terça-feira, dezembro 12, 2006

Lula nega a sua própria história e a do PT

Na última segunda-feira, 11, após receber o prêmio de "Político do Ano" da revista Isto É - Veja só que prêmio - o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficou empolgado e acabou provocando muitas polêmicas com mais um de seus desastrosos discursos de improviso. Rodeado de empresários e intelectuais, é provável que Lula tenha tentado abrir o caminho para o ingresso em seu governo do ex-ministro e futuro desempregado, Delfin Neto, deputado federal não reeleito.
Negando toda a sua história de esquerda socialista, inclusive, a própria história do PT, Lula afirmou que depois de muitas experiências e cabelos brancos, se considera hoje um político de centro. "Se você conhece uma pessoa muito idosa esquerdista, é porque está com problema . Se você conhece uma pessoa muito nova de direita, é porque também está com problema", afirmou Lula. Prosseguindo, Lula explicou que, em sua opinião, "as pessoas responsáveis tendem, conforme amadurecem, a abrir mão de suas convicções radicais para alcançar uma confluência. É a evolução da espécie humana. Quem é mais de direita vai ficando mais de centro, e quem é mais de esquerda vai ficando social-democrata".
A afirmação direitista do presidente arrancou aplasos e risos da platéia, porém, continua gerando muitas críticas da oposição e também de governistas que, mais cautelosos, tentam minimizar o discurso de Lula, como fizeram o senador Eduardo Suplicy e o presidente do PT, Marco Aurélio Garcia. Maso como ensina o sábio ditado popular "o homem é senhor da palavra guardada e escravo da palavra dita". Além de ter passado um atestado de político oportunista, o presidente Lula não respeitou a idoneidade e a convicção política de pessoas que sempre estiveram na trincheira da esquerda, como o arquiteto Oscar Niemaier, Plínio de Arruda Sampaio ou a senadora Heloisa Helena, dentre tantos outros socialistas.

1 Comentários:

Às dezembro 22, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

O prêmio deveria chamar-se "O camaleão do ano"

Atualmente - não sei como era no passado - o político de destaque fala sempre o que a platéia que ouvir e Lula é muito bom nisso.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->