quinta-feira, março 16, 2006

STF atende ao PT e proíbe depoimento de caseiro

O clima esquentou de vez nesta quinta-feira,16, na CPI dos Bingos - conhecida também como a CPI do Fim do Mundo - durante o depoimento do caseiro Francenildo Santos Costa, que trabalhou por sete anos na mansão alugada pelos ex-assessores do ministro Antonio Palocci, Rogério Buratti e Vladimir Poleto entre 2003 e 2004. Como já havia declarado à imprensa, Nildo, como é conhecido o caseiro, confirmava que o ministro Palocci fora visto por diversas vezes na mansão, quando o presidente da CPI, Efraim Morais (PFL-PB), recebeu uma liminar do STF (Supremo Tribunal Federal), determinando a suspensão do depoimento. A CPI dos Bingos investiga denúncias de que nessa mansão ocorriam festas com amigos de Palocci e ex-coloboradores de sua administrãção em Ribeirão Preto e também possíveis divisões de recursos de origem desconhecida.
A liminar foi dada em resposta a um mandado de segurança impetrado pelo senador Tião Viana (PT-AC), que, além de solicitar a suspensão do depoimento do caseiro, pedia também a suspensão de todas as investigações da CPI dos Bingos, envolvendo fatos como o assassinato de prefeitos do PT, caixa dois, evasão de divisas e mensalão. Para os governistas, esses fatos não fazem parte do objeto desta CPI, que fora criada para investigar irregularidades em Bingos.
Mas isso foi o bastante para acender o pavio e a indiganação da oposição, que chegou a comparar o ato do senador petista com as proibições e fechamentos do Congresso na época da ditadura militar. Só que antes da chegada da liminar, alguns parlamentares já haviam feito diversas perguntas ao depoente e o caseiro confirmou que viu o ministro Palocci por várias vezes na casa. Em janeiro, durante depoimento na CPI, Palocci disse que jamais tinha pisado na tal mansão.
O fato é que a liminar concedida pelo STF aumentou a crise entre os poderes Legislativo e Judiciário. Para deputados e senadores da oposição, o STF tem concedido diversos hábeas corpus para que depoentes fiquem calados, como o publicitário Duda Mendonça, que não respondeu nenhuma pergunta na CPI dos Correios e, agora, concede uma liminar para impedir que uma pessoa simples fale em outra CPI. Para a oposição, está acabando no Brasil o princípio de harmonia e de independência entre os Poderes, o que é muito prejudicial para o processo de redemocratização do país.

Acesse também: www.noticiasdepaz.com.br

1 Comentários:

Às março 17, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

Lamentável a atitude, nem tanto do STF, mas do senador petista em recorrer à Justiça contra o próprio Senado. Este senador perdeu a grande oportunidade de continuar a ter o respeito da opinião pública brasileira. Isso é um ato de ditadura e não de democracia que o PT tenta pregar.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->