segunda-feira, dezembro 30, 2013

Presente de grego: GM demite por telegrama

GM demite por telegramaNeste final de ano, com o clima festivo de Natal e à espera de um novo ano, nem todos os brasileiros estão felizes com o "presente" que receberam. É o caso de centenas de funcionários da General Motors, que foram demitidos por telegrama. No sábado, dia 28, a GM demitiu um novo grupo de funcionários da planta de São José dos Campos (SP) e anunciou o fechamento da linha de montagem de veículos de passageiros -conhecida como MVA - da unidade da empresa localizada no Vale do Paraíba.


Segundo informações do Sindicado dos Metalúrgicos, os funcionários, em férias coletivas, começaram a receber as cartas de demissão durante a manhã de sábado. A empresa não informou o número de funcionários desligados, mas o sindicato informou que a GM alegava que havia um excedente de aproximadamente 450 pessoas na planta de São José dos Campos.


Essa foi a segunda demissão em massa na unidade da GM na cidade paulista. Em março deste ano, a GM já havia demitido 598 trabalhadores. E, além das demissões em massa, em outubro, a empresa abriu um Plano de Demissão Voluntária (PDV), aceito por cerca de 300 funcionários. Segundo o sindicado, ao todo, mais de mil funcionários já foram desligados da GM no último ano por meio de PDVs.


No telegrama enviado aos funcionários, a General Motors informa que eles estão desligados da unidade já a partir do dia 31 de dezembro e que as verbas rescisórias serão pagas no dia 9 de janeiro pelo banco,  ou seja, dez dias após o desligamento da empresa. “Vamos entrar com uma ação judicial para anular essas demissões. É um absurdo a empresa fazer isso sendo que nessa semana firmou acordo com o governo federal para reduzir o IPI”, afirmou o presidente do sindicato, Antônio Ferreira de Barros, em matéria publicada no G1.


Íntegra da nota da GM:

- Conforme previsto no acordo trabalhista de 28 de Janeiro de 2013, com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, a GM comunica o encerramento das atividades da linha de montagem de veículos de passageiros (conhecida como MVA) ao final de dezembro de 2013.
É importante lembrar que a GM, desde 2008, negociou com o sindicato novos investimentos que permitiriam a aprovação de novos projetos para a fábrica, chegando inclusive a contar com o apoio da sociedade civil joseense, mas não obteve sucesso.  Foram usadas todas as alternativas trabalhistas, como férias coletivas, plano de demissão voluntária, layoff e licença remunerada, para minimizar impactos para nossos trabalhadores.

Diante disso e com o objetivo de viabilizar seu programa de investimentos no Brasil, a empresa optou por aprovar os novos projetos previstos no plano para renovação do portifólio, no valor de R$ 5,7 bilhões, para as outras unidades que mantem no país, a saber:

·         São Caetano do Sul (SP) e Gravataí (RS), que foram modernizadas, ampliadas e receberam cinco novos modelos.
·         Construção de um novo complexo na cidade de Joinville (SC) para produção de motores e cabeçotes.
·         Investimentos complementares em nossa fábrica de Mogi das Cruzes (SP) e no Centro Logístico Chevrolet de Sorocaba (SP).

Assim, no final de julho de 2012, com o encerramento da produção dos modelos Corsa, Meriva e Zafira, a continuidade das operações da fábrica de automóveis tornou-se inviável.

Por outro lado, a GM confirma que o seu Complexo Industrial de São José dos Campos, continuará a contar com outras sete fábricas, uma de comerciais leves (onde é produzida a picape S10 e o Trailblazer), duas de motores, uma de transmissões, uma estamparia, uma linha de injeção e pintura de peças plásticas e uma linha voltada aos produtos de exportação - CKD (Completely Knocked Down - veículos completamente desmontados).

A GM reafirma seu compromisso de continuar investindo em suas operações no Brasil.

Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br

pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira 

quinta-feira, dezembro 26, 2013

Evangélicos projetam 30% de aumento da bancada em 2014

Eventos evangélicosPara a Frente Parlamentar Evangélica da Câmara dos Deputados, 2014 será um ano próspero. Os líderes evangélicos projetam um crescimento de 30% da bancada após as eleições de 2014. E, se confirmada essa expectativa, o número atual de 73 parlamentares passará para 95 representantes , o que significará uma ocupação de algo em torno de 18% das cadeiras disponíveis na Câmara dos Deputados. A bancada evangélica é considerada uma das mais influentes no Congresso. Nas eleições de 2010, por exemplo, temas considerados fundamentais aos evangélicos, como o aborto, pautaram a disputa entre Dilma Rousseff (PT) e Jose Serra (PSDB).

E neste ano, os evangélicos, tanto no Congresso, como fora dele, já demostraram também a sua força, como foi a luta contra a aprovação do PL 122, que defende temas como o casamento gay e também criminaliza quaisquer opiniões contra a prática homossexual, considerando-as como crime de homofobia. Na semana passada, o PL foi sepultado pela maioria dos senadores.

Eventos evangélicos 2“A presença dos evangélicos nunca foi tão grande. O debate pautado pelo grupo cresceu em eleições e no Legislativo”, afirma a cientista política e professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Maria do Socorro Sousa Braga. Segundo o IBGE, os evangélicos representam atualmente 22% de toda a população brasileira.
Mesmo sem falar em candidatura à Presidência da República com o apoio da bancada, o deputado João Campos (PSDB-GO), presidente da Frente Parlamentar Evangélica, afirma que o grupo não deve abrir mão de posicionamentos cristãos. “Sou do PSDB e meu candidato é o Aécio, mas não vou proteger ele. Todos os temas relacionados à defesa da vida, da família natural, à liberdade religiosa, que são valores da sociedade, os candidatos terão que se posicionar”, diz.

A presença de evangélicos na política – assim como a de católicos ou espíritas –  não é novidade no mundo. Partidos de inspiração cristã existem em países como Suíça, Inglaterra e Holanda sem que isso signifique qualquer ameaça à democracia. Por exemplo, a mulher mais poderosa da Europa, a primeira-ministra alemã, Angela Merkel, pertence à tradicional União Democrata-Cristã de seu país. A Alemanha também tem como presidente o independente Joachim Gauck, um conhecido pastor luterano. O maior partido do Parlamento Europeu, o European People’s Party, é composto fundamentalmente por democratas-cristãos.

E a realização de eventos religiosos em Casas Legislativas também não é novidade. Assim como os cultos na Câmara dos Deputados, a realização de eventos religiosos no Congresso dos Estados Unidos é comum desde a época de Thomas Jefferson. O movimento abolicionista surgiu na Inglaterra, organizado por um grupo de doze protestantes. A campanha dos direitos civis nos Estados Unidos teve como líder o pastor batista Martin Luther King.

No Congresso, outro fato que chama a atenção na bancada evangélica é a sua facilidade de organização. Apesar de pertencerem a partidos diferentes, os parlamentares evangélicos se articulam na defesa de suas bandeiras, por exemplo, contra a legalização do aborto, o casamento gay, a eutanásia e a liberação das drogas. A favor, eles são, basicamente, da ampla liberdade religiosa. No total, os evangélicos representam 14,2% dos deputados e 5% dos senadores.

Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br
pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira
e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

Vereador Val, de Itapevi, morre ao 41 anos




O sepultamento será nesta quinta às 13h.
Morreu nesta quarta-feira o vereador de Itapevi Roberval Luiz Mendes da Silva, 41, mais conhecido como Val.
Muito jovem, Roberval Luiz Mendes da Silva, o Val do PP, segundo informações estava internado há dias no hospital Nova Vida, sendo então transferido para a UTI do Hospital Geral de Itapevi, vítima de bronquiopneumonia.
O Quintal da Notícia tem informação, ainda não confirmada, que outro comprometimento do óbito teria sido Acidente Vascular Encefálico.
O vereador Val era membro da 1ª Igreja Batista de Itapevi, onde está sendo velado no momento.
Val era presidente da Comissão de Justiça e Redação e também ficou famoso na cidade por ter sido jogador profissional do União São João Esporte Clube).  Val também era atuante da 1ª Igreja Batista em Itapevi.
O vereador era do Partido Progressista (PP) e estava no seu segundo mandato.
O velório acontece na 1ª IGREJA BATISTA EM ITAPEVI – Rua Joaquim Nunes, 79 – Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4142-3867 (telefone da Igreja).
O enterro será no Cemitério Municipal – rua Gaudêncio Barbosa, 486, Jardim Julieta (telefone 4141-8817). Val tinha 41 anos apenas. (Márcio Silvio com atualização de Néo Correia)

VEJA A SEGUIR NOTA DE PESAR DA CÂMARA MUNICIPAL ASSINADA PELO PRESIDENTE PROF. PAULINHO:
Em nome dos vereadores, do Prefeito Jaci Tadeu da Silva e dos servidores da Câmara Municipal de Itapevi, expresso imenso pesar e profundas condolências aos amigos e familiares pelo falecimento, nesta data (25/12/2013), do estimado VEREADOR ROBERVAL LUIZ MENDES DA SILVA (VEREADOR VAL). Vereador nas legislaturas 2009/2012 e 2013/2016, Val foi um precioso amigo de todas as horas. Presidente da Comissão de Justiça e Redação, função que desempenhou sempre com brilhantismo e dedicação, Val foi para nós um símbolo em vida e será para sempre uma referência para todos que acreditam na política enquanto instrumento para a valorização da vida, em especial dos menos favorecidos. Enfim, seu legado de luta e fé continuará latente no coração de todos nós. A sua morte enlutece não apenas a cidade de Itapevi, mas a todos que o conheceram também como ex-jogador profissional (União São João Esporte Clube) e como membro atuante da 1ª Igreja Batista em Itapevi. (Com informações do Quintal da Notícia - www.quintaldanoticia.com.br)

segunda-feira, dezembro 23, 2013

Morre dom Francisco vieira, bispo emérito de Osasc

Dom FranciscoNa manhã desta segunda-feira 23, antevéspera do Natal, morreu o bispo emérito de Osasco (SP), dom Francisco Manuel Vieira, aos 88 anos.  O bispo Francisco estava internado há aproximadamente dois meses, após sofrer um AVC.


Dom Francisco era natural de Rio Tinto - Porto - Portugal, onde nasceu em outubro de 1925. Ele foi ordenado presbítero em dezembro de 1952,  na cidade de São Paulo, onde também foi ordenado bispo em janeiro de 1975.


Dom Francisco foi bispo auxiliar de São Paulo na região episcopal Osasco, de 1975 a 1989; procurador geral da mitra arquidiocesana de São Paulo, de 1975 a 1989; presidente da Comissão Regional de Presbíteros, de 1982 a 1986. Seu lema era “In Virtute dei” (Pela Força de Deus).


Segundo o coordenador da Pastoral da Comunicação da diocese de Osasco, padre Emerson Pedroso, nesta segunda-feira, a partir das 15h, foram realizadas missas a cada uma hora e meia. A missa exequial será amanhã, terça-feira,  às 14h30, seguida do sepultamento na cripta da Catedral Santo Antônio, em Osasco. (Com informações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil)


Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br

pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

sexta-feira, dezembro 20, 2013

IPTU - STF nega pedido de Haddad e não permite aumento

São PauloDepois da liminar da Justiça de São Paulo, que suspendeu o reajuste abusivo do IPTU na Capital, agora, foi a vez do Supremo Tribunal Federal também se posicionar contrário o reajuste proposto pelo prefeito Fernando Haddad (PT). Nesta sexta-feira, 20, o presidente do STF, Joaquim Barbosa, negou  o pedido da Prefeitura paulistana que solicitava a cassação da liminar.  Haddad entrou com o pedido no STF, mesmo após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) ter negado a suspensão da liminar na quarta-feira, 18.


No recurso anterior, apresentado ao STJ, os advogados da Prefeitura argumentavam que a liminar causaria graves danos à economia e à ordem pública na Capital paulista. No pedido, a Prefeitura afirma que "a cidade amargaria prejuízo estimado em R$ 800 milhões no primeiro ano e somaria até R$ 4,2 bilhões de perdas em repasses federais, estaduais e operações de crédito".


Ao negar o pedido, Joaquim Barbosa afirmou: “Ante o exposto, sem prejuízo de exame aprofundado dos argumentos de fundo no momento oportuno, ou se houver mudança no quadro fático-jurídico que recomende dar-se latitude à jurisdição do Tribunal de Justiça de São Paulo, nego seguimento aos pedidos de suspensão de liminar”, diz Barbosa em sua decisão.

Reajuste

Pelo projeto aprovado e agora negado pela Justiça, quem tiver aumento maior do que 20% no IPTU terá o reajuste diluído em até três anos. Assim, o aumento real será de até 20% em 2014, 10% em 2015 e mais 10% no ano seguinte, sem aplicar inflação do período.
Com as travas para o aumento, se um dono de um imóvel residencial que pagou um IPTU de R$ 1.000 em 2013 sofrer um reajuste a partir de 40%, pagará R$ 1.200 em 2014, R$ 1.320 em 2015 e R$ 1.452 em 2016. Na prática, o aumento total chegaria a 45,2%. Para imóveis comerciais, o reajuste poderia chegar a mais de 70%.


Correção inflacionária
H0je, à tarde, em nota, a prefeitura de São Paulo afirmou que já foi  notificada da decisão do STF, acrescentando que “lamenta a manutenção da liminar do Tribunal de Justiça de São Paulo que suspende os efeitos da lei aprovada pelo Legislativo e sancionada pelo Executivo, que reduz a alíquota do IPTU na cidade”.


Na nota, o governo municipal de São Paulo afirmou que irá “enviar os boletos do IPTU 2014 com a correção inflacionária de cerca de 5,6% para todos os contribuintes pagantes, sem diferenciação”. “Caso a lei não tivesse sido suspensa pela liminar, o reajuste do IPTU seria diferenciado por tipo de imóvel (residencial em média 10,7% e comercial em média 31,4%) e por localização (por exemplo, os distritos do Parque do Carmo e do Campo Limpo teriam reduções médias de 12,1% e 2,7%, respectivamente), o que beneficiaria a população mais pobre da cidade”, diz a prefeitura.


Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br
pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira
e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

quinta-feira, dezembro 19, 2013

Ponte móvel para pedestres e ciclistas no rio Pinheiros


Ponte móvel Pinheiros BayerA cidade de São Paulo acaba de ganhar mais uma linda obra na zona Sul. Trata-se de uma ponte móvel para ciclistas e pedestres sobre o rio Pinheiros, construída pela iniciativa privada. A ponte, que liga a região do Socorro à estação do Metrô de Santo Amaro, linha 5-lilás, foi inaugurada nesta quarta-feira, 18, pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).

A bela ponte móvel, que não custou nenhum centavo público, foi construída pela empresa Bayer e, segundo informações, custou R$ 5 milhões. Ela passa sobre o rio Pinheiros, próximo ao canal Guarapiranga.

Ponte móvel Pinheiros Bayer 2Construída sobre duas bases, que representam vitórias-régias, a pista da ponte pode ser movida e dobrada em duas partes permitido, assim, a passagem de embarcações no local.

A obra possibilita a ligação dos dois trechos da nova ciclovia de 2,8 km, também inaugurada na quarta-feira. Esse novo trecho de ciclovia fica entre as pontes do Socorro e João Dias, às margens do rio Pinheiros.

No entanto, essa nova pista não tem ligação com a ciclovia mais antiga da CPTM. Com 21,5 km, a antiga ciclovia fica na outra margem do Pinheiros. Segundo Geraldo Alckmin, o governo do estado está estudando a possibilidade de se construir uma passarela ligando os dois trechos de ciclovia.

Acompanhe Renato Ferreira também Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br
pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira
e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

quarta-feira, dezembro 18, 2013

PIB: Osasco e Barueri estão entre as 20 cidades mais ricas do país

Osasco - viaduto metálicoDe acordo com os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados nesta terça-feira, 17, as cidades de Osasco e Barueri, na região Oeste da Grande São Paulo, estão entre as 20 cidades mais ricas do Brasil. Em relação a 2010, Osasco (foto ao lado) passou da 12ª para a 11ª posição no ranking nacional e continua como a 4ª cidade de maior economia no estado de São Paulo.

BarueriJá a cidade de Barueri (foto ao lado) com um PIB de R$31,93 bilhões, manteve a 16ª posição no ranking nacional e a 5ª do estado. Porém, mesmo mantendo o mesmo posto,  Barueri registrou maior taxa de aumento que Osasco no indicador, cujo aumento foi de 15% sobre os R$27,7 bilhões registrados  em 2010.
Ainda segundo os dados do IBGE, excluindo-se as Capitais, Osasco e Barueri figuram entre  as 11 primeiras cidades  do país, que se destacam na geração individual de mais de 0,5% do PIB nacional. Isso significa 8,7% da renda do País, cujo crescimento engloba os avanços dos setores da Indústria e de Prestação de Serviços. Além das duas cidades da região Oeste, fazem parte desta lista as cidades de Guarulhos, Campinas, Campos dos Goytacazes (RJ), São Bernardo do Campo, Santos, Betim (MG), Duque de Caxias (RJ) e São José dos Campos.

À frente de Capitais
Com o PIB de R$ 39,28 bilhões em 2011, Osasco registrou um aumento de 8% em relação a ao ano anterior, que foi de R$ 36,30 bilhões. O PIB significa a soma de todos os bens e serviços produzidos em cada município brasileiro, cujo resultado é apurado anualmentee pelo IBGE.

E com esse PIB, Osasco aparece à frente de Capitais como Salvador, Recife, Vitória e Goiânia, dentre outras. Estão à frente de Osasco, apenas São Paulo, Rio de Janeiro,Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Manaus e Fortaleza, além de Guarulhos e Campinas.  Na região Sudeste, Osasco ocupa a 6ª colocação à frente de Vitória, capital do Espírito Santo. Já no ranking estadual, Osasco manteve o 4° lugar, ficando atrás apenas da Capital, Guarulhos e Campinas. E há de se destacar também que todas as Capitais, à frente de Osasco, já recebera recursos para obras da Copa do Mundo, que refletem em todos os setores da economia, assim como Guarulhos e Campinas, que também receberam recursos para obras de reforma e adequação, respectivamente, dos aeroportos de Cumbica e Viracopos.

Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br

pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira
e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

quinta-feira, dezembro 12, 2013

João Paulo lança revista para mostrar sua inocência


Com o objetivo de negar qualquer participação ou crime e provar sua inocência na Ação Penal 470 – o chamado mensalão – o deputado Federal, João Paulo Cunha (PT-SP), lançou nesta quarta-feira, 11, na Câmara dos Deputados, com a presença de dezenas de parlamentares e amigos, uma revista negando todas as acusações feitas contra ele pela Procuradoria-Geral da República e aceitas pelo ministro Joaquim Barbosa, relator do processo. Condenado por peculato, lavagem de dinheiro e corrupção passiva, João Paulo mostra na revista, de forma didática, as "acusações" e "a verdade" dos fatos, segundo ele, além de diversos documentos, relatórios e publicações da imprensa que reforçariam os seus argumentos contra o que o deputado chama de um "julgamento midiático”.

No caso, por exemplo, da acusação referente ao Contrato de Publicidade na Câmara, a revista traz:
ACUSAÇÃO: 
Segundo o ministro-relator, “a decisão 
de abrir uma nova licitação foi, 
efetivamente, tomada pelo réu João 
Paulo Cunha”. Procede essa afirmação?”

A VERDADE:
 ”Não! Legalmente, a Câmara não poderia realizar uma 
nova prorrogação do contrato de publicidade em vigor 
com a Denison. Então, a Secretaria de Comunicação 
(SECOM) da Câmara dos Deputados, através de seu 
Diretor, solicitou a abertura de uma nova licitação.”

Sobre o saque de R$ 50 mil no Banco Real, a revista diz:
ACUSAÇÃO:
O ministro-relator afirmou que o Deputado João Paulo Cunha 
“negou ter recebido qualquer quantia”, mas, depois “mudou sua 
versão inicial”. A afirmação do ministro-relator é “a de que ela 
(Sra. Márcia, esposa do Deputado João Paulo Cunha) teria ido 
àquele banco (Rural) para pagar uma fatura de TV a cabo”. Houve 
então uma versão inicial que depois foi mudada?”

A VERDADE:
“Não. Márcia Regina Milanesio Cunha era assinante da TVA. Na ocasião,
o banco da compensação era o Rural. A única agência em Brasília era
aquela. O valor da fatura do mês de setembro de 2003 veio diferente dos
meses de agosto e outubro de 2003 (confira nos documentos ao lado). Esta
pendência a própria TVA pediu para tentar solucionar em qualquer agência.
E foi assim que a esposa de João Paulo Cunha “foi tentar resolver um
problema na conta de TV a cabo”, conforme descrito em ofício enviado
pelo deputado à CPMI dos Correios. Portanto, o deputado nunca disse que
sua esposa Márcia foi “àquele banco pagar uma fatura de TV a cabo”,
como afirma o ministro-relator, que não leu os autos e nem o ofício
enviado por João Paulo Cunha à CPMI dos Correios, e repetiu o que ouviu
por setores da imprensa. Neste ofício, João Paulo não mencionou esse
dinheiro porque estava seguro que eram recursos do PT.”

Ainda sobre o saque:
ACUSAÇÃO:
Então, por que a Sra. 
Márcia foi buscar o 
dinheiro no Banco Rural?

A VERDADE:
“O dinheiro solicitado a Delúbio Soares, (tesoureiro do PT 
Nacional) foi disponibilizado nessa agência. Márcia estava 
tão segura da correção e que os recursos eram do PT que se 
identificou, tirou cópia do documento e assinou o recibo.
No depoimento de Delúbio Soares, fica confirmado que 
ele pediu a Marcos Valério para disponibilizar a quantia. 
No depoimento de Marcos Valério, confirma-se que ele 
recebeu e atendeu a um pedido de Delúbio. Ou seja, não há 
contradição nos depoimentos dos dois, que atestam que um 
pediu e o outro disponibilizou os recursos para as pesquisas.”

Já no final da revista, antes de publicar, com imagens,
diversos momentos de sua carreira política, a revista de João Paulo diz:
“Para provar que João Paulo não praticou nenhuma 
ilegalidade, em quantos fóruns jurídicos e políticos 
forem necessários, lá estará se manifestando a voz de 
um coletivo que tem uma história de mais de trinta anos 
de um mandato democrático e popular. Um mandato 
parlamentar atuante que se expressa nas lutas 
democráticas, pela garantia de direitos, pela inclusão 
Social e melhoria da qualidade de vida dos brasileiros. 
Bem como, em inúmeras conquistas sociais, políticas 
e econômicas, que ficarão marcadas para sempre na 
forma de melhorias em várias cidades do Estado de 
São Paulo.”

Acompanhe Renato Ferreira também no Blog: www.renatojogoaberto.blogspot.com
pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira
e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

quarta-feira, dezembro 11, 2013

Carvalho diz que vai processar Tuma Jr

Uma das autoridades petistas citadas no livro “Assassinato de Reputações”, de Romeu Tuma Júnior, o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, afirmou nesta terça-feira, 10, em nota oficial que vai processar o autor do livro para que ele prove na Justiça o que afirma no livro.

Dentre outras denúncias, contra outras lideranças petistas, Tuma Jr, que foi secretário nacional de Justiça, no segundo mandato de Lula, disse ter ouvido de Gilberto Carvalho a confissão de que “recursos arrecadados em Santo André na gestão do prefeito Celso Daniel” , sequestrado e morto, “eram para financiar campanhas eleitorais do Partido dos Trabalhadores”.

Indignado com essas afirmações de Tuma Jr, Gilberto Carvalho, afirmou:  ”Repudio as acusações absolutamente falsas do senhor Romeu Tuma Júnior. Vou processá-lo imediatamente, para que ele responda na Justiça pelas calúnias que fez contra mim”, disse o ministro.

Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br 
pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira
e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

segunda-feira, dezembro 09, 2013

Grande público prestigia a posse de Emidio na presidência do PT paulista

Nesta segunda-feira, dia 9, o ex-prefeito de Osasco, Emídio de Souza, tomou posse na presidência do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores de São Paulo, numa grande festa realizada na Casa de Portugal, no bairro da Liberdade. A festa petista contou com a presença de milhares de militantes e também de centenas de lideranças do partido, como o presidente nacional da sigla, Rui Falcão, os prefeitos de São Paulo, Fernando Haddad, e de Osasco, Jorge Lapas, dentre outros. Esteve presente também o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pré-candidato do PT ao governo do estado.

O Quintal da Notícia e este Jogo Aberto estiveram presentes, onde acompanharam a coletiva do novo presidente do PT paulista e também entrevistaram diversas autoridades, que falaram de suas expectativas do PT de São Paulo, agora sob o comando de Emídio de Souza. Acompanhe nesta terça-feira, 10,  no Quintal da Notícia (www.quintaldanoticia.com.br ), essas entrevistas e veja como foi mais esta festa petista em São Paulo, num trabalho realizado pelos jornalistas Néo Correia e Renato Ferreira.

Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br
pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira
e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

Helicóptero da coca continua agitando a política e a polícia

O fato ocorreu no dia 24 de novembro, mas, continua agitando os meios políticos e policiais do Brasil. Também não é pra menos. Naquele dia, a Polícia Federal apreendeu numa fazendo do Espírito Santo um helicóptero com 445 quilos de cocaína pura. Só que para surpresa geral, quem estava na aeronave com quase meia tonelada da droga não eram traficantes já conhecidos da polícia e, sim, um assessor de um deputado estadual de Minas Gerais. Logo após o flagrante, a Polícia Federal descobriu que o helicóptero pertence à família do senador Zezé Perrella (PDT-MG)– foto do alto - e era pilotado por Rogério Almeida Antunes, funcionário da Assembleia Legislativa de Mina e assessor do deputado estadual Gustavo Perrella (segunda foto em destaque) filho do Zezé Perrela. O senador é também ligado a esporte. Ele é ex-presidente do Cruzeiro de Belo Horizonte, campeão nacional de 2013.

Agora, além das investigações que estão sendo feitas pela Polícia Federal e de todas as iniciativas tomadas tanto na Assembleia Mineia, como também no Congresso Nacional, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também vai investigar a situação do helicóptero apreendido com essa montanha de droga. E, conforme a legislação brasileira, a aeronave, modelo  Robinson 66 e avaliada em R$ 3 milhões, poderá ser leiloada.

A lei 11.343/06 determina que bens apreendidos em ações de traficantes poderão ser leiloados e o valor deve ser revertido para tratamento de dependentes químicos e na repressão destes crimes. No entanto, será o juíz, que cuida da denúncia, que vai determinar o leilão ou não. Porém, o proprietário ainda poderá tentar reaver o bem, entrando com recurso no Tribunal de Justiça e no Superior Tribunal de Justiça. Após o trânsito em julgado do processo, quando não há mais possibilidade de recurso, a aeronave é entregue à Receita Federal. Todo esse procedimento deve ser concluído ainda neste mês de dezembro.

Em Minas, os deputados querem saber se o helicóptero com a coca foi abastecido com dinheiro público, já que o deputado Gustavo Perrella recebe verba de combustível e, normalmente, abastecia a aeronave da família com esses recursos públicos. No Senado, Zezé Perrella fez discurso emocionado, disse que a sua família não tem nada a ver com esse crime e chegou a aconselhar o filho a abandonar a política depois desse caso.
Em depoimento na Polícia Federal, o piloto Rogério Almeida Antunes disse que foi contratado para transportar a droga pelo co-piloto da areonave, Alexandre José de Oliveira Junior, também preso. Segundo a PF, Alexandre é proprietário de uma escola de pilotos, com sede no Campo de Marte, em são Paulo. Há informações também de ele usava suas aeronaves no transporte de drogas do narcotráfico. Alexandre disse ainda que a cocaína pertence a uma pessoa chamada Harley, mas que não tem informação sobre a identificação ou localização dele.

No campo político, o caso estremeceu relações partidárias. O senador Zezé Perrela é do PDT, pertence a um partido da base governista da presidente Dilma Rousseff (PT), mas, como é notório sempre teve relações estreitas com o senador Aécio Neves (PSDB-MG), ex-governador e pré-candidato à Presidência da República. Seu filho Gustavo é do partido Solidariedade, fundado pelo deputado Federal Paulinho da Força, e pertence à base de apoio do governador Antonio Anastasia (PSDB-MG). Na semana passada, o deputado Federal Fernando Francischini, líder do Solidariedade na Casa, pediu o afastamento de Perrela do partido, alegando que ele causou constrangimento à legenda.

Rota
Conforme o depoimento do piloto Alexandre à PF, o plano de voo não foi registrado, mas ele deu detalhes da rota. Segundo Rogério Antunes, o helicóptero saiu com a carga de uma cidade próxima a Avaré, em São Paulo.  Fez uma escala para abastecer no Campo de Marte, na capital paulista.

De lá, foi para a cidade mineira de Divinópolis, na mesma região onde fica a sede da empresa Limeira Agropecuária, da família de Gustavo Perrella. E seguiu para a fazenda em Afonso Cláudio, no Espírito Santo, onde acabou descoberto pela polícia.

Na sexta-feira passada,  a Agência Nacional de Aviação Civil informou que iniciou um processo adminsitrativo para investigar o uso ilegal da aeronave. Segundo a Anac, o helicóptero só tinha autorização para voos particulares e não podia ser fretado.

Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br 
pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira
e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

domingo, dezembro 08, 2013

Livro-bomba de Tuma Jr pode abalar estruturas políticas do país

Se não pela veracidade dos fatos relatados (o que terá que ser provado), mas, muito mais pela gravidade das denúncias feitas, o livro  ”Assassinato de Reputações – Um Crime de Estado”, do ex-secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Junior, promete abalar as estruturas políticas do Brasil nos próximos meses. Com lançamento previsto para esta semana, o livro foi objeto de uma grande reportagem da revista Veja desta semana, que entrevistou Romeu Tuma Jr, e trouxe trechos dos principais temas abordados pelo autor.

Conforme a entrevista, são denúncias gravíssimas que envolvem o Partido dos Trabalhadores, o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e também ministros tanto do governo Lula como da presidente Dilma Rousseff. O livro traz, por exemplo, denúncias de que o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria da Presidência), que também foi ministro do Lula, tem envolvimento com o assassinato do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel. crime que Tuma Jr diz que “foi encomendado”; fala sobre uma “conta do mensalão no exterior (Ilhas Cayman)”; afirma que “havia uma fábrica de dossiês no PT para acabar com adversários políticos”; fala que  ”ministros do STF foram grampeados”; e por fim, o livro diz que “Lula era informante da Ditadura Militar”.

Romeu Tuma Jr, delegado de Polícia e filho do ex-delegado da Polícia Federal e ex-senador Romeu Tuma (já falecido), foi Secretário Nacional de Justiça, cargo que ocupou entre 2007 e 2010, durante o segundo mantado do presidente Lula. Em março de 2010, após investigações da Polícia Federal, Tuma Jr. foi exonerado do cargo acusado de envolvimento no esquema de contrabando de celulares falsificados comandado por Paulo Li.

Contudo, Tuma Jr diz à Veja que o seu livro, escrito com o jornalista Claudio Tognolli, “não é uma vingança pessoal”.  O livro, segundo o autor, é a forma que ele encontrou para contar a sua história. “E para que todos saibam o motivo pelo qual virei alvo do governo do PT”, diz Tuma Jr.

Mas, como um livro desses não deixa de ser um prato cheio para a oposição num ano pré-eleitoral, parlamentares oposicionistas já disseram que vão convocar ou convidar Romeu Tuma Junior a prestar esclarecimentos no Congresso sobre as graves denúncias que faz no livro. Quanto ao governo ou ao PT, nenhuma grande liderança do partido deu ainda declaração sobre o livro, mas, com certeza, nesta semana alguma liderança petista e também do governo  deverá se manifestar, até porque as denúncias são feitas por um ex-membro do governo Lula, que deve saber o que está falando  e que, no mínimo, deve também responder pelo que fala ou escreve.

Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br 
pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira
e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

sábado, dezembro 07, 2013

Lapas dá início a mega projeto de urbanização na zona Norte de Osasco

Jardim Santa Rita - Lapas máquinaNa manhã deste sábado, dia 07, o prefeito de Osasco Jorge Lapas  deu início às obras de um dos maiores projetos da administração municipal em termos de desenvolvimento para a zona Norte da cidade. Trata-se das obras de urbanização integrada do Jardim Santa Rita, que contará com obras viárias e de habitação.


Realizado em parceria com o governo Federal, esse mega projeto de urbanização contará com a construção de moradias que vão beneficiar cerca de mil famílias da região, sobretudo, de famílias que vivem numa área vizinha ao cemitério Parque dos Girassóies. Faz parte também do projeto a implantação de um piscinão antienchente, contenção de encostas, criação de novo sistema viário com três novas avenidas e também de um CEU das Artes com quadra poliesportiva, teatro, além de pistas de skate e de caminhada.

Jardim Santa Rita - LapasUm grande público, formado por moradores da região, participou do evento. Estiveram presentes também diversos vereadores, secretários municipais e o ex-prefeito de Osasco, Emídio de Souza, que na próxima segunda-feira, dia 9, tomará posse como o novo presidente estadual do PT. (Fotos: Facebook)

Acompanhe Renato Ferreira no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br 
pelo Twiiter: www.twitter.com/orenatoferreira
e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->