quinta-feira, dezembro 07, 2006

Câmara fecha o ano com mais uma pizza do mensalão

É lamentável. Mas, infelizmente, a impunidade virou mesmo uma marca do atual parlamento brasileiro e, por consequência, do governo Lula. O crime foi banalizado e, como ironizou, hoje, à tarde, na tribuna do Senado, Arthur Virgilio (PSDB-AM), "os valores estão tão mudados no Brasil, que daqui a pouco é capaz de uma pessoa ser presa porque não roubou".
E para fechar com chave de ouro esse clima de impunidade, o plenário da Câmara decidiu na noite desta quarta-feira absolver o deputado José Janene (PP-PR), ao não aprovar a recomendação do Conselho de Ética da Casa que pedia a cassação do parlamentar. Janene era acusado de envolvimento no esquema do "mensalão".
Esta foi 12ª pizza jogada na cara dos brasileiros pelos "dignos" representantes do povo na Câmara dos Deputados. Janene era o último da lista de 19 parlamentares envolvidos no escândalo do mensalão, acusado de ter se beneficiado do valerioduto. Dos 19 acusados, quatro renunciaram e três foram cassados.
Apenas 366 dos 513 deputados compareceram à votação. Destes, 128 votaram pela absolvição e 210 pela cassação. Janene só perderia o mandato se pelo menos 257 tivessem aprovado o parecer do relator, deputado Jairo Carneiro (PFL-BA). Houve ainda cinco votos em branco e 23 abstenções. Carneiro lamentou o resultado e disse que o plenário usou dois pesos e duas medidas porque, pela mesma acusação, cassou o mandato do ex-deputado Pedro Corrêa (PP-PE). "Resta esperar agora a decisão da Justiça Comum", disse o deputado baiano, em referência ao fato de que Janene não foi reeleito.

Placar das pizzas:

Cassados: Roberto Jefferson (PTB-RJ), José Dirceu (PT-SP) e Pedro Corrêa (PP-PE).

Absolvidos: João Paulo Cunha (PT-SP), Wanderval Santos (PL-SP), João Magno (PT-MG), Romeu Queiroz (PTB-MG), Professor Luizinho (PT-SP), Roberto Brant (PFL-MG), Sandro Mabel (PL-GO), Pedro Henry (PP-MT), José Mentor (PT-SP), Josias Gomes (PT-BA), Vadão Gomes (PP-SP) e José Janene (PP-PR).

Fujões: Valdemar Costa Neto (PL-SP), José Borba (PMDB-PR), Carlos Rodrigues (PL-RJ) e Paulo Rocha (PT-PA).

2 Comentários:

Às dezembro 10, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

Esta foi, sem dúvida, a pior Câmara que o país já teve. Pouquíssimos deputados se salvam desta legislatura, que vai ficar marcada como a "legistatura dos mensaleiros".

 
Às dezembro 10, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

As coisas só vão começar a mudar e a melhorar no Brasil quando os congressistas acabarem de vez com o voto secreto. Aí eu quero ver quem é o deputado macho que terá coragem de proteger um colega ladrão.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->