Quercia é reeleito presidente do PMDB paulista

A vitória de Quércia garantirá ao governador de São Paulo, José Serra (PSDB), o apoio do PMDB paulista nas eleições de 2010.
O PMDB nacional fechou um pré-acordo com o PT em torno da candidatura da ministra petista Dilma Rousseff (Casa Civil).
Nos últimos dias, entretanto, uma declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva irritou os peemedebistas, que já ameaçam retaliar com o lançamento de uma candidatura própria à Presidência. Lula sugeriu que o PMDB oferecesse a Dilma uma lista tríplice para ela escolher o nome do vice. Lula disse que o PMDB não tinha o direito de impor um nome.
Em São Paulo, até há um mês, Francisco Rossi estava do lado de Quercia e, tudo indicava, que ele apoiaria também a candidatura de José Serra. No entanto, nos últimos dias, Rossi, a convite do PT Nacional, via Michel Temer, resolveu disputar a presidência do Diretorio Estadual e, assim, na tentativa de viabilizar a sua candidatura ao governo do Estado. Como candidato, Rossi pretendia seguir o acordo nacional e formar um palanque para a candidata petista Dilma Roussef em São Paulo. Agora, com a derrota para Quércia, essa hipótese foi totalmente afastada.