domingo, agosto 31, 2014

Relatora da ONU culpa governo do Estado pela crise hídrica em SP

No sistema Cantareira, a Sabesp já usou pela segunda vez o volume morto para tentar manter o abastecimento para 9 milhões de pessoas

Para a relatora das Nações Unidas (ONU) na questão da água, a portuguesa Catarina de Albuquerque, a grave crise hídrica em São Paulo é de responsabilidade do governo do Estado. "E não sou a única a achar isso", destaca Catarina.


Catarina de Albuquerque, relatora da ONU para a questão da água – Foto: (Eduardo Anizelli/Folhapress)

Ela esteve no Brasil em dezembro de 2013, a convite do governo Federal. E, agora, de volta ao país, Catarina de Albuquerque participou, na semana passada, de um debate sobre a crise da água em Campinas, onde também concedeu uma entrevista à Folha de S.Paulo. Sobre o problema específico de São Paulo, ela disse que "é necessário que os governos se prepararem para a escassez, planejando em tempos de abundância". Ela citou ainda que em Singapura, Japão e Suíça, "a água do esgoto, tratada, é misturada à água comum e, contudo, é de excelente qualidade. Temos de olhar o esgoto como recurso", enfatizou.


Sobre as grandes obras nessa área, como a transposição do rio São Francisco ou do sistema Cantareira, a relatora da ONU disse que obras menores são mais importantes e úteis para enfrentar a crise. "Por várias razões, há uma atração pelas megaobras nos investimentos em temos de água e esgoto, não só no Brasil. Mas, muitas vezes, elas não beneficiam as pessoas que mais precisam de ajuda. E para isso são necessárias obras de pequena escala, que, no entanto, são menos 'sexy' para serem anunciadas", criticou Catarina Albuquerque.


Por outro lado, a gestão de Geraldo Alckmin (PSDB) nega que faltem investimentos ou que houve falhas para enfrentar a crise. O governo tucano atribui a crise à falta de chuvas nos últimos anos, classificada como "inimaginável" e "excepcional".


Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br

sábado, agosto 30, 2014

Eco-ônibus de Osasco é reformado pela Prefeitura

O prefeito Jorge Lapas e o secretário Carlos Marx (SEMA) entre os alunos, durante a entrega do ônibus reformado

Nesta quinta-feira, 28, a Prefeitura de Osasco, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente (SEMA) e de Educação (SED), fez a entrega do Eco-ônibus totalmente reformado. Isso demonstra toda a preocupação da Administração Municipal com o ensino em Osasco e também em criar na rede de ensino municipal a cultura de preservação dos recursos naturais. Na ocasião, o prefeito Jorge Lapas vistoriou o ônibus que recebeu nova pintura, reforma do estofado, além da readequação ao transporte de crianças.
 
 
O eco-ônibus é muito importante para a conscientização em prol da natureza, uma vez que ele promove a viagem de estudantes a diversos pontos de estudo sobre o meio ambiente em Osasco. Cerca de 30 alunos da quarta série da Cemeief Maria Tarcilla Fornasaro Melli, que usam o ônibus para ir ao curso de Agricultura ministrado no Parque Chico Mendes, no Jardim Bussocaba, também participaram da entrega do novo veículo. Eles demonstraram muita alegria em participar do evento por poderem contar com esse meio de transporte, agora, reformado e muito mais confortável.


“Estamos apreciando essa parceria entre a SEMA e a Secretaria de Educação. O tema “Agricultura familiar: garantindo uma alimentação segura, saudável e sustentável” é desenvolvido em sala de aula, e hoje, iremos colocar em prática as teorias exploradas na escola. Para isso contamos com o Eco-ônibus que transportará as crianças até o parque para desenvolver esse trabalho”, disse a coordenadora pedagógica da escola, Cibeli do Carmo Castello. 



O Eco-ônibus faz parte do programa de educação ambiental da SEMA e tem, entre outros, o objetivo de realizar atividades de educação ambiental nos parques de Osasco com alunos e professores de todas as escolas municipais. As turmas são monitoradas diariamente e acompanhadas pela equipe de gestão ambiental da Secretaria. Os monitores apresentam às crianças locais como viveiros de mudas de árvores, minhocário, sala verde, além de passeios instrutivos destacando a biodiversidade dos espaços ao ar livre no município.

 
Os interessados em participar do projeto devem entrar em contato com Gabinete da Secretaria do Meio Ambiente e também pelo site da Prefeitura: www.osasco.sp.gov.br e acessar o link da SEMA. (Informações de Mariana Sales - Fotos: Filipe Nunes SECOM/PMO)
 


Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br 

sexta-feira, agosto 29, 2014

Blog do Zé Dirceu desmente artigo do jornalista Fernando Rodrigues


Nesta sexta-feira, 29, o blog do ex-ministro da Casa Civil de Lula, José Dirceu (foto), desmentiu o artigo publicado pelo jornalista Fernando Rodrigues, do UOL e da Folha de S.Paulo, onde o jornalista afirma em seu blog que o ex-ministro teria feito análises das eleições e afirmado que a iminente vitória de Marina Silva (PSB) é culpa da presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT). No artigo, o jornalista diz também o ex-ministro compara Marina com o Lula e a chama de "o Lula de saias".


Veja a íntegra do texto publicado no blog de Zé Dirceu: 


- "Há pouco lemos em um dos mais importantes portais brasileiros, artigo do jornalista Fernando Rodrigues, intitulado “Zé Dirceu sobre Marina Silva: ‘ela é o Lula de saias’”. O artigo é uma invenção ou seu autor foi complacente com fontes mentirosas. Nós, da equipe do blog do ex-ministro José Dirceu, podemos assegurar que ele, desde que iniciou o cumprimento de sua sentença a 15 de novembro pp., não  manteve qualquer contato com a imprensa.


Não deu entrevistas, não prestou declarações, não assina artigos. Não há jornalista que possa nos refutar e dizer o contrário.


Atribuir-lhe o que lhe imputa o artigo não passa, portanto, de manobra para lançar dúvida e confusão na militância petista, numa sordidez inominável por recorrer ao nome de alguém que está impedido de se manifestar.  Nós o fazemos pela certeza que temos de sua indignação e porque ele  jamais admitiu que seu nome seja usado indevidamente.


Dirceu, sem mágoa sem rancor


O ex-ministro, podemos garantir, não guarda qualquer mágoa da presidente Dilma Rousseff que, em sua avaliação, sempre se portou à altura de seu cargo, de sua história e de seu caráter. Não poderia, portanto, ter comparado Marina Silva ao ex-presidente Lula, como sugere o título do artigo em causa.


Até porque o ex-ministro mantém-se absolutamente convicto de que as forças populares reúnem todas as condições para vencer mais esta batalha e para reeleger a presidenta Dilma para mais quatro anos de mandato contra as candidaturas sustentadas pelas elites do país. Sua confiança no Partido dos Trabalhadores e em sua militância segue inabalável.


Condenado injustamente, ele não pode se juntar à campanha eleitoral em curso ou travar diretamente o embate contra os que se dedicam a interromper o projeto histórico que ajudou a construir, de um governo democrático e representativo das forças populares.


Ao final, cumpre acrescentar que o ex-ministro, mantém-se onde sempre esteve: nas fileiras da esquerda, dos trabalhadores e do povo, confiante e com a certeza de que o Brasil pode e deve seguir avançando nas mudanças iniciadas em 2003."


Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br 
 

Nem Zé Dirceu acredita mais na vitória do PT com Dilma

Marina, Lula e Dirceu no Palácio do Planalto, durante lançamento do plano contra o desmatamento da Amazônia. (Foto: Jamil Bittar/Reuters)

Tomando por base as análises do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT) sobre a sucessão presidencial, conforme matéria assinada pelo jornalista Fernando Rodrigues, da Folha de S.Paulo, pode-se dizer que nem mesmo Dirceu acredita mais na reeleição da presidente Dilma Rousseff. Para Dirceu, que classifica Marina Silva (PSB) como sendo "o Lula de saias", a socialista está muito perto da vitória e culpa a presidente Dilma pela iminente vitória de Marina. Condenado no processo do mensalão, José Dirceu cumpre pena em regime semiaberto em Brasília.


Segundo Zé Dirceu, o cenário está muito consolidado, com Dilma e Marina no segundo turno. Mas, para o ex-ministro e chefe da Casa Civil de Lula, a força de Marina Silva está no fato de sua semelhança com o ex-presidente em 2002. Dirceu vê essa semelhança entre Marina e Lula e justifica a sua análise destacando a origem humilde dos dois, fato que tem o poder de atrair as classes mais pobres, como também aqueles que desejam mudança no comando da Nação. E, assim, com tanta semelhança, Dirceu usa a expressão que já vem ganhando também as páginas dos jornais e as redes sociais: "Marina é o Lula de saias".


E o ex-ministro culpa exclusivamente a presidente Dilma pela badalada e possível vitória de Marina Silva. Para Dirceu, a presidente teria errado em suas decisões ao não ter se aproximada da sociedade ao longo dos últimos anos. Segundo seus interlocutores, Dirceu teria também chamado o ex-presidente Lula para ajudá-la, sobretudo, neste momento, quando a "a Dilma estaria colhendo os frutos do que plantou", segundo Dirceu.


Como todos sabem, antes de estourar o mensalão em 2005, José Dirceu era o homem mais forte dentro do PT e no governo Lula e era também, na opinião geral, o nome mais comentado para suceder o presidente Lula. Mas, vindo à tona as acusações do mensalão pelo então deputado Federal, Roberto Jefferson (PTB), José Dirceu não perdeu apenas o seu alto cargo no Palácio do Planalto, como também o mandato de parlamentar na Câmara dos Deputados. E depois de condenado foi parar na prisão, antes tendo que assistir ainda a vitória de Dilma Rousseff em 2010. Então, mesmo convocando Lula para tentar salvar o PT em 2014, Dirceu, com certeza, não ficará tão triste, caso sua análise se confirme com a vitória de Marina Silva nas eleições de outubro. A luta de José Dirceu em prol do PT é também a inspiração mais forte do movimento "Volta Lula".



Acompanhe Renato Ferreira no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br

quinta-feira, agosto 28, 2014

CRÔNICAS DE QUINTA: Tanta placa...emplaca?

Caro leitor, comunicamos que todas as quintas-feiras, vamos usar este espaço para comentarmos  um determinado fato do nosso dia-a-dia. 


 Por Renato Ferreira



Ouvindo outro dia a rádio Jovem Pan, de São Paulo, me chamou a atenção a seguinte reclamação de uma dona de casa: "Isso é um absurdo. Agora, além de termos que nos desviar dos buracos nas calçadas, temos também que enfrentar esse labirinto de placas e cavaletes de candidatos sem noção. Será que eles pensam que vão conseguir  votos colocando tantas placas assim e atrapalhando o eleitor até de andar nas calçadas e praças?"


Indignada com esse abuso verificado nas ruas de todas as cidades brasileiras, essa paulistana acabou dando também uma verdadeira aula de marketing. Pois, com raras exceções, os candidatos às eleições de outubro, na ânsia de atingir o eleitor com sua mensagem (e olha que eles "atingem" mesmo), confundem qualidade com quantidade. E, com isso, atiram no próprio pé.


Até que a legislação eleitoral do Brasil vem avançando a cada ano, e, hoje, a população não sofre mais com tanta poluição visual de alguns anos atrás, quando nossas cidades eram invadidas por outdoors de todos os tipos e tamanhos. A loucura era tanta que os candidatos, além de comprarem espaços em muros, não perdoavam nem os postes e árvores com aquela sujeira de cartazes colados em todos os espaços públicos ou privados.


Aquela sujeira acabou, graças a Deus. Só que, agora, os candidatos abusam do direito de espalhar placas, cavaletes e os chamados estandartes, aquelas bandeiras presas a uma lata de cimento por um pedaço de madeira e que ficam tremulando à nossa frente. É uma criatividade espantosa.


Já tem até um movimento nas redes sociais, que a cada eleição ganha mais adeptos: "Você já chutou um cavalete hoje?". E parece que os eleitores indignados estão mesmo ficando espantados com tanta criatividade e treinando chutes por aí. Em muitas  ruas e praças, invariavelmente, a gente encontra mais placas e cavaletes caídos do que em pé com os candidatos sempre sorridentes. 


A dúvida, como a dona de casa alertou, é saber se quem chuta uma placa vai votar naquele candidato derrubado. 


Alianças bizarras


E, além da dificuldade física causada aos eleitores, as placas revelam também uma verdadeira salada de alianças políticas. Com certeza, apostando na falta de informação do seu eleitor - uma triste marca do Brasil - os candidatos continuam sorrindo nas placas mesmo sendo protagonistas das mais bizarras e patéticas dobradas 


Só um exemplo: PT e DEM são, com certeza, os dois partidos que mais se agridem nas tribunas legislativas e nos palanques presidenciais.  O presidente nacional do DEM, senador José Agripino Maia (RN) é o coordenador da campanha presidencial do tucano Aécio Neves. E o que se ouve nessa campanha são apenas críticas, sendo as mais leves, por exemplo, um chamando o outro de corrupto e ladrão.


Mas, tudo isso só vale para os discursos da campanha presidencial, porque na outra ponta, basta a gente procurar um pouquinho que vamos encontrar a foto sorridente de um petista, candidato a deputado Federal, ao lado de um democrata, candidato a deputado Estadual, ou vice-versa. 


É uma verdadeira bagunça de dobradinhas. Mas, basta o eleitor ser um pouco mais bem informado para que esses candidatos caiam também em desgraça mesmo que suas placas, cavaletes e estandartes continuem florindo e tremulando em nossas ruas e praças.



Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br

Osasco: Vacinação contra o HPV começa sábado


Neste sábado, dia 30, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde, promove o dia “D” da vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), que previne o câncer de colo do útero. Será  a etapa da segunda dose da vacina  quando deverão ser imunizadas todas as meninas na faixa etária de 11 a 13 anos 11 meses e 29 dias.


Para completar a segunda etapa da prevenção contra o HPV basta comparecer a qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) do município, que funcionará das 8h às 17h, e apresentar a carteira de vacina e documento de identificação. A campanha se estenderá até 29 de setembro.


A primeira fase da vacinação aconteceu em março deste ano e cada adolescente deve tomar três doses para completar a proteção. Sendo que a segunda ocorre seis meses após a primeira dose e,  a terceira, cinco anos depois.


A Campanha também garantirá o início do esquema vacinal para garotas que completaram recentemente 11 anos de idade. A vacina contra o HPV é ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS) e sua segunda dose será oferecida em todo o território nacional a partir de 1º de setembro.


 HPV


O vírus, do inglês Human Papiloma Virus, está associado à presença de vários tipos de câncer, especialmente em mulheres. É um vírus capaz de causar lesões de pele ou mucosas, que habitualmente regridem por ação do sistema imunológico.


A transmissão do HPV ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada e a principal forma é pela via sexual. Mas também pode haver transmissão da mãe para o bebê, durante a gravidez e o parto (transmissão vertical).


 Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br 

quarta-feira, agosto 27, 2014

OPINIÃO: Marketing político de Marina

Por Renato Ferreira


Observada por Aécio Neves, Marina cumprimenta Dilma antes do debate da Band
No debate de ontem na Band,  entre os candidatos à Presidência da República, a candidata do PSB, Marina Silva, reafirmou que pretende "fazer uma política nova", como se a "velha politica" da qual ela participa há mais de duas décadas não prestasse.


Mas, ela acabou sendo bombardeada pelos adversários por isso, uma vez que, mesmo defendendo uma "política nova", Marina reafirmou também que pretende governar com políticos como José Serra (PSDB) e Eduardo Suplicy (PT), representantes de dois partidos que vêm se alternando no poder nos últimos anos. E tanto Serra como Suplicy tem mais de 70 anos, ou seja, não são assim tão jovens, para serem incluídos num conceito de "nova política".


Mas, muito além do discurso agregador de Marina Silva, o que denota também falta de quadros em seu partido (ou em seus partidos), isso não passa de uma jogada de marketing político da candidata do PSB. Pois, vejam que ela mira, justamente, em dois políticos de grande prestígio e densidade de votos no maior colégio eleitoral do país - Serra e Suplicy - e que são, coincidentemente, os dois candidatos ao Senado pelo PSDB e PT, os dois principais partidos adversários de Marina Silva.


Será que a Marina vai ganhar mais alguns votos com essa jogada de Marketing, ou a incoerência da qual foi acusada poderá tirar-lhe votos?


Resta-nos aguardar as pesquisas e as urnas.


Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br

Administração de Osasco recebe 49 veículos 0 Km

Nesta terça-feira, 26, o prefeito de Osasco, Jorge Lapas, efetuou a entrega de 49 veículos novos que passarão a fazer parte da frota oficial da Prefeitura. O evento foi realizado no pátio da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, onde estiveram presentes secretários municipais e motoristas de cada setor da Administração.



São veículos modelos Logan, Montana, Van e Picape S10, que serão utilizados por secretarias e outros órgãos da administração municipal. Na cerimônia de ontem,  foram entregues pelo prefeito 45 Logans e 4 Vans. E, até o mês de setembro, a administração receberá outros 30 novos veículos totalizando 79.. Serão entregues 51 Logans, 23 Vans, 3 Picapes S10 e 2 Montanas. 



Conforme destacou o prefeito Jorge Lapas, a entrega desses veículos zero km faz parte da política de valorização do servidor público de Osasco.  “Preferimos comprar os veículos ao invés de optar pela locação, que fica muito mais caro para a Administração. Quase todas as secretarias serão beneficiadas. Nosso objetivo é melhorar a prestação de serviços ao cidadão, pois muitos veículos são utilizados para levar pessoas para fazerem tratamento de hemodiálise, por exemplo. Considero uma boa aquisição, pois, ela significa a  modernização e eficiência para os trabalhos da Prefeitura”, enfatizou Jorge Lapas.



Além do conforto e segurança para todos os servidores, os veículos novos, com tecnologia avançada, representam também a redução de custo para todos os cidadãos osasquenses. Pois, além de melhorar a condição de vida, eles vão proporcionar menor consumo de combustível e, consequentemente,  diminuir a poluição e custos com a manutenção. 



“Todos esses 49 veículos entregues já estão devidamente emplacados e com os documentos em dia, prontos para serem usados. Trata-se de uma aquisição de veículos novos que vem aos poucos substituir e modernizar a frota da Prefeitura de Osasco”, disse a diretora do Departamento Central de Licitações e Compras, Monica Godoy.(Informações da SECOM. Fotos: Ivan Cruz/PMO).



Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br

terça-feira, agosto 26, 2014

Osasco também tem a sua Comissão da Verdade

Seguindo os passos da União e de outros entes Federativos do Brasil, a cidade de Osasco, não região Oeste da Grande São Paulo, já tem também formada a sua Comissão da Verdade.  Instituída pela Lei nº 4.650, de 14 de agosto, de autoria da vereadora Mazé Favarão (PT), a Comissão Municipal da Verdade de Osasco (CMVO), cuja posse ocorreu no último dia 21, na Câmara Municipal, visa contribuir com a Comissão Nacional da Verdade (CNV), criada pela Lei nº 12.528, de 18 de novembro de 2011, na apuração das violações de direitos humanos ocorridas na cidade de Osasco durante o período da ditadura militar entre 1964 a 1985.


E a primeira reunião oficial da CMVO, para definir os primeiros passos da Comissão,  foi realizada na sexta-feira, 22, na Coordenadoria de Relações Internacionais, sediada no prédio da Prefeitura de Osasco.


“Considero uma reunião bastante produtiva, deliberativa e encaminhadora de decisões. Conversamos sobre como será o regime de funcionamento da comissão, quais serão as subcomissões, onde podemos arquivar os documentos e os locais de reuniões. Enfim, considero um importante trabalho para a história do nosso país”, disse a vereadora e coordenadora da subcomissão de Equilíbrio Federativo da CMVO, Mazé Favarão, que resumiu esse momento histórico com a frase citada no filme “Uma História de Amor e Fúria” (2013), de Luiz Bolognesi: “Viver sem conhecer o passado é como andar no escuro”. 


Entre outros temas abordados na reunião, os membros da Comissão Municipal da Verdade de Osasco criaram as subcomissões e os cargos que seus sete membros passam a ocupar. Que são os seguintes: advogado e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção de Osasco, Albertino de Souza Oliva, coordenador geral da CMVO; coordenador de Relações Internacionais de Osasco, Luciano Jurcovichi Costa, vice-coordenador geral da CMVO; diretor acadêmico do Campus Osasco da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Murilo Leal Neto, coordenador da subcomissão de Agentes que investigará quem foram os torturadores atuantes no município; diretor do Centro Universitário Fieo (Unifieo) e coordenador do curso de Comércio Exterior, Antônio Carlos Casulari Roxo da Mota, coordenador da subcomissão de Locais/Centro de Tortura e Investigação que visitará os locais onde houve práticas de violações de direitos humanos; advogado e ex-secretário geral da OAB subseção de Osasco, Aparecido José Dias, coordenador da subcomissão de Vítimas que investigará as vítimas da ditadura e colherá depoimentos; presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, Jorge Nazareno Rodrigues, coordenador da subcomissão de Entidades da Sociedade Civil que identificará a maneira pela qual a ditadura interferiu na sociedade civil e entidades como sindicatos e movimentos estudantis e vereadora Maria José Favarão (Mazé Favarão), coordenadora da subcomissão de Equilíbrio Federativo que investigará como os militares interviram na legislação, nos quadros de funcionários e no funcionamento na Prefeitura de Osasco e na Câmara Municipal.


Participaram também dessa primeira reunião, Roque Aparecido da Silva e  o jornalista Antonio Roberto Espinosa, que ao lado de dezenas de testemunhas vão prestar seus depoimentos na CMVO. Roque e Espinosa participaram ativamente dos movimentos contra a ditadura militar no Brasil. (Informações de Alessandra Neves - Foto: Filipi Nunes/PMO)



Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br 

segunda-feira, agosto 25, 2014

Dilma e Aécio contra Marina Silva

A repentina entrada de Marina Silva (PSB) na disputa presidencial, provocada pela morte de Eduardo Campos, e a sua decolagem como a de um avião nas pesquisas eleitorais, tem provocado calafrios nas campanhas de seus principais adversários: Dilma Roussseff, candidata à reeleição pelo PT, e Aécio Neves, candidato do PSDB. Ambos ainda não definiram a melhor estratégia para enfrentar a substituta de Campos, mas, já começaram a criticá-la com o objetivo de frear o seu crescimento na preferência do eleitorado. 


Conforme a primeira pesquisa do Datafolha, realizada logo após a morte de Eduardo Campos, Marina Silva já aparecia empatada com Aécio Neves, em torno dos 20%, ficando atrás de Dilma em primeiro lugar, com 36% nas intenções de voto. Nesta semana, outras duas pesquisas - Ibope, na terça-feira, e Datafolha, na sexta-feira - deverão trazer novidades boas para Marina Silva e não tão boas para petistas e tucanos. As próprias pesquisas internas dos dois partidos têm mostrado o crescimento da candidata do PSB.


Onda que passa
Nesta segunda-feira, 26, no Rio de Janeiro, o senador Aécio Neves comparou o crescimento de Marina Silva nas pesquisas como uma "onda que passará". Para o candidato tucano, esse crescimento da candidata do PSB "é passageiro" e ele acredita que voltará a ocupar o segundo lugar isolado nas pesquisas. Sobre os programas apresentados por Dilma e Marina, Aécio ironizou e disse que os seus projetos são "mais consistentes". "Prefiro os originais" , disse Aécio, referindo-se aos programas de FHC e que foram ampliados nos governos de Lula, segundo Aécio.


Sem experiência
Já a presidente Dilma Rousseff respondeu as críticas de Marina Silva, que disse que o Brasil "não precisa de gerente" no poder da Nação. Neste domingo, 24, Dilma disse que essa afirmação de Marina "é uma temeridade". "Só pode ser de alguém sem experiência administrativa e que não sabe que é fundamental para um país da complexidade do Brasil dar conta de tudo no exercício da Presidência da República", afirmou Dilma.


Instituições fortalecidas
E a pouco mais de um mês das eleições, a candidata Marina Silva se vê pressionada de todos os lados. Além das críticas dos adversários que tendem aumentar com o andar da campanha, a candidata, que só entrou no PSB, porque o seu partido - Rede Sustentabilidade - não foi registrado pelo TSE a tempo dela se candidatar pela sua própria legenda, Marina sofre pressão também dentro do seu novo partido, na imprensa e nas redes sociais. Logo após o seu nome ser oficializado como candidata do PSB, dois representantes do partido deixaram a coordenação da campanha criticando a nova candidata.


Neste domingo, Marina Silva afirmou que o seu "programa de participação popular" que será apresentado na sexta-feira, tem por objetivo "fortalecer as instituições". Sua declaração é um tipo de resposta à matéria publicada no jornal O Estado de São Paulo, que afirma que o programa de Marina defende a Política Nacional de Participação Social, instituída por Decreto da presidente Dilma Rousseff. O Decreto orienta órgãos federais a criar conselhos com participação de movimentos sociais para acompanhar e fiscalizar a criação e aplicação de políticas públicas.

Para os críticos e grande maioria dos congressistas, o Decreto é uma forma de "aparelhar o Estado" e tira prerrogativas de fiscalização do Parlamento brasileiro. O Decreto sofre tanta resistência no Congresso que, por duas vezes, os parlamentares do PT obstruíram votações para derrubá-lo na Câmara dos Deputados. Membros da oposição e também de vários partidos da base governista, como o PMDB, exigem que o assunto seja apresentado como Projeto de Lei em obediência à Constituição Federal.


Debate na Band
Nesta terça-feira, 26, será realizado pela TV Bandeirantes o primeiro debate entre os candidatos à Presidência da República. O encontro estava marcado para o dia 21 de agosto, mas, devido à morte de Eduardo Campos, foi transferido para o dia 26.



O debate da Band é esperado com grande expectativa, tanto pelos críticos, como também pelos eleitores que esperam assim, poder obter maior conhecimento sobre os programas, sobretudo, dos três principais candidatos ao Palácio do Planalto. Marina Silva que, como candidata, apavora seus principais adversários, além das questões apontadas a cima, é possível, que ela seja questionada também sobre as funções de seu marido no governo petista do Acre, onde trabalhava há mais de 20 anos, e de onde pediu exoneração na semana passada, quando ficou claro que seria ela a candidata do PSB.



Enquanto isso, há também a expectativa sobre questões espinhosas para Dilma Roussef e Aécio Neves, respectivamente, relacionadas ao mensalão, à política econômica do país, como também à construção do aeroporto na cidade mineira de Cláudio e às denúncias de cartel na construção do Metrô de São Paulo.



Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br 

Osasco cria programa de parcelamento de débitos municipais

A Prefeitura de Osasco, em conjunto com as Secretarias de Finanças e de Assuntos Jurídicos, implementou o Regime de Recadastramento e Parcelamento de Débitos Inscritos (RRPD). Esse regime proporciona ao contribuinte a oportunidade de pagar taxas e impostos vencidos em até 120 parcelas. 

Poderão ser parcelados débitos inscritos em Dívida Ativa ou Ajuizados, referentes a Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços (ISS), taxas, além de multas de imóveis e de pessoas. 

Para o prefeito Jorge Lapas, o sistema tem o objetivo de regularizar a situação cadastral e fiscal dos cidadãos e empresas em débito com o município. "Todo contribuinte com o cadastro imobiliário ou mobiliário atualizado pode aderir ao parcelamento dos débitos que é uma oportunidade para pessoas físicas e jurídicas regularizem seus débitos junto ao Município", afirmou o prefeito.


Segundo o secretário de Finanças da Prefeitura,  Marcelo Scalão, o Regime de Recadastramento e Parcelamento de Débitos Inscritos está de acordo com a Lei número 4092, de 28 de dezembro de 2006 e sua alteração realizada por meio da recente Lei Complementar número 279, de 12 de junho de 2014. “Tomamos esta inciativa principalmente para que os munícipes possam regularizar seus débitos em até 120 vezes e atualizar seus cadastros junto Prefeitura", disse o secretário.


Os munícipes interessados deverão comparecer nos endereços de atendimento da Secretaria de Finanças ou Secretaria de Assuntos Jurídicos para realizarem o requerimento. (Informações de Mariana Sales - SECOM/PMO)


Informações
Site: www.rrpd.osasco.sp.gov.br 
Telefone: 156

Locais de Atendimento
Setor de Execução Fiscal
Endereço: Rua Castelo Branco, 305 – Centro
Horário de atendimento: 08h30 às 16h30

Praça de Atendimento/Secretaria de Finanças
Endereço: Rua Narciso Sturlini, 201 -  Centro
Horário de atendimento: 08h30 às 16h30

Telefone: 3652-9384
Email:  cobranca.sf@osasco.sp.gov.br



Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br 

domingo, agosto 24, 2014

Alckmin tem alta e manterá tratamento em casa

O governador foi internado para fazer tratamento de infecção intestinal causada por bactéria
Neste domingo, 24, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), teve alta do Incor (Instituto do Coração) do Hospital das Clínicas de São Paulo, onde encontrava-se internado desde sexta-feira, 22. Alckmin foi internado para tratamento de uma infecção causada por bactéria, segundo comunicado do Incor. 


Conforme os médicos informaram, Alckmin, que é candidato à reeleição, continuará seu tratamento com medicamentos, dieta específica e "repouso relativo" em sua residência. A evolução do quadro de saúde do governador será acompanhada pelas equipes médicas do Incor (David Uip, infectologista, e Flair José Carrilho, gastroenterologista) e do Palácio do Governo.


A internação de Geraldo Alckmin o impediu de participar, no sábado, 23, do primeiro debate com candidatos ao Governo de São Paulo, realizado pela Bandeirantes. A ausência, no entanto, não livrou o tucano de ser o principal assunto do debate que contou com os seus principais adversários. Paulo Skaf (PMDB) e Alexandre Padilha (PT), por exemplo, atacaram a sua administração, sobretudo, nas áreas segurança, crise hídrica, transportes e corrupção.


Além de Paulo Skaf e Alexandre Padilha, participaram também do debate na Band, mais quatros candidatos: Laércio Benko (PHS), Gilberto Natalini (PV), Walter Ciglioni (PRTB) e Gilberto Maringoni (PSOL).


Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br

Gran Prix: Brasil conquista o seu 10º título


Neste domingo, 24, a Seleção Brasileira feminina de vôlei demonstrou mais uma vez a força do esporte no país e o seu domínio no cenário mundial. Uma das seleções que mais conquistou títulos internacionais na história do vôlei, a equipe treinada por José Roberto Guimarães venceu o Japão por 3 sets a 0 (25/15, 25/18 e 27/25), em Tóquio, na manhã de hoje, e chegou ao seu 10º título do Gran Prix .



E para chegar a essa marca histórica de 10 títulos no Gran Prix, as brasileiras venceram 13 partidas das 14 disputadas. Elas só perderam para a Turquia, na abertura da fase final no Japão, partida disputada na última sexta-feira.  O Japão ficou em segundo lugar e a Rússia na terceira posição.



Jogando em casa e com o apoio de sua torcida, as japonesas começaram melhor no jogo, mas não suportaram a superioridade das brasileiras. Não demorou muito para o Brasil se encaixar na partida e mostrar que chegaram a Tóquio com o firme propósito de conquistar mais um título. E o massacre brasileiro resultou na vitória do primeiro set com dez pontos de vantagem sobre as donas da casa, que perderam por 25/15.



No segundo set, as japonesas sentiram a pressão da torcida e tiveram muitos erros individuais. Assim, o resultado foi praticamente igual ao primeiro, com a vitória brasileira por 25/18. 



No terceiro e decisivo set, o técnico Manabe Masayoshi fez várias mudanças e o jogo foi mais equilibrado. Mas, as brasileiras continuaram as donas do jogo. E jogando superioridade e tranquilidade, o Brasil venceu o set por 27/25. 



E com essa vitória, a alegre e quase imbatível Seleção Brasileira conquista pela décima vez a taça do Grand Prix. Os títulos anteriores foram conquistados em 1994, 1996, 1998, 2004, 2005, 2006, 2008, 2009 e 2013.



A oposta Sheila, que sempre joga muito em jogos decisivos, foi a  maior pontuadora da partida final. Ela  marcou 16 pontos. Mas, as demais brasileiras também jogaram muito bem, como a Fabiana com 10 pontos, Jaqueline, 9, e Thaisa , com 6 pontos. Outro destaque da final foi mais uma vez a líbero Camila Brait, que fez belas e difíceis defesas. E com suas defesas, a líbero osasquense também armou o time em diversos contra-ataques.



Acompanhe também Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com 

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->