quinta-feira, março 09, 2006

Absolvição de deputados "legitima" crime de caixa dois

A legislação eleitoral brasileira diz que fazer caixa dois para campanha é crime. O Brasil vive um dos piores momentos de sua história política, após as denúncias do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), de que havia um sistema de mensalão no Congresso Nacional, envolvendo a compra de parlamentares para votar matérias de interesse do Executivo. Os recursos para essa "compra" de parlamentares vinha de contas das agências de publicidade do empresário Marcos Valério, que confirmou ter feito empréstimos para o Partido dos Trabalhadores.
O então tesoureiro do PT, Delúbio Soares, confessou que fez os empréstimos, porém, afirmou que os recursos não eram para irrigar o mensalão e, sim, para fazer o caixa dois do partido.
Após as denúncias, duas CPIs - a dos Correios e a dos Bingos - foram criadas e o que se viu a seguir foram as cassações de dois deputados, a absolvição de quatro, renúncias, demissão de ministros e milhares de páginas de processos sobre compra de parlamentares, caixa dois de partidos e evasão de recursos, dentre outros crimes.
Logo depois das primeiras denúncias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse numa entrevista, em Paris, que não sabia de nenhum mensalão e que o caixa dois, confessado pelos dirigentes petistas, "era uma prática normal na política do Brasil". Recentemete, o presidente Lula voltou a abordar o assunto, afirmando que "não devemos execrar os culpados, pois, errar é humano".
Agora, a Câmara dos Deputados, contrariando a indicação do Conselho de Ética, que recomendou a cassação, absolve os parlamentares acusados. Essa absolvição acaba legimando a prática do caixa dois.
Portanto, a palavra agora fica com a Justiça Eleitoral, que no próximo mês de outubro irá gastar cerca de um bilhão de reais para realizar as eleições. E o povo, atento, espera saber de onde virão os recursos para as caríssimas campanhas. Afinal, caixa dois é crime, ou não?

Acesse também: www.noticiasdepaz.com.br

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->