domingo, dezembro 08, 2013

Livro-bomba de Tuma Jr pode abalar estruturas políticas do país

Se não pela veracidade dos fatos relatados (o que terá que ser provado), mas, muito mais pela gravidade das denúncias feitas, o livro  ”Assassinato de Reputações – Um Crime de Estado”, do ex-secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Junior, promete abalar as estruturas políticas do Brasil nos próximos meses. Com lançamento previsto para esta semana, o livro foi objeto de uma grande reportagem da revista Veja desta semana, que entrevistou Romeu Tuma Jr, e trouxe trechos dos principais temas abordados pelo autor.

Conforme a entrevista, são denúncias gravíssimas que envolvem o Partido dos Trabalhadores, o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e também ministros tanto do governo Lula como da presidente Dilma Rousseff. O livro traz, por exemplo, denúncias de que o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria da Presidência), que também foi ministro do Lula, tem envolvimento com o assassinato do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel. crime que Tuma Jr diz que “foi encomendado”; fala sobre uma “conta do mensalão no exterior (Ilhas Cayman)”; afirma que “havia uma fábrica de dossiês no PT para acabar com adversários políticos”; fala que  ”ministros do STF foram grampeados”; e por fim, o livro diz que “Lula era informante da Ditadura Militar”.

Romeu Tuma Jr, delegado de Polícia e filho do ex-delegado da Polícia Federal e ex-senador Romeu Tuma (já falecido), foi Secretário Nacional de Justiça, cargo que ocupou entre 2007 e 2010, durante o segundo mantado do presidente Lula. Em março de 2010, após investigações da Polícia Federal, Tuma Jr. foi exonerado do cargo acusado de envolvimento no esquema de contrabando de celulares falsificados comandado por Paulo Li.

Contudo, Tuma Jr diz à Veja que o seu livro, escrito com o jornalista Claudio Tognolli, “não é uma vingança pessoal”.  O livro, segundo o autor, é a forma que ele encontrou para contar a sua história. “E para que todos saibam o motivo pelo qual virei alvo do governo do PT”, diz Tuma Jr.

Mas, como um livro desses não deixa de ser um prato cheio para a oposição num ano pré-eleitoral, parlamentares oposicionistas já disseram que vão convocar ou convidar Romeu Tuma Junior a prestar esclarecimentos no Congresso sobre as graves denúncias que faz no livro. Quanto ao governo ou ao PT, nenhuma grande liderança do partido deu ainda declaração sobre o livro, mas, com certeza, nesta semana alguma liderança petista e também do governo  deverá se manifestar, até porque as denúncias são feitas por um ex-membro do governo Lula, que deve saber o que está falando  e que, no mínimo, deve também responder pelo que fala ou escreve.

Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br 
pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira
e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->