quinta-feira, agosto 29, 2013

Zé Dirceu tem pena mantida pelo STF

Na sessão desta quinta-feira, 29, os ministros do STF rejeitaram os recursos impetrados pela defesa do ex-ministro José Dirceu (PT). Assim, o STF manteve a pena de Dirceu, que havia sido condenado na Ação Penal 470, o mensalão, a dez anos e dez meses de prisão, pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha.


Em seu recurso apresentado ao Supremo, José Dirceu pedia a redução da pena, a publicação de trechos do julgamento omitidos no acórdão e também a indicação de um novo relator para anáslise dos embargos de declaração. A defesa argumentou também que José Dirceu deveria ter sido condenado por uma lei mais branda sobre crime de corrupção, vigente antes de novembro de 2003, antes do início dos crimes imputados ao réu. Mas, nenhuma das alegações foi aceita pela maioria dos ministros.


O primeiro a declarar o voto foi o presidente da Corte, Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão, que foi seguido pela maioria. Os únicos que não seguiram Joaquim Barbosa em todos os pontos dos recursos foram Ricardo Lewandowski, ministro revisor do processo, Dias Toffoli e Marco Aurélio de Mello. Votaram com Barbosa os ministros Luís Roberto Barroso, Teori Zavaschi, Rosa Weber, Luiz Fux, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Celso de Mello.


Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br

pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

Condenado pelo STF é absolvido por Deputados

A Democracia brasileira levou um duro golpe nesta quarta-feira, 28, quando a Câmara dos Deputados absolveu o colega Natan Donadon (PMDB-RO), num processo de perda de mandato parlamentar. Assim, o deputado de Rondônia, que se encontra preso, uma vez que foi condenado pelo STF a mais de 13 anos de prisão pelos crimes de peculato e formação de quadrilha, continua com o seu mandato e direitos políticos. No processo criminal, que resultou em sua condenação, Donadon foi acusado de desviar R$ 8 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia.


Seriam necessários 257 votos a favor da cassação, mas, apenas 233 votaram pelas perda de mandato. Outros 131 deputados votaram pela absolvição, enquanto 41 se abstiveram. Outros 108 parlamentares faltaram à sessão. Antes de iniciar a votação, Natan Donadon jurou inocência e pediu a compreensão de seus pares. Como a votação para cassação de mandato é ainda secreta, 131 colegas presentes e mais os 41 que se abstiveram,  aproveitaram-se desse recurso do anonimato para absolver o colega criminoso. Com certeza, um ato vergonhoso para o Brasil perante o mundo.


Diante dessa aberração dos deputados, o presidente da Câmara, Eduardo Henrique Alves (PMDB-RN), tentou remendar o estrago. Ele suspendeu Donadon e convocou o seu suplente, Amir Lando, para tomar posse em seu lugar. Uma medida que, no entanto, não afastará esse retrocesso político, que foi um verdadeiro golpe contra a Democracia. Infelizmente, a maioria dos deputados mostrou que o Brasil não é mesmo formado por pessoas sérias, principalmente, na classe política.


Para quem duvidava da aprovação em plenário do ridículo projeto de um deputado do Piauí, que propõe que todas as decisões do STF, contra parlamentares, sejam submetidas ao Congresso Nacional, nesta quarta-feira, os deputados brasileiros mostraram que estão mesmos dispostos a enfrentar o Poder Judiciário. Mas, a quem interessaria essa crise entre os Poderes da Nação? Com certeza, não interessa a quem defende a plena Democracia e o Estado de Direito.


Acompanhe Renato Ferreira no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br

pelo Twiter: www.twitter.com/orenatoferreira

e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

quarta-feira, agosto 28, 2013

Rogério Silva será candidato a deputado estadual

Em reunião com a imprensa na tarde desta quarta-feira, 28, em seu gabinete, o vereador de Osasco Rogério Silva (PSC), informou que foi indicado pelo Diretório Estadual para ser candidato a deputado estadual nas eleições de 2014. Num descontraído Café da Tarde com a imprensa, Rogério Silva falou também desses primeiros oito meses de seu mandato, destacando um dos seus projetos que já virou lei. Trata-se da Semana do Louvor, a ser celebrada durante as festividades do aniversário de Osasco, em 19 de fevereiro. “Agradecemos ao apoio dos meus colegas vereadores e do prefeito Jorge Lapas e, já em 2014, teremos a Semana do Louvor, quando vamos reunir as famílias de Osasco para louvarmos a Deus e agradecê-lo pela vida que Ele nos dá”.

Sobre a sua pré-candidatura a deputado Estadual, Rogério salientou que terá como bases fortes as cidades de Osasco e Guarulhos, como  também toda a região Oeste. “Estou muito contente por ter tido o meu nome escolhido pela Executiva Estadual do PSC e esperamos corresponder às expectativas do partido. Ainda não foram decididos com quem vamos dobrar para deputado Federal, mas, com certeza, dentro do próprio PSC temos deputados muito fortes, como o Feliciano Amaral, e também vamos pensar em outras dobradas na região Oeste, como também em outras cidades do Estado. A expectativa do PSC é aumentar significativamente as bancadas Estadual e Federal e vamos trabalhar com transparência para atingirmos esse objetivo”, enfatizou.

Ainda durante o encontro com a imprensa regional, Rogério Lins falou sobre outra indicação que ele fez na Câmara Municipal que trata da instalação de creches noturnas no município. “O nosso objetivo com essa medida é de atender às mães que trabalham no período da tarde e vão até às 22 horas, sem ter onde deixar os seu filhos a partir das 18 horas. E, fico feliz porque essa nossa indicação teve apoio imediato da secretária de Educação, a Régia Sarmento. Com apoio do prefeito Lapas, a secretária disse que, a partir de 2014, duas creches noturnas começarão a funcionar nos dois CEUs de Osasco”, afirmou Rogério Silva.

Após a sua fala com os jornalistas, Rogério Silva concedeu entrevista à TV Quintal,, onde ele destaca a sua indicação como pré-candidato a deputado Estadual e também fala sobre outros assuntos ligadas à política de Osasco. Acompanhe esta entrevista ao jornalista Nilson Martins, com exclusividade, na TV Quintal - www.quintaldanotocia.com - na próxima sexta-feira, aqui no Quintal da Notícia.

Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com 
pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira
e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

segunda-feira, agosto 26, 2013

Na hora do desespero, instrutor de vôo apela pra Deus

A notícia veio à tona nesta segunda-feira, 26, depois que o vídeo foi postado na Internet, mas, o fato ocorreu no dia 17 de agosto, quando o comerciante Sudmar Franzin, 49 anos, e o instrutor de vôo livre, Luiz Gonzaga Pereira de Souza, 57, passaram por momentos desesperadores durante um salto de parapente, no Rio de Janeiro. Veja o vídeo, que você pode adiantar para ver somente os momentos de medo no meio das nuvens: https://www.youtube.com/watch?v=U4__cIQt3Ic


No desespero, só Deus

"Entrei em desespero na hora que ouvi o instrutor falar ‘meu Deus’. Ali eu já vi que o negócio era sério. Até pousar teve muito problema lá no alto. O medo de bater nas montanhas era terrível. A gente não sabia o que ia encontrar. Fechei o olho e o instrutor começou a rezar. Na hora passou tudo pela minha cabeça. A gente não sabia o que ia encontrar”, disse Franzin, que no entanto, afirmou que voaria novamente com o tempo limpo.


Já o instrutor Luiz Gonzaga disse que não falhou. “Eu não falhei. Eu estava atento. Poderia acontecer com qualquer um. Eu fui surpreendido pelas condições meteorológicas. Eu virei um sanduíche”. afirmou. Sobre a oração, ele disse apelou para Deus porque já tinha esgotado as condições como piloto. "Ali era o Luiz Gonzaga ser humano. Eu apelei para Deus. Eu senti minha vida ao léu".


Minha opinião: Respeito a opinião de todos que dizem não ter fé e, muito menos, que Deus existe. Eu, porém, que sou cristão evangélico, passei por um momento tão difícil como este, ou até pior. Tinha 16 anos, quando caí sobre os trilhos da CPTM (então Fepasa), nos antos 1970, na antiga ponte de ferro sobre o Rio Pinheiros, entre as estações de Presidente Altino (Osasco) e Leopoldina (São Paulo). Caí sobre os dois trilhos e lembro que só tive tempo de movimentar o corpo de lado, ficando preso do lado de fora dos trilhos, antes do trem chegar e passar sobre mim. Graças a Deus sobrevivi, sem nenhum arranhão. Mas, crendo muito mais em Deus. Meu tio, que morava em Belo Horizonte, foi testemunha desses segundos mais terríveis de minha vida.

Para quem crê, Deus existe sim. Eu acredito!

Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br

pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

sexta-feira, agosto 23, 2013

CPI sobre heliporto mira alvo errado em Osasco

“CPI pra quê? Só se for para investigar os motivos da liminar concedida pela Justiça de Osasco, porque a Prefeitura já embargou as obras desse heliporto na cidade”

* Antônio Toniolo, presidente da Câmara Municipal de Osasco, sobre o pedido de CPI para investigar as obras de um heliporto em Osasco


Sem heliporto

Nos últimos meses, o STB tem feito diversas matérias contra as obras de um heliporto, na zona Norte de Osasco, bem próximo à sede da TV de Silvio Santos, nas proximidades da Via Anhanguera. Inclusive, na terça-feira, 20, a emissora montou link na Câmara Municipal de Osasco para falar sobre o pedido de uma CPI sobre o caso, apresentada pelo vereador André Sacco (PSDB) – foto – já assinada pelos quatro vereadores tucanos: o próprio André Sacco, Jair Assaf, Sebastião Bognar e De Paula.

Obra embargada 

No entanto, os vereadores governistas, como o líder do governo Aluísio Pinheiro (PT), Káren Gaspar (PT do B) e Andreá Capriotti (PSD) – foto – dentre outros, contestaram o pedido de CPI, salientando que a Prefeitura de Osasco já embargou a tal obra e que a mesma só continua graças a uma liminar concedida pela Justiça de Osasco. “Ora, quem tem que explicar a continuação dessa obra é a Justiça, pois, a Prefeitura já embargou a mesma por estar irregular”, destacou Andrea Capriotti.

Heliponto, sim

Na verdade o que a Prefeitura havia liberado para se construir numa área de 50 mil metros quadrados, era um heliponto, e não um heliporto com capacidade para receber até 200 helicópteros e 150 pousos e decolagens diariamente. Por ter havido o descumprimento dessa determinação, em janeiro deste ano, a Prefeitura embargou as obras, mas, a empresa entrou na Justiça e conseguiu uma liminar. A empresa também agilizou as obras antes da decisão final da Justiça.

Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br 
pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira
e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

quinta-feira, agosto 22, 2013

STF confirma condenação de Delúbio Soares

Nesta quinta-feira, dia 22, o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a condenação de Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT, classificado como operador do mensalão. Delúbio foi condenado a 8 anos e 11 meses de prisão e a multa de R$ 300 mil.


Esta foi a quarta sessão do STF para análise dos recursos impetrados pela defesa dos 25 réus condenados. Além do presidente da Corte, Joaquim Barbosa, que foi relator do mensalão, os outros 10 ministros rejeitaram por unanimidade os recursos apresentados pela defesa de Delúbio Soares, condenado pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha. Além do ex-tesoureiro petista, a Corte julgou também nesta quinta-feira, os recursos de ex-sócios de Marcos Valério, considerado o financiador do mensalão.


Em 2012, o Supremo concluiu o processo da Ação Penal 470 e concluiu que, realmente, existiu o mensalão, ou seja, segundo a maioria dos ministros, houve a arrecadação de dinheiro público de forma ilegal por parte do PT, recursos estes utilizados para financiar campanhas em 2006, envolvendo quatro partidos.


Delúbio Soares é o primeiro membro do PT, condenado, a ter a pena confirmada nesta fase, quando os ministros analisam os embargos de declaração. Os embargos infringentes, que podem determinar novo julgamento, caso sejam aceitos, deverão ser analisados na próxima semana. Os outros membros da direção do PT, José Dirceu e José Genoíno também deverão ter seus recursos analisados na próxima semana que vem.


Até o momento, o Supremo Tribunal Federal já julgou os recursos de 11 dos 25 condenados e manteve todas as condenações. A maioria por unanimidade. 


Acompanhe Renato Ferreira também pelo Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br 

pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira 

e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira 

PHS - Tinha desmente boatos sobre sua saída

No último dia 15, este Blog publicou uma nota, com base em informações de um membro do Diretório Municipal do PHS de Osasco, dando conta de problemas internos entre a direção estadual do partido e o secretário de Esportes de Osasco, Tinha de Ferreira, ex-presidente local do partido. Segundo esse representante do PHS, devido a esses problemas, Tinha de Ferreira estaria próximo de deixar o partido e, talvez, até mesmo a Secretaria de Esportes. O diretório municipal encontra-se sob intervenção do estadual, cujo presidente é o vereador paulistano Laércio Benko.


Mas, nesta quinta-feira, em conversa com este jornalista, Tinha de Ferreira afirmou que tudo isso "não passa de boatos" e desmentiu que esteja para sair do partido e, muito menos, deixar o cargo de secretário de Esportes. "Tudo isso não passa de boatos e de intrigas internas. O cargo de secretário é um cargo de confiança do prefeito Jorge Lapas, que confiou a mim essa missão e pela qual eu agradeço ao prefeito. No momento, a nossa preocupação é trabalhar, e muito, em prol do esporte da cidade e auxiliar o prefeito Lapas na administração de Osasco", afirmou o secretário.


Tesoureiro nacional
Bem humorado e exibindo uma Certidão, que se encontra à disposição no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Tinha afirmou que é tesoureiro geral adjunto da Executiva Nacional do PHS, o que é confirmado por essa Certidão do TSE. Tinha foi eleito para esse cargo em novembro de 2012 e cuja gestão vai até novembro de 2018. "Estamos na Executiva Nacional e o nosso contato é, portanto, com a direção nacional do PHS. Problemas internos e também de candidaturas para as eleições de 2014 estão sendo tratadas pelas direções estadual e nacional e tudo será resolvido até o final de setembro", concluiu Tinha de Ferreira.

Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com.br 

pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira 

e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreia



quarta-feira, agosto 21, 2013

Mais calmo, STF rejeita outros recursos de mensaleiros

Sem pedido de desculpas e sem agressões verbais entre ministros. Assim foi a sessão desta quarta-feira, 21, do STF, que julga os embargos infringentes e embargos de declaração impetrados pelos 25 condenados na Ação Penal 470 o conhecido mensalão. Antes do início da sessão desta quarta, a expectativa era de que o clima poderia começar quente, como terminou a sessão de quinta-feira da semana passada após o arranca-rabo entre o presidente da Corte, Joaquim Barbosa, e o vice-presidente, Ricardo Lewandowski.


Na ocasião, Barbosa não gostou de ver Lewandowski levantar uma questão em defesa do recurso do reú Bispo Rodrigues, ex-deputado Federal (PL-RJ).  E os dois quase partiram para vias de fato, depois que Barbosa acusar Lewandowski de fazer chicana, termo que no meio jurídico significa tramóia, trapaça ou manobra capciosa. Lewandowski exigiu que Joaquim Barbosa pedisse desculpas, o que acabou não acontecendo, nem na semana passada e nem hoje.


Depois de um início tenso, quando os dois briguentos fizeram se referirams às desavenças da semana passada, afirmando que o episódio já foi superado, a sessão transcorreu de forma mais tranquila. E os ministros rejeitaram os embargos declaratórios apresentados à Corte pelo Bispo Rodrigues e pelos ex-funcionários do Banco Rural Kátia Rabello, José Roberto Salgado e Vinícius Samarane. Assim, sobe para 11 o total de réus que tiveram recursos rejeitados pelo STF na atual fase do processo do mensalão.


O julgamento dos recursos será retomado nesta quinta-feira, a partir das 14h, Deverão ser julgados os embargos de declaração apresentados à Corte pelo ex-publicitário e operador do mensalão, Marcos Valério, e pelo ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares.



Até o momento, já tiveram recursos rejeitados pelo STF no processo do mensalão, Carlos Alberto Quaglia, Emerson Palmieri, Jacinto Lamas, Valdemar Costa Neto, José Borba, Romeu Queiroz e Roberto Jefferson. 


Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com

pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira



terça-feira, agosto 20, 2013

Por falta de respirador homem morre em hospital público

Ao contrário do que o governo Federal tenta passar para a sociedade de que o problema principal da saúde pública no país é a falta de médico, tanto é que insiste com o programa "Mais Médicos" e com a contratação de médicos estrangeiros, mesmo sem passar por exame no Brasil, os fatos mostram, exatamente, o contrário, ou seja, o problema é a falta de infraestrutura e até de equipamentos básicos para o atendimento ao paciente. É o caso do pedreiro Francinaldo Batista, de 46 anos, que morreu no último dia 14, em Natal, devido á falta de um  respirador no hospital. 


Os médicos estavam lá, tanto é que eles até improvisaram um respirador manual, com o qual tentaram salvar a vida do paciente até chegar o equipamento de uma outra unidade, porém, já era tarde. Esse fato lamentável e que mostra claramente o caos da saúde pública no Brasil, aconteceu no Hospital dos Pescadores, bairro das Rocas, zona Leste de Natal, onde o pedreiro Francinaldo foi internado. Durante cinco horas ele foi atendido pelos médicos com o respirador improvisado.


Segundo a equipe médica, o ideal seria que Francinaldo fosse atendido em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) informou que o pedreiro seria levado para o Hospital Giselda Trigueiro quando estivesse em condições de ser transferido. Já o Município, que é responsável pelo hospital, não deu resposta.


Inconformada e aguardando a liberação do corpo na manhã de quinta-feira, 15,, a nora de Francinaldo, Gabriela Silva, culpou a falta de estrutura do hospital pela morte do sogro. "Não tem como explicar. Disseram que havia vaga, mas isso não chegou aos ouvidos dos médicos. Poderia ter sido diferente com uma vaga de UTI e uma máquina de respiração. Os médicos são ótimos, mas a estrutura é péssima, uma calamidade", desabafou Gabriela.



No dia 31 de julho, também no Hospital dos Pescadores, um jovem de 25 anos morreu em condições parecidas. Sem vagas de UTI, ele morreu sem ter o atendimento adequado. E fica uma pergunta no ar: se essa falta de equipamentos básicos ocorre numa capital de um estado, como a cidade de Natal, como deve estar a situação em cidades do interior do país, onde muitas vezes falta estradas e ambulância para transportar os pacientes? 



Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com 

pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira 

segunda-feira, agosto 19, 2013

JB X Lewandowski - Promessa de clima quente no STF

Com os ânimos mais que exaltados entre o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, e o seu vice, Ricardo Lewandowski, o clima promete ser quentíssimo nas sessões desta semana, quando os ministros reiniciam a análise dos recursos dos 25 condenados no mensalão. Na quarta-feira da semana passada, os ministros iniciaram a análise dos  embargos infringentes e os embargos de declaração. Nas primeiras análises, a maioria dos ministros rejeitou os  recursos de diversos réus, dentre eles o deputado Federal, Valdemar da Costa Neto (PR), e o ex-deputado, Roberto Jefferson (PTB), que denunciou o esquema do mensalão.


O clima esquentou de vez na na quinta-feira, quando os ministros analisavam um dos pedidos do ex-deputado Federal, Bispo Rodrigues, que pedia revisão da sua pena pelo crime de lavagem de dinheiro. Lewandowski defendia que o réu tinha razão em seu pedido, enquanto Joaquim Barbosa afirmava o contrário. Os dois apresentaram argumentos jurídicos para justificar suas posições. A defesa do bispo Rodrigues alega que ele tem o direito de ser julgado por uma lei mais branda vigente antes do mensalão virar processo.


E o arranca-rabo entre os dois ministros, que começou diante das câmeras do STF durante a votação, prosseguiu depois nos corredores, uma vez que Joaquim Barbosa encerrou a sessão no meio da briga. Irritado com  Lewandowski, que desde o início do mensalão apresenta argumentos em defesa dos réus, Joaquim Barbosa acabou retrucando com dureza, quando Lewandowski perguntou: "Estamos com pressa pra quê?, ao que respondeu Barbosa: "Com pressa de fazer o nosso trabalho com justiça". E continuou, depois de outros argumentos do oponente: "O sr está fazendo chicana". Atordoado com a acusação, Lewandowski exigiu que Barbosa pedisse desculpas. mas, o presidente disse que não tinha motivos para se desculpar.

Já fora do plenário, os dois continuaram trocando acusações, conforme foi apurado pelo repórter Robson Bonin, da Veja.

- Vossa Excelência não vai esculhambar a minha presidência" - esbravejou Barbosa.
- O senhor quer as manchetes? Que aparecer? Vá para as ruas! - retrucou Lewandowski.
— O senhor não vai ficar lendo textos de jornal em plenário para atrasar o julgamento!
— Está para nascer homem que mande no que devo fazer. O senhor acha que tenho voto de moleque?


— Acho sim!

E, segundo consta, Lewandowski chegou a dizer que teria reagido com os punhos se a encrenca tivesse ocorrido em outro ambiente.


E é nesse clima que o STF reiniciará as análises dos recursos dos condenados na quarta-feira, dia 21. Lewandowski teria dito também que não retornará ao julgamento se Joaquim Barbosa não se retratar. E pelo que tem dito, Barbosa não está disposto a mudar de opinião.


Mas, será mesmo que Joaquim Barbosa precisa pedir desculpa. Veja o que diz o dicionário sobre o termo chicana:

Substantivo feminino. 

1. Jurídico: dificuldade criada, no decorrer de um processo judicial, pela apresentação de um argumento com base em um detalhe ou ponto irrelevante; abuso dos recursos, sutilezas e formalidades da justiça; o próprio processo judicial (de forma pejorativa); contestação feita de má-fé; manobra capciosa, trapaça, tramóia.



Portanto, vamos esperar até quarta-feira para ver como será a continuação desse julgamento, que para muitos é o maior julgamento do maior escândalo na política brasileira.



Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com

pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira





domingo, agosto 18, 2013

Dilma indica Rodrigo Janot para Procurador-Geral da República

Neste sábado, dia 17, o Palácio do Planalto anunciou a indicação de Rodrigo Janot para o cargo de procurador-geral da República. A indicação, feita pela presidente Dilma Rousseff foi informada em nota emitida pela Secretaria de Comunicação da Presidência. Janot deverá suceder Roberto Gurgel no comando do Ministério Público pelos próximos quatro anos. Agora, ele será sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça e o seu nome anot terá de ser confirmado pelo plenário do Senado.


Na nota, o Palácio ressalta que Janot foi "o mais votado" entre os procuradores e destaca também a "brilhante carreira" construída pelo indicado da presidente Dilma no Ministério Público. "A presidente Dilma Rousseff considera que Janot reúne todos os requisitos para chefiar o Ministério Público com independência, transparência e apego à Constituição", diz a nota.


Faziam parte também da lista tríplice indicada pela Associação Nacional dos Procuradores da República, as subprocuradoras Deborah Duprat e Ela Wiecko. Janot obteve 511 votos, seguido por Wecko, 457; e Duprat, com 445.



Como Procurador-Geral, Janot terá como função comandar investigações ou acusações contra deputados federais, senadores, ministros de Estado, presidente e vice-presidente da República.


Em suas mãos, deverão cair mais de 30 pedidos de abertura de inquérito contra autoridades que ocupam esses cargos, pedidos estes feitos por Roberto Gurgel que deixou a Procuradoria-Geral na última quinta-feira.


Assim que tomar posse, Janot vai participar também do julgamento dos recursos da Ação Penal 470, o mensalão, que conta com 25 réus condenados, dentre deputados federais e o ex-ministro de Lula, José Dirceu, condenados à prisão por peculato, lavagem de dinheiro, corrupção e formação de quadrilha. A escolha de Janot é vista com certo alívio por lideranças petistas e governistas de um modo geral, os quais consideram que Roberto Gurgel tem sido duro contra os parlamentares condenados.


Perfil

Rodrigo Nanot, tem 56 anos e nasceu em Belo Horizonte. Formou-se em Direito na Universidade Federal de Minas Geral e é procurador da República de 1984.

Especializou-se em direito do consumidor, área da qual foi coordenador na Procuradoria Geral da República de 1991 a 1994. Atuou também como Secretário de Direito Econômico no Ministério da Justiça em 1994.

No período de 1995 a 1997, presidiu a Associação Nacional dos Procuradores da República. E foi secretário-geral do Ministério Público Federal de 2003 a 2005.


Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanotícia.com 

pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira 



quinta-feira, agosto 15, 2013

PHS e Tinha de Ferreira: Fim da relação?

Segundo informações de um membro do diretório municipal do PHS de Osasco, sob intervenção estadual, tudo indica que o secretário de Esportes de Osasco, Tinha de Ferreira, está com os dias contados no partido e, quem sabe também no cargo de secretário. É que existem problemas “insolúveis” entre ele e o presidente estadual do partido, o vereador paulistano Laércio Benko, que recentemente esteve conversando com o prefeito Jorge Lapas, sem a presença do Tinha. Essa mesma fonte informou que o “cargo de secretário é do PHS e não do Tinha, que o assumiu quando já não era mais presidente do PHS de Osasco”.

E o Rogério Lins?


Ainda conforme essa mesma fonte do PHS  nos informou, o presidente Benko não está também disposto a dar legenda de deputado para o popular e um dos vereadores mais bem votados de Osasco, Rogério Lins, que deverá deixar o partido até o final de setembro. Rogério Lins, inclusive, tem recebido diversos convites de outras legendas e, recentemente, ele disse que está estudando qual será o seu futuro partido, caso não venha ter mesmo mais espaço dentro do PHS.

Beleza, Maluco!


Por outro lado, as informações dão conta de que a legenda do PHS de Osasco para deputado estadual já tem dono: é do vereador Maluco Beleza, já garantida por Láercio Benko. 


Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com 
pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira
e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

Lapas convida: “Osasco é a Nossa Casa: Preserve, cuide e mantenha!

Com transmissão ao vivo pelo site do Quintal da Notícia – www.quintaldanoticia.com.br – o prefeito de Osasco, Jorge Lapas, lançou nesta quarta-feira, dia 14, a campanha “Osasco é a Nossa Casa – Preserve, Cuide e Mantenha”.  O objetivo da campanha organizada pela Secretaria de Comunicação, sob a coordenação do secretário Roberto Trapp, é conscientizar a população sobre a importância de sua participação na busca de uma cidade mais aconchegante para se viver. É um apelo que chama todos os osasquenses a cuidarem da cidade como cuidam da sua própria casa. O evento foi realizado na Sala Osasco, no Paço Municipal, que contou com a presença também da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sandra Missiano Lapas, de secretários municipais, vereadores e lideranças de diversos segmentos sociais.

Como destacou o prefeito Lapas, a campanha visa despertar na população osasquense o senso de cidadania, unindo o espírito de cidadão ao de pertencimento à cidade. “E, assim, unidos todos cooperam e trabalham por um desenvolvimento sustentável transformando Osasco numa cidade cada vez mais limpa, mais justa e com qualidade de vida para toda a população”, disse Lapas na abertura do evento.

“Conforme todos sabem, Osasco avançou muito nos últimos anos, sobretudo, na área econômica, passando do 25° para o 12° PIB do Brasil e uma das mais importantes cidades do estado de São Paulo, sem descuidar também de outras áreas, como a Educação, Habitação e Saúde. No entanto, não podemos pensar que tudo está perfeito e estacionarmos. Ao contrário, o nosso objetivo e a nossa meta é avançar e trabalhar com ações de todas as secretarias e órgãos municipais, no sentido de buscar sempre melhorar a qualidade de vida de todos que moram ou que passam pela nossa população”, afirmou o prefeito.

Com essa campanha de conscientização por uma cidade melhor, a administração municipal busca despertar em todos uma forma simples de agir, zelando e cuidando da cidade, como zela e cuida de sua casa. Ou seja, evitar jogar lixo nas ruas e praças, não dispensar entulhos em vias públicas, mas, também fiscalizar e cobrar de quem age dessa forma, cujas denúncias deverão ser feitas pela Central 156. Assim, a Prefeitura terá mais condições de fazer a sua parte, como já vem fazendo com inúmeros flagrantes e autuações de quem desrespeita a legislação, por exemplo, jogando entulhos na cidade.

Após a fala do prefeito Lapas, o secretário de Comunicação, Roberto Traff fez uma explanação de todas as etapas da Campanha “Osasco é a Nossa Casa”. Segundo Trapp, ela vai se constituir, nesta primeira etapa de 60 dias, de diversas ações no campo da divulgação, como campanhas institucionais por meios de spots de rádio, vídeos para TVs e Internet, anúncios em jornais e revistas, e também através de outdoor, busdoor, gradis em vias públicas e folhetos informativos.
“Como esta campanha, estamos também fazendo um um convite à população, para que todos os osasquense sintam-se parte da cidade com orgulho. Outro objetivo da campanha é reforçarmos a união entre a gestão pública e a sociedade civil organizada”, enfatizou Roberto Trapp.

Estiveram também prestigiando a abertura da Campanha “Osasco é a Nossa Casa”,   o vice-prefeito Valmir Prascidelli, os secretários municipais Waldyr Ribeiro Filho (Relações Institucionais), Carlos Baba (Serviços e Obras), Gelso de Lima (Assistência e Promoção Social), Dulce Helena Cazzuni (Planejamento e Gestão), Mônica Veloso (Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão) e Régia Maria Gouveia Sarmento (Educação); os coordenadores de Orçamento Participativo, Antônio Onofre, e de Relações Interanacionais, Luciano Jurcovich; o presidente da CMTO, Paulo Arnoni e os vereadores Aluísio Pinheiro, Andrea Capriotti e Batista Comunidade.
Acompanhe Renato Ferreira no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com 
pelo Twiter: www.twitter.com/orenatoferreira
e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira


terça-feira, agosto 13, 2013

Osasco perde um grande "osasquense": DANIEL SOARES

Conheci o grande jornalista Daniel Soares no início dos anos 1990, mais precisamente no final de 91, quando voltei para Osasco, ocasião em que fui trabalhar no então Correio do Povo - hoje, Correio Paulista - e na Rádio Nova Difusora. Durante todo esse tempo, mais de 20 anos, sempre nos cruzamos nas mais diversas pautas jornalísticas da região ou em alguns encontros dos amigos da imprensa.


Tive o prazer também de trabalhar com ele na Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Osasco, onde ele foi Diretor de Imprensa. Daniel nunca mudou, sempre atencioso com as pessoas, colegas e entrevistados. Conhecedor profundo da Língua Portuguesa, seus textos eram facilmente identificados. E, acima de tudo, era um profissional responsável.



Pelo tempo que o conheci, percebi também que Daniel Soares era um jornalista amante do esporte, da música e, claro, da profissão que escolheu. Recentemente conversando com ele numa das nossas reuniões, fiquei feliz quando ele me disse que conhecia a minha região lá em Minas Gerais e também a minha querida cidade de Miraí, a terra de Ataulfo Alves. Contamos muitas estórias de lá e até combinamos uma possível viagem para Miraí. 



Infelizmente, não deu. Daniel nos deixou hoje, dia 13 de agosto. Tinha sérios problemas renais e faleceu depois de 10 dias internado no Hospital Regional de Osasco. Recebeu alta na segunda-feira, à tarde, mas, seu estado se complicou e ele não resistiu.



E, com certeza, a região perde um grande colaborador e, Osasco, um grande "osasquense". Um cidadão que amava esta cidade. Seu corpo está sendo velado no velório Bela Vista e será sepultado, nesta quarta-feira, às 9h30, no Cemitério Santo Antônio.


Que Deus console seus familiares e amigos! E a vida continua, agora, com a saudade do amigo e colega DANIEL SOARES.



Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com 

pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira 

e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira 

segunda-feira, agosto 12, 2013

Dia do Presbiterianismo em Osasco - Prefeito homenageia as igrejas

Atendendo convite do prefeito Jorge Lapas, um grupo de pastores das Igrejas Presbiterianas esteve, hoje, no Gabinete do Prefeito, ocasião em que foram homenageados pelo Dia do Presbiterianismo em Osasco. Lapas estava acompanhado de sua esposa e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sandra Missiano Lapas, do secretário de Comunicação, Roberto Trapp, e também do chefe de Gabinete e ex-vereador, Rubens do Nascimento, autor da Lei 4108/07, que instituiu o Dia do Presbiterianismo no calendário da cidade.

Estiveram presentes pastores da Igreja Presbiteriana Independente, Presbiteriana Renovada e Presbiteriana do Brasil. Os pastores Altair, da Presbiteriana Renovada, e Miquéias, da Independente, leram alguns versículos da Bíblia e falaram sobre a história do Presbiterianismo no Brasil e na cidade de Osasco. O Presbiteriano surgiu no Brasil, segundo os pastores, em agosto de 1859 e é fruto de um grande avivamento ocorrido nos Estados Unidos. Após orarem pela cidade e pela administração do prefeito Lapas, os pastores o agradeceram pela homenagem.

Por sua vez, Jorge Lapas destacou o pioneirismo dos presbiterianos e o papel l desempenhado pelas igrejas na sociedade. “Estou muito feliz ao iniciar a semana com a visita de vocês. Trata-se de uma simples, mas, justa homenagem pela trabalho pioneiro do Presbiterianismo em nossa região e, sobretudo, pelo papel social das igrejas. Como temos feito com todos os segmentos sociais, quero dizer que o nosso gabinete está à disposição das Igrejas Presbiterianas de Osasco, para conversarmos sobre a administração municipal, como também para ouvir críticas, sugestões e revindicações”, disse o prefeito, antes de entregar aos pastores uma placa comemorativa ao Dia do Presbiterianismo.

Acompanhe Renato Ferreira também no Quintal da Notícia: www.quintaldanoticia.com  
pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira 
e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira 

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->