Rodovias nos Estados Unidos e no Brasil
OPINIÕES E ARTIGOS - E-mail (renato1254@yahoo.com.br) Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira www.noticiasdepaz.com.br
Olá amigos! Boa noite!
Omissão
E, como todos sabem o que ocorre no período de verão no Brasil, com as fortes chuvas aumentando a cada ano, é impossível acreditar que as autoridades, eleitas para administrar nossas cidades, sejam pegas de surpresas, conforme muitos alegam. Portanto, a omissão das autoridades é uma das causas principais de tantas vítimas provocadas pelas fortes chuvas de verão.
Falta de planejamento
Além da omissão, outro fator que faz aumentar as mortes, é a falta de planejamento e a falta de investimentos em tecnologia e em obras de infraestrutura, como acontece em outros países que enfrentam terremotos e outros tipos de acidentes naturais. Ao longo dos anos, nossas cidades foram crescendo desordenadamente, agredindo o meio ambiente, com construções irregulares nas encostas e em mananciais.
Gastando errado
Em 2010, por exemplo, o governo Federal gastou 14 vezes mais recursos com gastos para socorrer as vítimas do que com a prevenção contra as enchentes. Conforme dados da ONG Contas Abertas, que monitora gastos públicos, o governo usou R$ 167,5 milhões com Prevenção e Preparação para Desastres, contra R$ 2,3 bilhões gastos com socorro e reconstrução de áreas e cidades destruídas.
Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira