sexta-feira, junho 15, 2012

Rio + 20 e a responsabilidade de cada cidadão

Começou nesta semana, quarta-feira, 13, no Rio de Janeiro, e vai até o dia 22, a Rio+20, conferência da ONU, com o objetivo de discutir propostas que possam transformar o planeta em lugar melhor e mais seguro para se viver. Algumas das maiores autoridades do mundo, como o presidente Barack Obana, presidente dos Estados Unidos, e Angela Merkel, primeira-ministra da Alemanha, não vieram, demonstrando com isso pouco interesse pela questão ambiental.

O Rio Centro foi transformado em território da ONU e os olhos do mundo estão voltados para o Brasil, país que possui a maior floresta tropical da Terra, como também 11% de toda a água doce do planeta. Com todas as suas riquezas naturais e com esse manto verde que é Amazônia, o Brasil é considerado o pulmão do mundo e por isso desperta tanto interesse dos estrangeiros na preservação do meio ambiente.


Mas, infelizmente, essa preocupação fica apenas no campo teórico, sobretudo, pelos estrangeiros que não fizeram e nem fazem a lição de casa. Haja vista, que a Rio + 20 é realizada 20 anos após a Eco 92, ocasião em que foram tomadas várias medidas importantes, porém, pouca coisa prática foi feita durante essas duas décadas.


O próprio Brasil deixou de cumprir metas da Eco 92. O que se viu por aqui foi grande parte da floresta amazônica virar madeira comercial ou carvão, sendo transformada em campos de soja ou pasto de gado. Portanto, quando pensamos na preservação do meio ambiente global, devemos antes pensar em nossa própria casa, tanto como autoridades, quanto indivíduos.


Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira


e pelo Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->