sexta-feira, abril 11, 2008

Heloísa Helena participa de debate na USP e condena 3º mandato

Com a presença de mais de 400 estudantes de diversas áreas, que lotaram o Auditório de geografia da FFLCH (Faculdades de Filosofia, Letras e Ciências Humanas), da USP, a ex-senadora Heloísa Helena (PSOL), participou nesta quarta-feira, 10, de um debate, sob o tema: "Socialismo, Educação e Poder Local". A fundadora do PSOL estava acompanhada do deputado federal Ivan Valente, pré-candidato a prefeito de São Paulo. O debate foi promovido pelo Núcleo do PSOL da USP com o objetivo de discutir com a comunidade universitária alternativas para o poder local dentro da perspectiva socialista.
Bastante aplaudida pela maioria dos presentes, Heloísa Helena falou sobre o tema proposto, sempre com muitas críticas ao Governo Lula, que para ela seguiu os mesmos rumos da política neoliberal de Fernando Henrique Cardoso. "São políticas que beneciam apenas os banqueiros e o capital especulativo, enquanto o povo continua na mais absoluta miséria", disse HH.
A ex-senadora confirmou também as pré-candidaturas dos deputados federais, Ivan Valente, em São Paulo; de Chico Alencar, no Rio de Janeiro; e de Luciana Genro, em Porto Alegre.
No final do debate, Heloisa Helena conversou com este jornalista. Veja os principais trechos da entrevista:

Qual a análise que a senhora faz desse debate na USP?
Estou realmente muito feliz de ter tido a oportunidade de participar com estudantes, professores e funcionários da USP para discutir problemas graves que acontecem no Brasil e discutir principalmente as alternativas que possam superar esses problemas. Seja na mudança dessa política econômica conservadora e reacionária, centralizadora de riquezas e propagadora de pobreza. Essa política joga mais da metade do orçamento público ao capital financeiro e desestrutura a parte produtiva, destruindo postos de trabalho, além de desestruturar todo o setor público na área da saúde, da educação e segurança pública. Foi muito importante o debate.

Quais os critérios do PSOL para se fazer alianças com outros partidos?
O PSOL não aceitará a mediócre matemática eleitoralista de fazer qualquer aliança pra atingir coeficiente eleitoral ou pra ter mais tempo no horário eleitoral. Essas alianças serão definidas com base no conteúdo progamático a ser apresentado pelos partidos interessados. A nossa campanha sempre foi e será feita com muita dignidade e voltada para o interesse da sociedade e da democracia brasileira.

Hoje, só se fala em terceiro mandato. Como a senhora analisa essa possibilidade e gostaria de saber se a senhora acredita no presidente Lula quando ele diz que rompe com o PT se eles insistirem na tese?
Eu não acredito no que ele fala, até porque o presidente já disse tantas coisas e não cumpriu, né.
Pra mim qualquer alteração da legislação em vigor do país para viabilizar os interesses de um grupo político, seja de que partido for, é inaceitável. O terceiro mandato significa um golpe e a gente não pode aceitar.

4 Comentários:

Às abril 11, 2008 , Blogger Unknown disse...

Renato,

Parabéns pela entrevista com a Heloisa Helena....

Abraços,

 
Às abril 11, 2008 , Blogger Unknown disse...

Renato,

Parabéns pela entrevista com a Heloisa Helena....

Abraços,

Daniel Patti

 
Às abril 17, 2008 , Blogger Leandro Conceição disse...

Parabéns pela entrevista com a Heloísa Helena!

Renato, acho que te vi no evento dos 20 anos do Finasa. Sabia que lembrava de você de algum lugar, mais não lembrava de onde!

Descobri... da comunidade de Osasco. Parei de participar da comunidade porque não há mais debates nem nada... é só um monte de "fakes" despejando ataques sem nenhuma coerência. Uma pena, eu gostava de participar da comunidade.

Abraço

Até outras coletivas e eventos da vida! rsrrsrs

 
Às abril 25, 2008 , Blogger Renato Ferreira disse...

Oi Leandro,
Desculpe pela demora,
Sempre que posso, gosto responder a alguns comentários de amigos.

Obrigado pelos parabens. Eu sempre admirei a Heloísa Helena e acho que foi uma grande perda para o PT. Mas, por outro lado, o Brasil ganhou o PSOL.

Foi uma pena a gente não ter se falado lá na festa do Finasa. Inclusive, eu tive que sair antes, porque precisava dar uma passadinha numa exposição de obras do meu amigo Hoffman Merli, no Teatro Municipal.
Quanto à Comunidade Osasco, realmente, tem algumas pessoas, que não se identificam e apenas estão lá para bagunçar e, com isso, prejudicam a imagem da Comunidade.
Mas, eu normalmente ignoro os fakes. A maioria deles pra mim não existe. Acho que vc deve fazer o mesmo e voltar a participar.

Vou acessar o teu blog.

Abraço,
e até a próxima, sim.

Renato

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->