presidente da Comunidade Armênia de Osasco, Paulo Moisés Alti Barmakian, o embaixador da República Armênia no Brasil, Ashot Galoyan e do pároco da Igreja Apostólica Armênia São João Batista de Osasco, Arcipreste Boghod Baronian. 


Soldados do Império Otomano escoltam prisioneiros armênios numa prisão durante a I Guerra Mundial

Haverá ainda apresentação do Coral da igreja armênia local, plantio de 100 árvores referentes ao Centenário e a soltura de 1.500 balões em homenagem aos mártires do genocídio, que totalizam um milhão e meio de armênios. Eles foram mortos entre 1915 e 1917, durante a Primeira Guerra Mundial pelo Império Otomano, atual Turquia. Por outro lado, autoridades turcas negam que os armênios foram vítimas de genocídio provocado pelo Império Otomano.


Nesta quinta-feira, 23, houve  também uma solenidade alusiva à data de 24 de abril, na Igreja Armênia de Presidente Altino, bairro de Osasco, que abrigou os primeiros armênios que chegaram à cidade, no século passado. E foi dessa grande colônia armênia que surgiu o primeiro prefeito de Osasco, o advogado Hirant Sanazar. 


Acompanhe Renato Ferreira também no Site TV Mais Notícias: www.tvmaisnoticias.com.br 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->