quarta-feira, outubro 21, 2009

Problemas com a Sabesp unem prefeitos da região Oeste


Colocados contra parede pela Rede Globo de Televisão, que fez nos últimos meses uma série de matérias sobre a poluição no rio Tietê, no SPTV, prefeitos da região Oeste da GSP resolveram deixar de lado as picuinhas partidárias e se uniram para lutar contra a empresa responsável por obras de saneamento básico.

Nesta terça-feira, 20 de outubro, em Osasco, os prefeitos deram início a uma Frente de Trabalho em conjunto para cobrarem os compromissos da Sabesp em todos os municípios onde a empresa do governo estaual é responsável pelo fornecimento de água e pelo tratamento de esgoto.
Como anfitrião do encontro, Emidio de Souza recebeu os prefeitos Rubens Furlan (PMDB), de Barueri; José Carlos Alves “Bananinha” (PT), de Pirapora do Bom Jesus; e representantes dos prefeitos Silvinho Peccioli (DEM), de Santana de Parnaíba; Sergio Ribeiro (PT), de Carapicuíba; Ruth Banholzer (PT), de Itapevi; e Braz Paschoalin (PSDB), de Jandira. Na foto da direita, o peemedebista Rubens Furlan conversa com o petista Emidio de Souza.

“Todos nós sabemos das nossas responsabilidades como prefeitos e sabemos muito bem o que cabe às prefeituras fazerem na área de saneamento básico. Agora, o que não podemos aceitar é essa responsabilidade que não é nossa de tratamento do esgoto como a Globo colocou no ar e nos cobrou. A Sabesp é a empresa especializada, que ganhou o direito de explorar os serviços de fornecimento de água, como também de tratamento do esgoto despejado no rio Tietê. Fazemos a nossa parte, enquanto a Sabesp não cumpre os seus compromissos”, informou Emdio.

Por sua vez, o prefeito de Barueri, Rubens Furlan foi enfático quanto à posição que os prefeitos vão tomar a partir de agora com relação à Sabesp. “Até agora, fomos muito leais com a Sabesp, mas, a empresa tem sido cruel com os municípios da região. Ainda bem que a Globo nos despertou. Agora a conversa vai ser mais forte e vamos aumentar mesmo o tom de voz. A Sabesp vai ter que se explicar, caso contrário, também em conjunto, vamos repensar se está valendo a pena esse contrato que a empresa tem com os municípios, mas não cumpre as metas estabelecidas”, reclamou Furlan.
Para Furlan, a Globo não agiu corretamente com os prefeitos, cobrando responsabilidade que são da Sabesp. “Mas, foi bom ela ter nos despertado para o sério problema do rio Tietê. Agora, vamos mostrar o que temos feito em termos de saneamento básico e vamos mostrar também que a Sabesp não tem cumprido os seus compromissos. E já que foi a Globo que levantou problema, ela terá que ir conosco até fim nessa empreitada, porque nós queremos ver o rio Tietê limpo e revitalizado".

Próxima reunião
Os prefeitos anunciaram também os próximos passos nessa luta para cobrar a Sabesp.Ficou acertado que a próxima reunião será realizada, em breve, na Câmara Municipal de Barueri, com a presença do presidente da Sabesp, dos prefeitos, vereadores e de técnicos da área de saneamento básico de todas as cidades envolvidas. Em seguida à reunião de Barueri, os prefeitos vão visitar a Estação de Tratamento da Sabesp em Barueri. “Vamos lá e vamos cobrar da Sabesp o porquê ela traz esgotos de outras regiões para tratar em nossa cidade e não trata o esgoto de Barueri e de nenhuma outra cidade da região”, cobrou Furlan.

Até mesmo o rompimento do contrato com a Sabesp não foi descartado pelos prefeitos. “Tudo vai depender dessa cobrança em conjunto que a partir de agora vamos fazer junto à Sabesp. Se não formos atendidos, acredito que não podemos descartar até mesmo um possível rompimento desse contrato, pois entendemos que a empresa estatal tem que cumprir com as suas responsabilidades”, finalizou Emidio. Fotos – Leandro Palmeira

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->