quinta-feira, abril 06, 2006

João Paulo é absolvido

Confirmando os rumores que corriam nos bastidores políticos e, principalmente, nos corredores da Câmara dos Deputados, o plenário da Casa rejeitou nesta quarta-feira, 5, o pedido de cassação do mandato do ex-presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), acusado de ter se beneficiado do "valerioduto". O relatório de Cezar Schirmer (PMDB-RS), que recomendava a cassação, foi rejeitado por 256 votos contrários, 209 favoráveis, 7 em branco, 2 nulos e 9 abstenções. Para que a cassação fosse efetivada seriam necessários 257 fotos a favor.
O relator do processo detalhou o seu relatório, destacando pontos que ele considerava como indícios e provas contra João Paulo. Dentre esses pontos, destacam-se o saque de R$ 50 mil da conta da SMP&B, agência de Marcos Valério, o operador do mensalão, e também um contrato firmado com Valério para que sua agência fizesse a publicidade da Câmara dos Deputados. Em sua defesa, João Paulo negou irregularidades nesse contrato e disse que os R$ 50 mil foram destinados ao pagamento de pesquisas eleitorais na cidade de Osasco e em outras regiões de São Paulo. Segundo João Paulo, ele fora informado pelo ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, que esse valor era dos caixas do partido.
João Paulo foi o oitavo deputado absolvido no caso mensalão e, a sua absolvição vai de encontro ao resultado final da CPMI dos Correios, que também nesta quarta-feira, aprovou o relatório do deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), onde ele afirma que houve mensalão, ou seja, dinheiro de empresas públicas e privadas usado para beneficiar parlamentares que votassem a favor de projetos do Executivo. Foi uma derrota para os governistas que queriam tirar nomes do relatório, como dos ex-ministros José Dirceu e Luiz Guschiken, e também substituir o termo mensalão por caixa dois.
Dos 19 parlamentares acusados de envolvimento no "valerioduto", apenas três foram cassados e oito foram absolvidos. Outros quatro renunciaram ao mandato e estão habilitados a concorrer nas próximas eleições. Estão tramitando no Conselho de Ética mais quatros processos.

Veja o placar do mensalão:

Cassados:
Roberto Jefferson (PTB-RJ), José Dirceu (PT-SP) e Pedro Corrêa (PP-PE).

Absolvidos:
João Paulo Cunha (PT-SP), Wanderval Santos (PL-SP), João Magno (PT-MG), Romeu Queiroz (PTB-MG), Professor Luizinho (PT-SP), Roberto Brant (PFL-MG), Sandro Mabel (PL-GO) e Pedro Henry (PP-MT).

Fujões:
Valdemar Costa Neto (PL-SP), José Borba (PMDB-PR), Carlos Rodrigues (PL-RJ) e Paulo Rocha (PT-PA).

Na fila:
José Mentor (PT-SP), Josias Gomes (PT-BA), José Janene (PP-PR) e Vadão Gomes (PP-SP). O Conselho de Ética já recomendou a cassação de José Mentor e Josias Gomes. Alguém acredita que eles serão cassados?

Acesse também: www.nociticiadepaz.com.br

4 Comentários:

Às abril 06, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

Sobre essa matéria gostaria de registrar o que disse no day after deste episódio o âncora do Bom Dia Brasil Alexandre Garcia: "existir mensalão sem mesaleiro é o mesmo que existir amizade e não existir ética no plenário, como se viu na absolvição de parlamentares envolvidos em atos corruptos e criminosos, alguns em flagrante confissão...O deputado João Paulo Cunha, MENSALEIRO CONFESSO, se livrou da cassação no plenário graças ao voto secreto dos seus pares...O povo foi traído duas vezes: com o seu dinheiro pagou o mensalão e o salário dos parlamentares corruptos". Bom Dia Brasil-TVG-6/4/06
João Paulo será absolvido?

 
Às abril 06, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

"O país vive a maior crise moral da sua história desde a Independência. A FROUXIDÃO MORAL é flagrante em todos os níveis. Estamos envergonhados por viver num país de escândalos, corrupção e imoralidade que comprometem o futuro da Nação". Deputado Cezar Shirmer

 
Às abril 06, 2006 , Blogger Marco Aurélio disse...

Renato

A absolvição do deputado João Paulo Cunha é mais um dos fatos que considero lamentáveis no cenário da política atual. È mais um dos beneficiários de recursos do valerioduto que escapa ileso. Ainda bem que para nós isso não passa batido! Parabéns pelo Post!

Um abraço

Marco Aurélio

 
Às abril 06, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

COLEGA RENATO FERREIRA:
ESCREVO-LHE NESTE ESPAÇO PARA CUMPRIMENTÁ-LO PELO DIA DO JORNALISTA E PARA LEMBRAR O ANIVERSÁRIO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE IMPRENSA, COMEMORADOS NESTE HISTÓRICO 7 DE ABRIL.
NESTE PÓS "DAY AFTER", COMO REFERIU O LEITOR AO LADO, A FRASE ATRIBUÍDA AO GRANDE JORNALISTA ALBERTO DINES NÃO PODERIA SER MAIS OPORTUNA:

"A IMPRENSA É CRUCIAL PARA DESMASCARAR GOVERNANTES OU PARA SERVIR AOS SEUS IGNÓBEIS PROPÓSITOS".

OSASCO, SP, BRASIL, 7 de ABRIL DE 2006

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->