quinta-feira, fevereiro 27, 2014

Mensalão: STF livra condenados por crime de quadrilha

STF livra condenadosTerminou agora, há pouco, o julgamento dos embargos infringentes no Supremo Tribunal Federal (STF) e, por 6 votos a 5, a Suprema Corte absolveu oito réus da Ação Penal 470, o mensalão, pelo crime de formação de quadrilha.  Dentre os réus absolvidos, estão o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, o ex-presidente PT, José Genoíno, e o tesoureiro do PT, Delúbio Soares. Assim, os condenados que já se encontram presos em regime semiaberto pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, dentre outros, estão livres de irem para o regime fechado, caso o STF confirmasse a pena também por formação de quadrilha, o que elevaria a pena acima de 8 anos de reclusão.


A votação dos embargos infringentes foi inciada na quarta-feira, 26, quando quatro ministros - Luís Barroso, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski - já haviam votado pela aceitação dos recursos. E, hoje, votaram também a favor dos réus,  os ministros Teori Zavascki e Rosa Weber. Por outro lados, votaram pela manutenção da pena pelo crime de formação de quadrilha os ministros Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Celso de Mello e Joaquim Barbosa. O processo foi relatado pelo ministro Luiz Fux, que pediu a manutenção da pena imposta no ano passado. Além dos réus petistas, foram também absolvidos pelo crime de quadrilha os publicitários Marcos Valério, Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, e os ex-dirigentes do Banco Rural Kátia Rabelo e José Roberto Salgado. Estes, no entanto, continuar detidos em regime fechado, uma vez que as penas por outros crime superam os 8 anos de reclusão. 


Clima tenso

Dirceu, Genoíno e Delúbio
Com absolvição de hoje, os petistas José Dirceu, Genoíno e Delúbio Soares ficam livres da prisão em regime fechado
Os ministros Luís Barros e Teori Zavascki , cujos votos foram decisivos pela absolvição dos réus no julgamento desta semana, não participaram da primeira fase do julgamento, em 2012, quando a maioria dos ministros condenou os réus pelo crime de formação de quadrilha. Ele tomaram posse no final do ano, em substituição aos ex-ministros Ayres Brito e Cesar Peluzo.


Ontem, durante voto de Barroso, o clima ficou tenso entre ele e o presidente do STF, Joaquim Barbosa. Barbosa acusou Barroso de dar um "político", e este retrucou dizendo, que seu voto "era técnico e que valia tanto quanto o voto do presidente da Casa".  Nesta quinta-feira, o clima voltou a esquentar entre os ministros pró e contra a manutenção da condenação. Mas, no final o placar foi de 6 a 5 pela derrubada do crime de formação de quadrilha.


Ao proferir o seu voto, Teori Zavascki afirmou que o crime de formação de quadrilha já havia prescrito. Por sua vez, Rosa Weber afirmou que “não basta, para a configuração do delito de formação de quadrilha, que mais de três pessoas pratiquem delitos. É necessário que esta união se faça para a específica prática de crimes".


Enquanto isso, o decano do STF, ministro Celso de Mello defendeu as penas impostas aos réus em 2012. "A exacerbação da pena a que procedeu o STF, que impôs pena inteiramente compatível com a inquestionável gravidade do crime de quadrilha, revela-se legítima porque impregnada pela necessária, adequada e suficiente fundamentação", afirmou o ministro. E, em seu voto pela condenação, o ministro Gilmar Mendes afirmou: "Não tenho dúvida de que está caracterizado, neste caso, de forma clara, o crime de quadrilha. Os condenados agiram com o objetivo de obter o domínio do aparelho do estado e a submissão incondicional de Parlamento" afirmou Mendes.


Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br

pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira 

quarta-feira, fevereiro 26, 2014

Festa do Plano Real eleva o tom da disputa política

Aécio X Dilma
Com a festa tucana sobre o Plano Real, o clima da campanha tende a ficar mais polarizado entre Aécio Neves e Dilma Rousseff

Por solicitação do senador Aécio Neves (PSDB-MG), pré-candidato à Presidência da República, nesta terça-feira, 25, o Senado realizou uma sessão solene para comemorar os 20 anos do Plano Real. Comandada pelo presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), a sessão contou com a presença de todos senadores tucanos, deputados e outras lideranças do partido, como o próprio Aécio Neves e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.  E tom dos discursos foi no sentido de que o Plano Real "estabilizou e salvou a economia" do país. Porém, o evento, que se transformou numa festa tucana, não teve somente elogios ou destaque do plano econômico, mas, também muitas críticas ao governo petista, o que acabou elevando ainda mais o tom da disputa eleitoral. Após a sessão solene, lideranças petistas rechaçaram as críticas tucanas.  Para os petistas, o governo Lula "salvou" o Plano Real.


O Plano Real foi lançado em 27 de fevereiro de 1994, no governo de Itamar Franco, com a edição da Medida Provisória 434/1994. Passados 20 anos, o plano é considerado por especialistas como um amplo programa de estabilização econômica. Seu principal objetivo era o controle da hiperinflação que assolava o país. Para se implantar o Plano Real, seus idealizadores criaram a Unidade Real de Valor (URV), moeda virtual que serviu para a transição entre o Cruzeiro Real e o Real. Por determinação de Itamar Franco, a equipe de economistas que elaborou o plano era comandada pelo então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso.


Tucanos atacam

Depois de falar sobre as vantagens do Plano Real e destacar também que o PT votou contra a sua implantação,  Aécio Neves, frisou: “A verdade é que os 12 anos de governo do PT levaram o Brasil a estar hoje, mais uma vez, mergulhado num ambiente de desesperança e descrença no futuro. Até a valiosa estabilidade da nossa moeda vem sendo colocada em risco, sob ataques sorrateiros daqueles que sempre foram seus mais aguerridos adversários”, disse o senador mineiro.


E, além de criticar a política econômica, Aécio criticou também a política internacional do atual governo: “A equivocada diplomacia ideológica petista nos leva a vergonhosas omissões quando crises se agravam no nosso entorno, como ocorre agora na vizinha Venezuela. A comunidade internacional nos vê cada vez com maior desconfiança. Essa é a realidade”, enfatizou.


Por sua vez, mesmo sem citar o nome de Aécio, o ex-presidente FHC, criticou a taxa de crescimento do país. “A taxa de crescimento da produtividade é quase nula no País. Chegou o momento de uma nova palavra, mais moça, mais forte para abrir horizontes novos no Brasil. Estamos precisando de ar novo, sangue novo", disse FHC.


Petistas retrucam

Após a sessão solene, parlamentares petistas foram à tribuna do Senado para rechaçar as críticas tucanas. Para os petistas, coube à gestão de Lula "resgatar" os objetivos de estabilização da economia previstos no Plano Real. "Essa tendência de desmerecimento ao PT, não faz jus à postura de Lula e do PT de apoio ao Real nove anos depois, a partir de 2003,  para salvar e resgatar o Plano Real", disse a senadora ex-ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann (PT-PR).


Sobre o fato de que o PT foi contra o Plano Real, Gleisi disse que não caberia ao governo tucano "solicitar à oposição apoio aos seus planos e a seus projetos". Para senadora petista, as experiências anteriores com fracassos de outros planos econômicos forçavam o PT, naquela época, a se valer do benefício da dúvida.


Eduardo Suplicy (PT-SP) também defendeu os governos de Lula e da Dilma Rousseff. Como a senadora Gleisi Hoffmann, Suplicy também citou números já divulgados por Lula sobre os "avanços" econômicos conquistados nesses 11 anos de administração petista. E a partir de agora, o clima eleitoral só tende a esquentar, sobretudo, entre petistas e tucanos, uma vez que Aécio Neves, ao contrário de campanhas anteriores, está disposto a trazer o Plano Real e também as gestões de FHC para o debate político.


Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanotícia.com.br 

pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira 

Barueri prevê o início das obras do PS do Imperial para abril

Pronto socorro do Imperial - Barueri
O novo PS do Jd. Imperial funcionará como uma policlínica com diversas especialidades médicas
Está previsto para o mês de abril o início das obras do mais novo e moderno Pronto Socorro de Barueri. Trata-se do PS do Jardim Imperial, que será construído na rua Victor Wanderley Zambramo, esquina com a rua José Martinho, próximo à Biblioteca Municipal Luiz Odair de Souza.


Segundo informações  da Prefeitura, a previsão de término das obras é para o mês de setembro de 2014. Esse novo Pronto Socorro do Jardim Imperial terá capacidade para prestar cerca de 30 mil atendimentos, ao mês. E lá, a população da região encontrará atendimentos nas mais diversas especialidades, como clinica médica, pediatria, ortopedia, odontologia e ginecologia.


Segundo o prefeito Gil Arantes, o PS do Imperial tem como proposta contribuir para o melhoramento dos serviços da rede pública municipal de saúde. a nova uniae de saúde facilitará para a população o acesso ao atendimento 24 horas na região, que, atualmente, só é oferecido no Pronto-Socorro "Romulo Fonseca Guimarães", na rua João Rodrigues Nunes, 211, no Jardim Mutinga.


Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br

pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira 

Lula elogia o novo Porto de Cuba

Lula em Cuba
No Porto de Mariel, Lula conversa com Raúl Castro, presidente de Cuba
Para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o novo Porto de Cuba é uma "referência muito importante" para toda a América Latina e o Caribe. Nesta terça-feira, 25, Lula visitou as obras da primeira Zona Especial de Desenvolvimento de Cuba no Porto de Mariel, em companhia do presidente cubano Raúl Castro. Trata-se de um projeto em parceria com o Brasil. As informações são da televisão estatal de Cuba, que foram publicadas pela grande imprensa brasileira.


A primeira etapa do Porto de Mariel foi inaugurada no dia 27 de janeiro com a presença da presidente Dilma Rousseff, durante a realização da 2ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac). Na ocasião, Dilma anunciou também novos investimentos brasileiros naquele país.


Durante entrevista à imprensa cubana, Lula afirmou que o Porto de Mariel, além de revitalizar toda a área portuária da Ilha, representa para Cuba a grande possibilidade de atrair investimentos de empresas dos mais diversos ramos de atividade. "Estou muito orgulhoso por viver até o dia de hoje e poder presenciar a construção de um porto desta magnitude com a  participação do Brasil neste novo momento que Cuba vive", destacou Lula. Foi durante o mandato de Lula que ele iniciou as negociações com Cuba para a construção desse projeto portuário. Lula também elogiou o governo de Raúl Castro, salientando a necessidade de se "derrubar o bloqueio econômico e comercial dos americanos a Cuba" com apoio dos demais países da América Latina.


Com um investimento total previsto de US$ 957 milhões, as obras de construção do Porto de Mariel, contam com a participação da empresa Odebrecht, que por sua vez obteve financiamento de US$ 682 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Além desta participação do BNDS, via Odebrecht, o governo brasileiro fornecerá mais US$ 290 milhões para financiar a segunda etapa das obras, conforme anunciou Dilma Rousseff, em janeiro. No total, são aproximadamente 400 empresas brasileiras que participam do complexo portuário de Cuba.


Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br 

pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira 

terça-feira, fevereiro 25, 2014

Procurador pede a extradição de Pizzolato

Henrique PizzolatoNesta segunda-feira, 24, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, encaminhou ao Ministério da Justiça, o pedido formal de extradição de Henrique Pizzolato (foto), preso na Itália. A extradição é para que Pizzolato, condenado no mensalão, cumpra a sua pena no Brasil.  No documento,  o PGR também solicita a manutenção da prisão preventiva do réu e a retenção dos equipamentos apreendidos com o condenado. 


"Conforme autorizado pela Suprema Corte em decisão de 7 de fevereiro de 2014, a Procuradoria Geral da República encaminha, para as providências cabíveis do Departamento de Estrangeiros desse Ministério, os documentos necessários à extradição de Henrique Pizzolato, uma vez que estão presentes as premissas da extradição, fato reconhecido pela decisão provisional italiana, que o manteve cautelarmente preso, embora também seja nacional daquele país", diz o documento assinado por Rodrigo Janot.


Segundo, o Ministério Público Federal (MPF), a Constituição e o Código Penal italianos admitem a extradição de nacionais, desde que expressamente prevista nas convenções internacionais. De acordo com o ofício enviado ao MJ, o tratado ítalo-brasileiro de 1989 não veda a extradição de italianos para o Brasil, uma vez que cria apenas uma hipótese de recusa facultativa da entrega. Henrique Pizzolato é brasileiro, mas, tem também a cidadania italiana. Agora, após o recebimento do documento, o Ministério da Justiça o envia ao Ministério das Relações Exteriores para que este o encaminha o pedido de extradição ao Governo da Itália.


Como não há reciprocidade na Constituição brasileira, que veda extradição de brasileiros natos, a Procuradoria Geral da República entende que o pedido de extradição seja viável juridicamente, uma vez que Pizzolato é também cidadão brasileiro. "Além da base legal, há o notável fato de que a extradição desse cidadão ítalo-brasileiro far-se-ia para o Brasil, país do qual ele também é nacional, e não para uma noção estrangeira em relação a ele (extraditando)", explicou Janot.


Mensaleiro
Na Ação Penal 470, o mensalão,  Henrique Pizzolato foi condenado pelo STF a 12 anos e 7 meses de reclusão e a 530 dias-multa pelos crimes de peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A condenação transitou em julgado em 21 de outubro de 2013, mas o réu não foi encontrado no Brasil. O ex-diretor de marketing do Banco do Brasil havia fugido para a Itália, onde foi preso no dia 5 de fevereiro deste ano, em Maranello, norte da Itália. Conforme o processo e acusação do MPF, Henrique Pizzolato foi o responsável pelo desvio de dinheiro público para o esquema do mensalão.


Na Itália, Pizzolato responde a processo por falsidade ideológica. Há mais de 30 anos, ele usava o nome do irmão Celso Pizzolato, morto em acidente nos 1980 no Brasil. E foi com passaporte falso em nome do irmão que ele estava vivendo na Itália.


Imóveis de luxo
Após a prisão, a polícia italiana descobriu também que Henrique Pizzolato havia comprado três imóveis de alto padrão no litoral sul da Espanha, conforme matéria da Folha de S.Paulo. Os imóveis teriam sido comprados na reigião de Benalmádena, durante o tempo em que Pizzolato passou foragido, antes de entrar na Itália com passaporte falso em nome do irmão Celso já falecido. Segundo avaliação de especialistas, os imóveis são avaliados em torno de 450 mil euros, cerca de R$ 1,5 milhão.


A Justiça italiana já negou dois pedidos da defesa de Pizzolato para que ele aguarde o julgamento em liberdade. Porém, conforme decisão da Justiça de lá, ele terá que aguardar preso, não somente a decisão final sobre o crime de falsidade ideológica, como também a decisão sobre o processo de extradição para o Brasil.


Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br 

pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira 

 e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira 

segunda-feira, fevereiro 24, 2014

Mensalão: Roberto Jefferson se entrega à Polícia Federal


Roberto Jefferson“Liberdade é essencial ao ser humano. Estou perdendo a minha hoje”.  Com esta frase, o ex-deputado Federal Roberto Jefferson (PTB-RJ) se entregou à Polícia Federal nesta segunda-feira, 24.  Jefferson, que foi o delator do mensalão, foi condenado também no processo da Ação Penal 470, que levou para a prisão dezenas de empresários, como Marcos Valério, e políticos, dentre eles, o ex-ministro José Dirceu, os ex-deputados, José Genoíno e João Paulo Cunha, os três do PT-SP, e Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT.

Após a polícia ter recebido o mandado de prisão, assinado pelo ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal, Roberto Jefferson se apresentou aos policiais, que estavam mm frente à sua casa na cidade de Levy Gasparian,  interior do Rio de Janeiro. Após a prisão, o delator do mensalão foi encaminhado à sede da PF no Rio.

Segundo informações da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro, Jefferson será encaminhado pela PF até o presídio Ary Franco, em Água Santa. Em seguida, será levado para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Dr. Hamilton Agostinho Vieira de Castro, no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, onde passará por uma avaliação médica. Só depois do exame, é que  a secretaria vai decidir onde Jefferson cumprirá a pena em definitivo.

Roberto Jefferson foi condenado a sete anos 14 dias de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele iniciará o cumprimento da pena regime semiaberto. A sua defesa  entrou com recurso junto ao STF para que Jefferson cumpra a pena em casa, afirmando que ele encontra-se em tratamento de um câncer e merece alimentação e cuidados especiais. O pedido foi negado pela Justiça.

Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br 
pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira
e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira 

domingo, fevereiro 23, 2014

Onze jornalistas foram assassinados no Brasil, nos últimos 14 meses

Violência contra jornalista - policial joga gasConforme matéria publicada pelo Jornal O Globo, neste domingo, 23, o Brasil é um dos países onde mais tem crescido a violência contra jornalistas nos últimos anos. Segundo a matéria, nos últimos seis anos,  são registrados três casos de violência contra profissionais de imprensa por mês, em média, no Brasil. E os números são preocupantes. De 2008 até hoje, 244 profissionais (jornalistas, radialistas, fotógrafos e cinegrafistas) foram vítimas de crimes como homicídio, tentativa de homicídio, ameaça de morte, agressão física ou prisão arbitrária. Os dados fazem parte de um relatório inédito da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) que será apresentado nos próximos dias ao Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana.


Um documento, obtido com exclusividade pelo GLOBO, revela que o cenário de violência contra profissionais da imprensa, como consequência do seu trabalho, é ainda mais grave do que vinha sendo divulgado por órgãos internacionais. Segundos as entidades estrangeiras, eram 8 os casos de assassinatos de jornalistas de 2013 até h0je, porém, o relatório do governo vai mostrar que foram 11 os jornalistas assassinados. E, no período usado para para a elaboração do relatório (de março de 2008 a fevereiro de 2014), o documento revela que foram 34 homicídios em todo o país. A maioria dos casos continua sem esclarecimento ou punição dos culpados.


Justamente, agora, em que o Brasil revela para o mundo, através de provas, que o jornalista Vladmir Herzog, foi assassinado pela ditadura,  o país e o munto constatam um aumento nos casos de violência contra jornalistas, em relação aos demais países nos últimos anos. Conforme levantamento do Committee to Protect Journalists (Comitê de Proteção aos Jornalistas), em 2013, o Brasil ficou na 10ª posição no ranking de países mais perigosos para o trabalho de jornalistas. Em 2012, ele era o 11º. Na América Latina, o Brasil fica atrás somente do México e da Colômbia.


Cinegrafista Santiago AndradeO ano de 2013, foi o período em que mais se registrou homicídios de profissionais da imprensa no país, desde que esses índices começaram a ser monitorado pelo Centro de Informações das Nações Unidas (UNIC). Somente nestes dois primeiros meses de 2014, já foram registrados dois assassinatos, ambos no Rio de Janeiro. O primeiro e que acabou sendo destaque no mundo inteiro, foi a morte do cinegrafista da TV Bandeirantes, Santiago Andrade (foto), atingido por um rojão na cabeça, quando cobria uma manifestação no Centro do Rio. Há poucos dias, no município de Miguel Pereira, o dono do jornal Panorama Regional, Pedro Palma, morreu após ser atingido a tiros na rua. Segundo consta, o jornalista publicava denúncias contra prefeituras em seu jornal.


Observatório 
Segundo informações da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o governo estuda a criação de um observatório nacional para monitorar crimes contra jornalistas, que seria a principal recomendação deste relatório. O objetivo é impedir que os crimes fiquem sem punição. "Nesse um ano de diagnóstico confirmamos que a maioria dos casos de violência acontece em pequenas localidades, onde, em geral, os mandantes exercem forte influência sobre a Justiça e a polícia. Isso quando não tem gente da própria polícia envolvida",  afirma Tarcísio Dal Maso,  coordenador do grupo de trabalho.


Por sua vez, o diretor do Centro de Informações da ONU, Giancarlo Summa, diz que o principal valor desse relatório é o reconhecimento do problema pelo governo brasileiro. "Esse documento tem dupla importância. Primeiro, será uma afirmação oficial do governo de que a questão é grave. Segundo, é a primeira vez que um documento desse tipo é produzido por todos os atores de peso". 


Outro objetivo do relatório também  é a federalização dos crimes contra jornalistas.  "A ideia é que o observatório, ao constatar que alguma investigação está sendo dificultada, acione o Ministério da Justiça para a Polícia Federal intervir", enfatizou Dal Maso.


Já o presidente da Federação de Jornalistas da América Latina e Caribe, Celso Schroder, faz um alerta:  "O relatório é bem-vindo, mas ele apenas faz sugestões. Precisamos que o governo disponibilize recursos para as ações saírem do papel".  "Com informações do Jornal O Globo: www.jornaloglobo.com) 


Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br 

pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira 

e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira 

Veja, na TV Quintal, como foi a cerimônia do início das obras do novo Paço Municipal de Osasco, na sexta-feira, 21.

Acesse: http://quintaldanoticia.com.br/2014/02/22/lapas-da-inicio-ao-maior-complexo-de-obras-da-historia-de-osasco/

sexta-feira, fevereiro 21, 2014

Obras do novo Paço Municipal de Osasco iniciam-se hoje

Osasco - Novo Paço Municipal 1As obras do novo e moderno Paço Municipal de Osasco serão iniciadas nesta sexta-feira, cujo pontapé inicial será dado pelo prefeito Jorge Lapas, por volta das 17h.  O conjunto arquitetônico, que abrigará também a nova sede da Câmara Municipal de Osasco, será erguido no terreno da antiga Indústria de Cerâmicas Hervy, no Jardim Bonfim, ao lado estação de Osasco da CPTM (Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos). A entrada será pela Avenida Fuad Auada, na altura do número 300.
 
 
Com essas novas construções arquitetônicas, a cidade de Osasco que é a 11ª mais rica do país e 4ª do estado, ganhará um dos maiores e mais moderno centro político-administrativo do país, onde estarão reunidas num mesmo espaço as sedes dos Poderes Executivo e Legislativo. Isso acabará refletindo de forma positiva no atendimento à população osasquense. O empreendimento, que inclui obras de demolição dos antigos galpões da indústria de cerâmica Hervy, será construído por meio de parceria com a iniciativa, sem gastos aos cofres municipais.
 
 
 
Novo Paço
 
Osasco - Novo Paço Municipal 2O novo Paço Municipal será construído numa área total de 16 mil m². Concebido em formato triangular, o prédio terá 22 andares e  contará com 25 mil m² de área construída, sendo 21 mil m² destinados ao prédio da Prefeitura e outros 4 mil m² à sede da Câmara.  No subsolo será construído  um amplo estacionamento com capacidade para 500 veículos.
 
 
Conforme o projeto, no piso térreo, dentro da área correspondente à Prefeitura, haverá uma grande praça de atendimento, onde ficarão concentrados todos os serviços municipais prestados à população, além do Portal do Trabalhador e um grande e moderno auditório/teatro com capacidade para mais de 700 pessoas. No entorno, espelhos d’água, jardins horizontais e verticais, esculturas, bancos de madeira, decks e boulevards de acesso aos prédios, farão parte da moderna arquitetura que envolve todo o complexo. O prédio contará também com um terraço ecológico interligado ao restaurante.
 
 
Enquanto isso, na área onde ficará a Câmara Municipal, será construída uma plenária com 180 lugares para o público e demais instalações necessárias aos serviços do Legislativo e que ofereçam suporte ao trabalho dos vereadores, como almoxarifado, gabinetes e salas de reunião.
 
 
A construção do novo Paço Municipal é mais uma das etapas da Operação Urbana Consorciada Tietê II (OUC Tietê II), que compõe o projeto de recuperação e revitalização da região central de Osasco.


Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br
 
pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira
 
e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira 

Fotógrafo registra belíssimo fenômeno natural em Osasco

Arco íris raro em OsascoPor volta das 11h desta sexta-feira, 21, o fotógrafo Pedro Godoy, da Prefeitura de Osasco, registrou um belíssimo fenômeno da natureza no   céu de Osasco.  O profissional estava no Conjunto dos Metalúrgicos, zona Sul da cidade, fazendo algumas imagens do Parque ecológico que será inaugurado neste sábado, dia 22, pelo prefeito Jorge Lapas.


Em determinado momento, Pedro e sua equipe perceberam que um fenômeno ótico formou um anel com as cores do arco-íris ao redor do Sol. Imediatamente, claro, o fotógrafo disparou sua máquina registrando várias imagens do fenômeno no céu de Osasco.


Segundo o que o jornalista Cláudio Mota, também da Prefeitura de Osasco, apurou junto ao Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), trata-se de um fenômeno conhecido como "halo", que é composto pelo reflexo do Sol em cristais de gelo. E a bela imagem se forma quando a luz do sol atravessa esses cristais de gelo  que estão na atmosfera.

Bela imagem e parabéns ao fotógrafo Pedro Godoy!

Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br 

pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira 

e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira 

Vamos rir um pouco?

Amigos, dariam pra vcs me ajudarem a resolver essa questão? Afinal, é "presidente Dilma" ou "presidenta Lula". Sim, porque tem até ministros que não sabem. rsrsrs

Acessem e vejam aqui toda essa confusão:https://www.facebook.com/groups/389418791139580/

quinta-feira, fevereiro 20, 2014

PHS de Osasco discute a formação de novo Diretório

Maluco BelezaApós a sessão ordinária da última terça-feira, 18, na Câmara Municipal de Osasco,  membros do PHS, do vereador Maluco Beleza (foto), se reuniram na sede do Poder Legislativo, para iniciar o processo de escolha e indicação dos nomes dos candidatos à presidência do novo diretório Municipal. Na reunião foram discutidos também os nomes do partido que deverão concorrer nas eleições de outubro. Segundo consta, são pré-candidatos do PHS, o vereador Maluco Beleza, a deputado Federal, e o comerciante Ni da Padaria, a deputado estadual. Ni foi candidato a vereador em 2012, quando foi bem votado e, hoje, é primeiro suplente do partido.


Novo diretório

Aluisio MouraE, com base nas informações de um dos membros do antigo diretório e que será também candidato a presidente do próximo Diretório, o clima ainda não é de total união dentro da legenda. Em 2013, o presidente estadual do PHS, Laércio Benco, desfez a antiga diretoria, em virtude, segundo ele, de divergências com alguns membros do antigo grupo. Na reunião de terça-feira, foram escolhidos como candidatos o vereador Maluco Beleza, Aluísio Moura (foto) e também Edigar Barroso, ex-presidente do Diretório. A eleição deverá ser realizada no dia 18 de março.


Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br 

pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

quarta-feira, fevereiro 19, 2014

Mensalão tucano: Azeredo renuncia ao mandato



Denunciado como réu no chamado mensalão tucano, ou mensalão mineiro, o deputado Federal Eduardo Azeredo (PSDB-MG) renunciou nesta quarta-feira, 19, ao mandato. A carta comunicando a renúncia foi lida na tarde de hoje por um membro da Mesa, também tucana, uma vez que Azeredo está afastado por problemas de saúde. O acusado já foi prefeito de Belo Horizonte, senador e governador de Minas Gerais. 

Na carta de renúncia, Eduardo Azeredo diz que não concorda com as acusações do processo por crimes de peculato e lavagem de dinheiro. Após criticar o STF (Supremo Tribunal Federal) e dizer que uma "tragédia desabou" sobre ele e sobre a sua família, Azeredo afirma que renunciou para se dedicar exclusivamente à sua defesa na Justiça.

Conforme a ação que tramita no STF, os acusados do mensalão mineiro são investigados por denúncias de desvio de dinheiro público e privado durante a campanha de reeleição de Eduardo Azeredo. Segundo a denúncia da Procuradoria-Geral da República, Azeredo é acusado de desviar dinheiro de empresas públicas do estado para a sua campanha à reeleição, em 1998. Atualizados, esses valores hoje seriam em torno de R$ 9 milhões.

No último dia 7, o procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, pediu a condenação de Azeredo a 22 anos de prisão. Mas, com a renúncia, Eduardo Azeredo perde o foro privilegiado e seu processo poderá ser encaminhado para a Justiça de instância inferior em Minas. Mas, quem vai decidir essa questão será o relator do processo, ministro Luis Barroso.

PT X PSDB
Se por um lado a renúncia de Eduardo Azeredo deixou os tucanos mais tranquilos em termos de campanha eleitoral, o fato pegou de surpresa os petistas que ficaram irritados. Lideranças petistas, como senador Humberto Costa (PE), disse, hoje, esperar que o "tucano seja também condenado pelo STF e com o mesmo rigor que eles condenaram os petistas".

Recentemente também, ao contrário, por exemplo, do ex-presidente Lula (PT) que não cansa de negar o mensalão e criticar o STF pela condenação dos petistas, o ex-presidente FHC (PSDB), disse confiar na "lisura e imparcialidade do STF" e que se a Justiça julgar que Azeredo é culpado culpado, a única coisa a se fazer é respeitar a decisão judicial.

Acompanhe Renato também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com 
pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira 
e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira 

Osasco comemora 52 anos de emancipação político/administrativa

Cidade de OsascoNesta quarta-feira, 19 de fevereiro, a cidade de Osasco comemora 52 anos de sua emancipação político/administrativa. De um bairro abandonado da Capital, até o início dos anos 1960, h0je, Osasco é 11º PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil e a 4ª cidade mais rica do estado, ficando atrás apenas da Capital, Guarulhos e Campinas, e à frente de várias capitais do país.


Para comemorar a data, a Prefeitura  programou uma série de eventos, que tem início nesta quarta-feira e vai até domingo, dia 23.


Hoje, às 9h, as comemorações começam em frente ao Paço Municipal com a cerimônia de hasteamento da Bandeira, sob o comando do prefeito Jorge Lapas e demais autoridades do município.


Em seguida, às 10h30, haverá o corte do bolo de aniversário, que acontecerá no Parque Ecológico Dionísio Alvares Mateos, no Jardim das Flores, próximo à Fito (Fundação Instituto Tecnológico de Osasco).


E à noite, as comemorações desta quarta se encerram com a Missa em celebração ao 52º aniversário da cidade, na Catedral Santo Antônio.


Já na sexta-feira, dia 21, o prefeito Jorge Lapas dará início às obras do novo Paço Municipal, na área da antiga indústria de cerâmicas Hervy, onde será erguido um moderno complexo arquitetônico, que abrigará as novas sedes da Prefeitura e da Câmara Municipal.


Ainda na sexta-feira, à noite, as comemorações continuam com a realização de um culto evangélico, que será realizado com a presença de várias igrejas, no Centro de Eventos Pedro Bortolosso, no Km 18.


No sábado, o aniversário de Osasco será celebrado também com um grande evento festivo na zona Sul, com a inauguração do Parque do Conjunto dos Metalúrgicos. Na ocasião, além de um grande show musical, o prefeito Lapas estará inaugurando também a ligação viária entre os Metalúrgicos e o Jardim Cipava II.


E, no domingo, dia 23, as comemorações contarão com o festivo Passeio Ciclístico da Emancipação, com a participação de centenas de ciclistas de todas as idades. O passeio terá início, às 8h, na Avenida Bussocada, nº 300, em frente ao Paço Municipal.


Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br 

pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira 

e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira 

terça-feira, fevereiro 18, 2014

Apelação sexual do BBB perde para Sílvio Santos

BBB apelaçao sexualSegundo notícia publicada no blog de Paulo Pacheco, nesta segunda-feira, 17, a direção da Rede Globo deve estar preocupadíssima com a queda livre de audiência do BBB 14, que neste final de semana perdeu pela segunda vez consecutiva para o programa de Sílvio Santos. Talvez, assim, os diretores deste reality show, que já perdeu o sentido de ser depois de 13 edições, percebam que nem sempre o gosto deles seja também o gosto da maioria dos brasileiros. Na edição deste ano, com uma repetição lógica e óbvia das 13 edições anteriores, os diretores desesperados com a baixa audiência, resolveram apelar para cenas de sexo e de pornografias, mas, nem assim conseguem alavancar o programa.

Programa Silvio SantosConforme salienta o blogueiro Pacheco, "com formação de paredão triplo entre Cássio, Diego e Letícia, no domingo, 16, o BBB 14 acumulou mais um recorde negativo de audiência. O reality show registrou apenas 10,1 pontos na Grande São Paulo, fechou na vice-liderança e perdeu para Silvio Santos durante 48 minutos. Foi o segundo recorde negativo consecutivo do programa."


O reality show acabou deixando a poderosa Globo em segundo lugar, atrás do SBT, que no horário marcou 10,9 pontos, segundo dados consolidados do Ibope. A Band, em terceiro, marcou 5,7, à frente da Record, com 4,7 pontos.


É a segunda vez que o BBB 14 fica em segundo lugar. No domingo anterior,9) o reality show fechou com 11,7, contra 12,2 do SBT. E, em relação a Silvio Santos, porém, o programa da Globo acumula três derrotas. No confronto do último domingo, o BBB marcou 10,3 pontos, contra 10,9 de Sílvio Santos. Mas, no domingo anterior, o apresentador do SBT derrotou Big Brother por uma diferença maior: 13,5 a 11,6.


Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo.


Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br 

pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira 

e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira 

segunda-feira, fevereiro 17, 2014

Venezuela: protestos, feridos e mortes nas ruas de Caracas


Protesto na Venezuela
Inconformada com a violência e com a falta de itens básicos nos supermercados, a população venezuelana protesta nas ruas
Diante de uma grande instabilidade política e também insatisfeitos com a falta de itens básicos nos supermercados, milhares de estudantes opositores voltaram a sair às ruas, neste domingo, 16, em Caracas, para denunciar a violência que grupos de encapuzados e defensores do governo de Nicolás Maduro, estão praticando após as manifestações dos últimos dias na capital da Venezuela. O saldo desses violentos protestos já são 23 feridos e três mortos.


Conforme notícia publicada pelo jornal Zero Hora de Porto Alegre, mais de 3 mil pessoas, em sua maioria jovem, se encontraram no setor leste de Caracas para repudiar a violência registrada em Caracas e outras cidades do país. Grandes multidões têm saído às ruas em todo o país para protestar contra o governo.
"Vamos continuar na rua, em paz, sem violência. Exigimos do (presidente) Nicolás Maduro o desarmamento dos 'coletivos', até que não os desarmem, não deixaremos as ruas!", disse diante da multidão Gabriela Arellano, estudante da Universidade dos Andes (leste) e uma das líderes do movimento.

Protesto na Venezuela - multidão na praça de Caracas
Há 15 dias, estudantes e opositores ao chavismo têm se manifestado e entrado em conflito com a polícia
E, enquanto, estranhamente, a grande imprensa brasileira, sobretudo, do eixo Rio-São Paulo, tem se mantido calada sobre as sangrentas manifestações na Venezuela, o assunto tem chamado a atenção da imprensa europeia. Neste domingo,  a RTP (emissora de Rádio e Televisão de Portugal) destacou os protestos em Caracas.  http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=717227&tm=7&layout=122&visual=61


Os estudantes que iniciaram as mobilizações, há 15 dias, em diferentes localidades da Venezuela, responsabilizam os denominados "coletivos", simpatizantes do chavismo, de estarem armados e serem os responsáveis pela violência. "Os mais interessados em colocar em nós o rosto da violência é o governo, por isso infiltrou a marcha de 12 de fevereiro", disse Antonio Ledezma, prefeito metropolitano de Caracas e um dos líderes da oposição que participou de assembleia na semana passada.
Na última quarta-feira, foi registrada, em Caracas, a maior manifestação contra Maduro desde que ele assumiu o poder em abril de 2013. Na ocasião, aconteceram distúrbios e ataques à bala que se prolongaram durante todo  dia e a noite, com saldo de três mortos, mais de 60 feridos e mais de 100 pessoas detidas.


As  recentes mobilizações tiveram início no começo de fevereiro nos estados de Táchira e Mérida (leste). Os manifestantes denunciam a insegurança nos campi estudantis e o protesto se estendeu em todo o país. Os estudantes solicitam também a liberdade para colegas detidos e melhores condições de vida.
A Venezuela, que possui gigantescas reservas de petróleo, tem uma inflação anual de 56,3% e um índice de escassez que em janeiro alcançou um em cada quatro produtos básicos. Enquanto isso,  a violência provoca entre 39 e 79 homicídios por ano a cada 100 mil habitantes, segundo as estatísticas oficiais ou de várias ONGs.


Segundo a notícia publicada no jornal gaúcho, a inteligência venezuelana recebeu ordem para prender um líder opositor na madrugada da última quinta-feira, depois que o presidente Nicolás Maduro chamou de tentativa de "golpe de Estado" os incidentes que deixaram três mortos e dezenas de feridos.

A juíza Ralenys Tovar ordenou ao Serviço Bolivariano de Inteligência a detenção do opositor Leopoldo López, acusado de homicídio, lesões graves e associação para delinquir, segundo informações do site do jornal El Universal.

Protesto na Venezuela - Maduro irredutivel
Irredutível, Nicolás Maduro fez duro discurso contra a oposição e denunciou a existência de um golpe contra o governo
Em um discurso exaltado de transmitido por rádio e televisão, Nicolás Maduro denunciou a existência de " um golpe de Estado em desenvolvimento", assegurando, contudo, que a " evolução bolivariana vai triunfar".


Oposição nas ruas
Leopoldo López, líder do partido Vontade Popular - um dos maiores da oposição-, agora  com ordem de captura, é um dos três dirigentes que estimulam a tática de ocupar as ruas com protestos contra o governo. Seu lema é: "A saída".


Os outros dois líderes do movimento contra Nicolás Maduro são o prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, e a deputada Maria Corina Machado, que tem imunidade parlamentar.
A tática da oposição nas ruas rendeu acusações de golpismo e divergências com outros opositores, como o ex-candidato presidencial Henrique Capriles.


Mas, mesmo com divergências, os três dirigentes ratificaram a estratégia na noite de quarta-feira. "Diante de uma tirania a resposta é a rua e a mobilização", disse a deputada Maria Corina Machado, que chama o governo de ditadura Castro-Comunista.  "Seguiremos com nossa agenda de luta nas ruas", completou o prefeito Ledezma.


Maduro foi eleito em abril de 2013 por pequena margem de 1,5% ante Henrique Capriles. Mas oito meses depois, nas eleições municipais de dezembro de 2013, os candidatos do governo receberam 55% dos votos.


Durante os protestos de quarta-feira, uma equipe de jornalistas da Agencia France-Presse, que cobria a manifestação, teve uma câmera roubada por um grupo de pessoas usando símbolos chavistas.  A unidade de polícia procurada pelos jornalistas se recusou a prestar ajuda e se limitou a dizer que a equipe não deveria estar no local. "Vocês deveriam saber o perigo que estavam correndo quando vieram para cá — , disse o coronel da Guarda Nacional Bolivariana D. González às jornalistas Patricia Clarembaux e Mariana Cadenas.


Na câmera roubada estavam gravadas imagens que registram o uso de gás lacrimogêneo contra os manifestantes, prisões e golpes dados por homens uniformizados contra seis estudantes. Havia também o relato de uma jovem que contava o que tinha acontecido.


Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br 

pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e no Facebook: www.facebook.com/orenatofereira 

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->