segunda-feira, dezembro 31, 2012

Feliz 2013!

Estamos vivendo os últimos momentos de 2012.


Nesta oportunidade, desejamos a todos os leitores deste blog um feliz 2013.


Agradecemos a Deus por tudo que Ele nos deu neste ano que passou e pedimos que neste ano que se inicia à meia-noite de hoje, possamos ser mais gratos, mais justos e mais solidários.


A todos desejamos um Ano Novo repleto de realizações!


Até 2013!


Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e pelo Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

quinta-feira, dezembro 27, 2012

Votação de 3 mil vetos presidenciais mostra um Congresso a reboque do Executivo

A atitude das bancadas de estados não produtores de petróleo, que forçavam a derrubada do veto da presidente Dilma Roussef sobre os royalties do petróleo, contra as bancadas do RJ e ES, só serviu mesmo para escancarar para o Brasil inteiro a inoperância do Congresso Nacional. Ou seja, o Poder Legislativo do Brasil, que custa caro aos cofres públicos do país, e cuja função constitucional é fazer as leis e fiscalizar o governo, não passa de um simples órgão público a reboque do Poder Executivo.


Como a briga entre entre estados produtores e não produtores chegou ao STF (Supremo Tribunal Federal), em dezembro, coube ao ministro Luiz Fux determinar que a votação do veto dos royalties não poderia acontecer antes da apreciação de todos os vetos parados no Congresso. Só que não se trata de meia dúzia de vetos, o que deveria acontecer num país onde a política e o interesse do povo fossem levados a sério.


Acuado pela decisão justiça, o presidente do Congresso, senador José Sarney (foto), não teve dúvida. Determinou, então, que fossem votados numa única sessão os 3 mil vetos presidenciais, com matérias até de 1994 sobre artigos de leis vetados pela Presidência da República.


Portanto, além de um regime "democrático", que já se acostumou a governar impondo a "ditadura" das Medidas Provisórias, será que podemos mesmo levar a sério um Congresso que deixa de apreciar vetos presidenciais por mais de 18 anos? Vejam que são vetos que vêm desde os mandatos do presidente FHC, passando pelos dois mandados do petista Lula e, agora, dos dois anos da presidente Dilma Roussef.


E como seria impossível aos congressistas votarem essa montanha de vetos em apenas uma sessão, tudo ficou para o próximo ano, inclusive, o projeto do Orçamento de 2013, que só vai ser votado em fevereiro. Agora, mais uma vez, a presidente Dilma vai emitir uma MP para garantir os gastos e investimentos dos primeiros meses de 2013.


E o pior é que esse péssimo exemplo de inoperância do Congresso Nacional acaba refletindo também sobre as demais Casas Legislativas do país, como as Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais. E o exemplo desses legislativos inoperantes, a gente vê no Estado de São Paulo, onde a AL acaba sendo apenas um  apêndice do governo do Estado, e nas Câmaras Municipais, onde os vereadores, simplesmente, agem smpre dizendo amém aos prefeitos de plantão. Será que isso vai mudar em 2013?
    Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira   e pelo Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

sexta-feira, dezembro 21, 2012

Joaquim Barbosa rejeita prisão imediata dos condenados no mensalão

Nesta sexta-feira, 21, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, negou a prisão imediata de 25 condenados no processo da Ação Penal 470, o mensalão. O pedido fora apresentado, na quarta-feira, pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Conforme já havia anunciado, em agosto, no início do julgamento, Roberto Gurgel, afirma no pedido que a prisão logo após as condenações visa evitar possíveis recursos, o que poderia atrasar o cumprimento das penas.
 

Em sua decisão, Joaquim Barbosa citou o julgamento de um habeas corpus de 2009 pelo Supremo em que foi negada a prisão antes do fim de todos os recursos cabíveis, ocasião em que ele foi voto vencido. "Por conseguinte, segundo a atual orientação do plenário do Supremo Tribunal Federal, até o trânsito em julgado da condenação, só há espaço para a prisão de natureza cautelar", disse Barbosa.


Para o presidente do STF, que também foi o relator do processo, os embargos podem, em tese, mudar algumas condenações, afirmando não ser possível presumir, por antecedência, que os condenados usarão os recursos apenas de maneira protelatória. O ministro afirmou ainda que os condenados já tiveram seus passaportes aprendidos e que eles não poderão sair do país sem autorização do STF.


A decisão de Joaquim Barbosa significa um alívio para os condenados e seus adgovados de defesa. Conforme comentavam até hoje, eles temiam que, em decisão monocrática, o ministro Joaquim Barbosa pudesse aceitar o pedido de prisão imediata. Agora, isso só ocorrerá após a publicação do Acórdão e o julgamento de todos os recursos.


Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e pelo Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira




João Paulo Cunha - "Minha vida pública é um livro aberto. Tenho as mãos limpas"

Nesta quinta-feira, 20, o deputado Federal João Paulo Cunha (PT-SP), concedeu uma entrevista exclusiva ao editor deste blog, ocasião em que fez uma abrangente análise da Ação Penal 470, conhecida como o mensalão, cujo julgamento foi encerrado na semana passada pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Nesta entrevista, Joao Paulo reiteira suas críticas a esse julgamento, classificado por ele como um julgamento político e midiático.


O deputado petista, condenado a mais de 9 anos, fala também dos momentos difíceis pelos quais vem passando nesses últimos anos, da esperança que tem em provar a sua inocência por meio dos recursos que sua defesa vai apresentar ao SFT e do apoio que sempre recebeu da militância e dos amigos, não somente do PT, mas, também de outros partidos políticos e dos mais deiversos segmentos sociais. Veja, a seguir, os principais trechos da entrevista:


- Como o sr. analisa esse julgamento? Em entrevistas anteriores, o sr disse concordar com outras lideranças petistas que afirmam ter sido um julgamento político. Por quê?
O julgamento da Ação Penal 470, foi, de maneira evidente, influenciado por questões políticas e ideológicas. Primeiro, porque foi realizado durante o processo eleitoral, o que foi um completo absurdo. O STF não deveria permitir que um julgamento desta importância fosse usado eleitoralmente, como o foi, por setores da oposição e da grande mídia. O próprio Procurador Geral da Republica disse para a imprensa que “era bom” que o julgamento fosse usado nas eleições, o que é um completo disparate, partindo da boca dessa autoridade...


- O atual presidente da Câmara, Marco Maia, disse anteriormente que não cumpriria a decisão do STF, caso fosse essa da perda imediata dos mandatos. O sr. concorda com ele?
O presidente da Câmara dos Deputados está correto em defender as prerrogativas do poder legislativo. Neste caso, a Constituição Federal, como já citei, tem um claríssimo Artigo 55, que define a prerrogativa sobre o destino dos mandatos dos deputados ao poder legislativo. Os poderes constituídos, executivo, legislativo e judiciário são independentes e autônomos. Nenhum poder está acima dos outros, sendo o mais importante. Todos devem zelar pelo cumprimento da Constituição Federal e cooperar pelo bem do país. Não se trata, portanto, de somente concordar com o presidente Marco Maia, mas de exigir o cumprimento da Constituição Federal.


- O sr. pensou em renunciar ao mandato ou desistir da vida pública, ou pensa em fazê-lo? Jamais usei o instrumento da renúncia para me beneficiar, na minha trajetória como parlamentar e não seria agora que renunciaria. Vou continuar lutando, em quantos fóruns jurídicos e políticos forem necessários, para provar a minha inocência. Minha vida pública é um livro aberto. Tenho as mãos limpas. E a história de mais de trinta anos de um mandato popular e democrático, que registra inúmeras conquistas que estarão marcadas para sempre, com melhorias em várias cidades do estado de São Paulo, como vitórias do movimento popular, sindical e democrático em geral.


- O sr. errou naquele momento ao pedir para a sua esposa pegar o dinheiro no Banco Rural?
Pedi recursos ao meu partido, para gastos eleitorais, como fazem todos os políticos do país. Fui orientado a receber daquela forma os recursos do partido. A participação de minha esposa foi de absoluta boa fé. Tanto que ela entregou documento e assinou, mostrando que não tinha nada a esconder.


Esta entrevista foi publicada também na edição do Correio Paulista, desta sexta-feira, 21: www.correiopaulista.com


Você pode ver também a íntegra desta entrevisa no site do deputado João Paulo: http://www.joaopaulo.org.br/mandato/noticias-do-mandato/4706-entrevista-ao-correio-paulista-minha-vida-publica-e-um-livro-aberto-tenho-as-maos-limpas


Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e pelo Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

quinta-feira, dezembro 20, 2012

Em Osasco, Lapas anuncia mais nove secretários


A equipe de secretários do próximo governo de Osasco já está quase completa. Nesta quinta-feira, 20, o prefeito eleito Jorge Lapas (PT), anunciou os nomes de mais  nove secretarios e, como já haviamos antecipado, o ex-secretário de Saúde, Gelso de Lima, será o titular da Secretaria de Assistência e Promoção Social, (http://renatojogoaberto.blogspot.com.br/search?q=gelso+de+lima ), assim como o vereador Fábio Yamato, assumirá a Secretaria da Cultura (http://renatojogoaberto.blogspot.com.br/search?q=fabio+yamato ).


Os demais nomes anunciados, hoje, são os seguintes: Sandra Missiano Lapas, esposa de Jorge Lapas, assume o Fundo Social de Solidariedade; Engenheiro Carlos Baba (Obras e Serviços); Waldyr Ribeiro Filho (Secretaria de Gabinete, a ser criada); Marcos Arruda (SICA); José Pedro (Orçamento Participativo). E serão mantidos em seus cargos: Sergio Gonçalves (Habitação e Desenvolvimento Urbano) e Sônia Rainho (Coordenadoria da Mulher e Igualdade Racial).


Agora, só ficam faltando os titulares da Secontru (Secretaria de Segurança e Controle Urbando), Assuntos Jurídico, SDTI (Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão); Ouvidoria e o presidente da Fito.


Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e pelo Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira



terça-feira, dezembro 18, 2012

STF encerra julgamento e decide por cassação de mandatos de parlamentares condenados

Nesta segunda-feira, 17, o STF (Supremo Tribunal Federal) encerrou o julgamento da Ação Penal 470, o mensalão. Trata-se do maior julgamento já ocorrido na Suprema Corte, que só terminou depois de mais de 50 logas sessões e mais de quatro meses. Dos 38 réus, 25 foram condenados.


E na sessão de encerramento, houve o foto final do ministro Celso de Mello, que decidiu que os parlamentares condenados perderão o mandato ao final da aprecição de todos os recusos possíveis. São três deputados Federais condenados nesse processo: João Paulo Cunha (PT-SP), Waldemar da Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-Mt). Por 5 votos 4, os ministros decidiram que cabe à Câmara dos Deputados apenas o papela de declara a saída dos parlamentares do Poder Legislativo.


Ao justificar o seu voto, Celso de Mello afirmou que os deputados condenados perdem os direitos políticos com a condenação pelo Supremo, que é a última instância do Poder Judiciárioa. E, perdento os direitos políticos, os parlamentares perdem automaticamente também o mandato. Além dos deputados mencionados, a medida atingirá também o ex-deputado José Genoino, que é suplente na atual Legislatura, caso ele venha a assumir uma vaga no Congresso.


"Não se pode vislumbrar o exercício de mandato parlamentar por aqueles cujos direitos políticos estão suspensos", afirmou Celso de Mello. Ele e mais três ministros acompanharam o voto do relator do processo e presidente do STF, Joaquim Barbosa.

O voto vencido foi defendido pelo ministro revisor do processo, Ricardo Lewandowski,, ainda na semana retrasada. Para Lewandowski,  mesmo com a condenação imposta pelo Supremo, os congressistas teriam direito a responder a um processo de quebra de decoro parlamentar, instaurado no Legislativo.


Defesa
Nesta terça-feira, 18, os advogados de defesa dos parlamentares condenados entraram com recurso no STF, solicitando que o plenário da Corte decida nesta quarta, 19, sobre a prisão imediata ou não dos condenados. Os advogados querem evitar que esta decisão seja tomada mocraticamente pelo presidente do STF, Joaquim Barbosa, durante o recesso do Poder Judiciário, que se inicia na próxima quinta-feira.


Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e pelo Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

segunda-feira, dezembro 17, 2012

Da Saúde para a Promoção Social

E o PT de Osasco não está assim tão dividido, como alguém falava até alguns dias atrás, quando alguns comentários davam como certa uma divisão entre petistas mais chegados ao deputado Federal João Paulo Cunha e aqueles que defedem o grupo do prefeito Emidio de Souza e do perfeito eleito Jorge Lapas.


E, na verdade, a julgar pelas prmeiras dez nomeações de secretários do Jorge Lapas, as pessoas poderiam mesmo até pensar numa possível divisão do PT osasquense. Mas, pode não ser bem assim.


É claro que há um clima de estremecimento no ar, mas, nada que não possa ser superado. Inclusive, nos próximos dias, o prefeito Jorge Lapas vai anunciar o restante dos nomes que comporão o seu secretariado e, segundo informações, um desses nomes será o de Gelso de Lima (à direita da foto,  homegeado, na semana passada, pelo CISSOR (Conselho Intersindical de Saúde e Seguridade Social de Osasco e Região), que por vários anos foi o secretário de Saúde do prefeito Emidio de Souza.


Segundo consta, Gelso de Lima, que comandava uma das maiores e mais importanes secretarias de Osasco, com o maior orçamento municipal, vai ocupar o cargo de secretário de Assistência e Promoção Social.


Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e pelo Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

sábado, dezembro 15, 2012

Sem educação de qualidade, não há desenvolvimento real

Por mais que a economia do Brasil esteja em destaque no mundo, ou por mais que o desemprego caia no país, há uma outra questão crucial que impede o verdadeiro desenvolvimento econômico e social da Nação: uma educação de qualidade desde os primeiros anos de vida da criança.

 

No final de novembro, foi divulgado um ranking de qualidade em educação, que coloca o Brasil em penúltimo lugar entre 40 países analisados. Esse índice cruza dados de habilidades cognitivas e de desempenho escolar.

 

Trecho da matéria publicada no Jornal O Globo sobre o assunto: "O Brasil, conforme esse estudo, foi o 39º colocado, ficando à frente apenas da Indonésia. O ranking, divulgado no dia 27 de novembro, pela Pearson Internacional, faz parte do projeto The Learning Curve (Curva do Aprendizado, em inglês), realizado pela Economist Intelligence Unit (EIU). O estudo mede os resultados de três testes internacionais aplicados a alunos do 5.º e do 9.º ano do ensino fundamental.

A Finlândia e a Coreia do Sul foram os países mais bem colocados. O Brasil aparece atrás de países como Bulgária (30.º), Romênia (32.º) e Colômbia (36.º).

O desempenho de cada país mostra se ele está acima ou abaixo da média global calculada a partir dos dados de todos os participantes. Segundo os dados divulgados nesta terça, 27 dos 40 países ficaram acima da média, enquanto 13 estão abaixo do valor mediano. O Brasil, que teve pontuação de -1.65, foi incluído no grupo 5, onde estão as sete nações com a maior variação negativa em relação à média global.
 
 
Portanto, enquanto não tivermos uma educação de qualidade, não seremos um povo realmente desenvolvido.


Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e pelo Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

quinta-feira, dezembro 13, 2012

Lambança argentina não impede mais um título do Tricolor no Morumbi

A partida decisiva da Copa Sul-Aamericana, nesta quarta-feira, 12, com o Morumbi recebendo quase 70 mil torcedores, tinha tudo para ser somente uma festa, se não fosse mais uma lambança argentina, protagonizada pelo inexpressivo time do Tigres que, depois de estar perdendo por 2 a 0, se recusou ao voltar para o segundo tempo.

 
Isso é Tigre?
Com uma arbitragem fraca, o jogo tinha duas equipes distintas:  o São Paulo tentando jogar futebol e o Tigres apenas preocupado em fazer cêra, além de jogadas violentas sob a complacência do árbitro. Numa dessas jogadas, o defensor argentino deu uma violenta cotovelada no rosto do Lucas, que ficou estirado e sangrando no chão, sendo ignorado pelo juiz.

 
Apesar de continuar batendo, o time suburbano de Buenos Aires, acabou levando 2 a 0, além do olé, no primeiro tempo. Quando saíam de campo, o Lucas ironizou o argentino, mostrando para ele o algodão, sujo de sangue. Seguiu-se uma confusão generalizada, com empurrões de ambos os lados. Durante o intervalo, os argentinos tentaram ainda tirar satisfação no vestiário do Tricolor, quando, claro, foram impedidos pelos seguranças. E os medrosos hermanos se recusaram voltar ao gramado. Resultado: São Paulo mais uma vez campeão.

 
Fatos e versões
Passada a confusão, Tigres e São Paulo têm versões diferentes para o episódio. Os argentinos alegam que foram agredidos, enquanto o Tricolor afirma que foram eles que aprontaram a bagunça temendo uma goleada histórica no Morumbi. Agora, uma perguntinha: o que aconteceria a qualquer time brasileiro que, jogando em Buenos Aires, tentasse entrar no vestiário do time da casa, se eles, por muito menos, já agrediram jogadores brasileiros no próprio campo de jogo?


O técnico Emerson Leão já teve maxilar quebrado quando tentava defender jogadores do Atlético MG, durante uma guerra contra o Lanus. Portanto, está muito certo o técnico Ney Franco, que disse logo após o árbitro decretar o final da partida: "Além do título, é muito bom ver argentinos pipocando no Morumbi".


Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e pelo Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

Lapas anuncia mais cinco secretários em Osasco

Nesta quinta-feira, 12, acompanhado do vice-prefeito eleito, Walmir Prascidelli, o prefeito eleito de Osasco, Jorge Lapas (PT), anunciou mais cinco novos secretários da sua equipe de governo. Como na semana passada, quando anunciou os primeiros cinco secretários, a entrevista coletiva desta quinta-feira, foi realizada no Casarão do Parque Chico Mendes, onde funciona o governo de transição.


Os novos secretários anunciados ontem, são os seguintes: o médico José Amando Mota (foto), atual titular da Secontru (Secretaria de Segurança e Controle Urbano), que vai assumir a Secretaria da Saúde. Tinha di Ferreira, do PHS, será o secretário de Esportes. Régia Sarmento, diretora do departamento de RH da Prefeitura, será a nova secretária de Educação.


Lapas aunciou também dois secretários que serão mantidos em seus cargos: Carlos Marx, que será mantido à frente da Secretaria do Meio Ambiente;  e Francisco Cordeiro, que permanecerá como presidente do IPMO (Instituto de Previdência do Município de Osasco).


Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e pelo Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

terça-feira, dezembro 11, 2012

"Novos" secretários de Osasco são conhecidos, mesmo antes de anunciados

A entrevista coletiva do prefeito eleito de Osasco, Jorge Lapas, para anúncio de novos nomes de seu secretariado, está marcada para a próxima quinta-feira, dia 13. Mas, desde hoje, os nomes de alguns desses novos secretários já começaram a pipocar nos bastidores políticos, em rodas de amigos e, principalmente, na Internet, como no Facebook.


Por exemplo, hoje, de manhã, num evento da Guarda Municipal, no Espaço Cultural Grande Otelo, todo mundo já comentava sobre o "futuro" secretário de Cultura, vereador Fábio Yamato (foto), do PSDC. Inclusive, de manhã, conversei com uma pessoa, que se mostrava muito feliz com a possível ida de Fábio Yamato para a Cultura.


Por volta das 18 horas, um jornalista me passa em mensagem pelo Face, a seguinte nota: "oi quer fofoca?: fabio yamato, cultura; tinha (Di Ferreira), esporte; amando mota; saude; dra regia; eduçação". Esses nomes já tinham sido também comentados em outra roda e, mais tarde, foram também divulgados em outro tópico no Facebook.


Mas, o importante saber é que o Jorge Lapas está mesmo a fim de começar o seu governo com um time totalmente renovado. Quer sangue novo na Administração e, como ele mesmo disse na semana passada, quer  também administrar com os partidos da coligação que o apoiou.


Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e pelo Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

segunda-feira, dezembro 10, 2012

Câmara dos Deputados vai mesmo peitar o STF?

Bem, se depender do presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS) - foto - é isso que poderá  acontecer, caso a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal decida que a palavra final sobre a perda do mandato dos parlamentares condenados seja da Suprema Corte. E a tendência é essa. Na sessção desta segunda-feira, o presidente do STF, Joaquim Barbosa, que também é o relator da Ação Penal 470 - o mensalão - suspendeu a sessão, quando o placar apontava 4 votos a 4,

Como atualmente são nove os ministros que estão julgando esse processo, o placar será de 5 a 4 para um dos lados. E o último ministro a votar - na próxima quarta-feira- Celso de Mello, já sinalizou que os parlamentares condenados, deverão perder imediatamente os direitos políticos, como manda a Constituição Federal, o que implica, segundo Celso de Mello, na perda do mandato parlamentar.


Na sessão de ontem votaram com o relator pela perda de mandato, os minsitros Luiz Fux, Gilmar Mendes e Marcos Valério. Enquanto companharam o revisor, Ricardo Lewandowski, defendendo que quem terá que cassar o mandato é Casa Legislativa, no caso, a Câmara dos Deputados, os ministros Dias Toffoli, Rosa Weber e Carmem Lucia. As divergências se dão por conta de dois textos constitucionais. Enquanto no artigo 55, inciso VI, fala que a condenação em casos de crimes com decisão definitiva impõe a automática perda do mandato; no parágrafo 2º do mesmo artigo, diz que a prerrogativa de cassar o mandato é do Poder Legislativo.


Impasse
Ontem, ao chegar em São Paulo, para cumprir um compromisso de sua agenda no Palácio dos Bandeirantes, Marcos Maia defedendeu que a Câmara não cumpra a decisão do STF e, sim, cumpra a Constituição. "Espero e defendo a tese que o Parlamento não se curve a uma decisão desta natureza. Não estamos vivendo um regime de exceção, uma ditadura, onde a Constituição não é respeitada", disse Maia. Para o deputado gaucho, a provável decisão do Supremo criará uma crise que teria que ser resolvida "no âmbito da negociação".


Os parlamentares condenado na Ação Penal 470, são os seguintes:  João Paulo Cunha (PT-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT). "A nossa expectativa é que o STF tome uma decisão equilibrada e que possa decidir por não criar um atrito e um conflito com a Câmara dos Deputados" enfatizou Marcos Maia.


Ontem, o ministro e presidente do STF, Joaquim Barbosa não quis comentar a declarações do presidente da Câmara dos Depuados.


Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e pelo Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira


sexta-feira, dezembro 07, 2012

Atual PT de Osasco: mais unido ou mais rachado?

A aparente união entre os petistas de Osasco, demonstrada nesta foto, que traz, da esquerda para direita, o deputdo Federal, João Paulo Cunha, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que veio prestigiar a convenção do partido em 2011, o prefeito Emidio de Souza, e o prefeito eleito Jorge Lapas,  na verdade, não representa a situação atual da legenda. Pelo clima de falta de harmonia que impera hoje e pelo andar da carruagem, esta foto poderá logo, logo significar apenas um passado distante.

Esta foto foi feita durante a convenção petista, em 2011, quando a mega coligação de 20 partidos festejou a oficialização do nome de João Paulo para prefeito em 2012. Só que este clima de festa estampado pela foto, nem de longe representa o clima de desconfiaça de hoje, depois de tantas águas que rolaram desde a convenção. Como todos sabem, João Paulo Cunha desistiu da candidatura depois de ter sido condenado pelo STF, quando foi substituido, em agosto, pelo então secretário de Governo do Emidio, Jorge Lapas, que acabon sedo eleito prefeito.


Ontem e hoje
Então, esse clima de alegria e de festa em torno do nome do João Paulo durou mesmo apenas até a sua condenação. Imposto pelo prefeito Emidio, o nome de Jorge Lapas começou não agradando tanto a mega coligação. Contudo, ele foi indicado, tendo como vice, o vereador Walmir Prascidelli, um aliado de João Paulo Cunha.


E quem conhece a história do PT, sabe que se trata de um partido com muitas discussões internas para tratar dese a escolha de suas cúpulas diretivas, como de candidatos a cargos eletivos. Porém, é um partido que sempre demonstrou também grande capacidade de evitar que crises internas prejudiquem o partido publicamente.


Agora, no entanto, o caso de Osasco parece destoar dessa história de superaççao, mesmo depois de fortes disputas internas. Está claro que após a eleição de Jorge Lapas instalou-se um racha no partido e que não dá sinais de ser superado. Ao contrário, parece que Osasco já tem dois PTs distintos: o de João Paulo Cunha e o do Emidio e de Jorge Lapas.


Isolados
Essa separação tem sido evidenciada, por exemplo, em reuniões do grupo de Emidio/Lapas, sem a presença do vice-prefeito eleito, Walmir Prascidelli. Isso aconteceu em duas ocaiões recentes. A primeira foi durante coletiva no Gabinete, quando foi criado o governo de transição, instalado no Parque Chico Mendes, onde Jorge Lapas passou a despachar com a equipe de transição.


Outra ausência de Prascidelli foi notada na coletiva desta quarta-feira, quando o prefeito eleito Jorge Lapas anunciou os nomes de seus cinco primeiros secretários. Indagado a respeito de uma informação de que Prascidelli não teria aceitado convite para ser secretário, Lapas negou e disse isso não é verdade. "Ao contrário, o Walmir já declarou que está disposto a colaborar com o governo e foi uma falha da nossa equipe não tê-lo conviado para esta coletiva". Segundo informações, Prascidelli confirmou que quer mesmo contribuir com o governo, mas, de preferência como vice-prefeito.


E esse clima de racha no PT de Osasco poderá se solificar ou diminuir nos próximos meses.  E vai depender muito da nova composição da Câmara Municipal. O PT, que tinha quatro vereadores, perdeu uma cadeira e elegeu três vereadores e mais um da coligação.


Os primeiros cinco secretários já escolhidos são petistas e o prefeito Lapas já anunciou que pretende governar com todos os partidos da coligação, dando sinais de que outras secretarias poderão ser comandadas por aliados. Assim, se os coligados sentirem-se contemplados, Lapas poderá manter a maioria no Legislativo. Caso contrário, poderá vir a ter dificuladades com a formação de blocos independentes, aumentando ainda mais o racha no PT.



Desagravo
O fato é que nos bastidores políticos já se nota comentários claros de petistas que defendem lados diferentes. Outro evento em Osasco, que também marcou essas diferenças foi no ato de desagravo aos petistas condenados pela Ação Penal - o mensalão - realizado recentemente no Colégio Misericórdia.


No evento, que contou com toda a cúpula estadual do PT, além de deputados Federais e Estaduais, prefeitos e vereadores de diversas regiões do Estado, estiveram presentes também o ex-presidente do partido, José Genoíno e o ex-ministro José Dirceu, condenados, respectivamente, a 8 anos e a 10 anos pelo STF.


Na ocasião, o prefeito Emidio de Souza, anunciado como palestrante que iria falar sobre os assuntos da pauta - Eleições Municipais e Ação Penal 470 - preferiu não entrar no mérito das questões e limitou-se saudar os presentes. Por outro lado, o vice-prefeito eleito, Walmir Prascidelli, fez um longo e inflamado discurso em defesa dos "companheiros" João Paulo, José Genoino e José Dirceu. No final, Prascidelli foi aplaudido de pé e cumprimentado por toda a mesa. Jorge Lapas, que estava viajando, não compareceu.


Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e pelo Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira


quinta-feira, dezembro 06, 2012

Oscar Niemeyer – Morre o gênio dos traços em curva

Nesta quarta-feira, 5 de dezembro, a arquitetura,  como  arte, ficou mais triste e mais pobre. Aos 104 anos, 10 dias antes de completar 105, o arquiteto Oscar Niemeyer, o homem que revolucionou a arquitetura moderna, deixou este mundo.

 
E, como não poderia deixar de ser, Niemeyer é homenageado como uma das maiores personalidades do país.  No momento em que escrevo este artigo, vejo seu corpo chegando a Brasília, a cidade desenhada por ele, para ser velado no Palácio do Planalto, uma das suas belas obras na Capital Federal.


Pampulha

Foi a partir dos anos 40, que a arte de Oscar Niemeyer começou a encantar o Brasil. Nessa época, ele conheceu o então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubischek, que o convidou para desenhar o conjunto arquitetônico da Pampulha, com a famosa e bela Igreja da Pampulha.

 
Brasília

Desta união com JK, surgiu a estrada sem fim para o então jovem arquiteto. Suas obras começaram a se espalhar pelo Brasil e pelo mundo todo. Mas, sem dúvida, Brasília é a sua principal obra de arte que ficará para a História com o seu grande e belo conjunto arquitônico, do qual fazem parte os Palácios do Governo, o Congresso Nacional, a Esplanada dos Ministérios e a linda Catedral de Brasília.


Arquiterura e Arte
E falar o quê de um gênio, cuja arte encanta e embeleza a arquitetura de centenas de cidades em todo mundo? Não há termos que possam definir as suas obras de arte, que parecem falar com quem as observa, como o Museu Niemeyer, em Curitiba. E esse gênio não influenciou apenas o mundo da arquitetura, mas, também a música, a moda e a política.

 
Com certeza, a melhor definição do homem, do arquiteto, do artista, do político e do poeta Niemeyer, foi dita por ele mesmo: "Não é o ângulo reto que me atrai. Nem a linha reta, dura, inflexível criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que encontro nas montanhas do meu país. No curso sinuoso dos sentidos, nas nuvens do céu. No corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo".

 
São inúmeras as suas obras, como prédios públicos, residenciais, hotéis, escolas, igrejas e museus espalhados por todos os Continentes.  Mas, sem dúvida, a sua maior obra que ficará na História do Brasil e do mundo, é a cidade de Brasília com todo o seu conjunto arquitônico, hoje, um Patrimônio da Humanidade. Como qualquer outro artista, com certeza, não haverá outro Oscar Niemeyer.


Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e pelo Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

quarta-feira, dezembro 05, 2012

Lapas anuncia seus primeiros cinco secretários

Em reunião com a imprensa de Osasco, nesta quarta-feira, 5, o prefeito eleito de Osasco, Jorge Lapas (PT), anunciou o nome dos seus primeiros cinco secretários municipais. Lapas anunciou também a extinção da Secretaria de Governo e a criação de duas novas Secretarias: a de Gestão Pública e a de Comunicação Social. A entrevista coletiva foi realizada no Casarão do Parque Chico Mendes, onde funciona o governo de transição.


Gestão Pública

Para a nova Secretaria de Gestão Pública, que substituirá a extinta Secretaria de Governo, Lapas escolheu Dulce Helena Cazzuni, atual titular da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão. "O nosso objetivo é implantar uma adminsitração de resultados na gestão pública, acompanhar e avaliar um novo projeto desde o seu início, prática e o seu resultado. E para isso escolhemos a Dulce Helena pela sua capacidade como gestora e também o seu conhecimento e prática política de aplicação de recursos públicos".


Comunicação Social

Visando buscar o fortalecimento da área de comunicação, não somente interna entre Secretarias e Servidores, mas, principalmetne com a população por meio da imprensa, Jorge Lapas vai recriar a Secretaria de Comunicação Social, que foi transformada em Departamento de Imprensa desde o início da administração Emidio de Souza. Para ocupar o cargo de Secretário de Comunicação, o novo prefeito escolheu o ex-vereador Roberto Trapp. "O Roberto Trapp foi coordenador de comunicação da minha campanha e já trabalhou também nesta área no Partido dos Trabalhadores. Trapp já foi também Presidente do IPMO, Secreário de Promoção Social e Corregedor da Secretaria de Saúde, na atual administração.


Administração

Para a Secretaria de Administração, Jorge Lapas vai nomear a atual Secretária de Governo, Marisa Elizabeth, que já foi também assistente parlamentar da Câmara Municipal de Osasco, supervisora técnica da Prefeitura de São Paulo, dentre outros cargos.


Finanças
Haverá também mudança na Secretaria de Finanças. O novo secretário será Marcelço Scalão, formado em Direito e pós-graduado em Direito Administrativo. Scalão foi assessor de comunicação da Sub prefeitura do Ipiranga, em São Paulo, e assessor técnico e coordenador de programas da Secretaria de Administração Pública de Osasco.


Trânsito e Mobilidade Urbana

E o quinto secretário anunciado pelo prefeito Lapas é o vereador João Gois Neto, o único vereador petista reeleito em outubro. Para Jorge Lapas, os problemas relacionados à mobilidade urbana terão que merecer atenção especial e por isso ele escolheu o João Gois que tem experiência nessa área.


Na ocisião, Lapas afirmou também que poderá criar novas secretarias, como a de Planejamento Urbano. Ele disse ainda que não pretende voltar com as antigas Regionais. "Osasco não comporta 21 regionais. O que pretedemos criar sãos duas subprefeituras e fortalecer o relacionamento com a população e o atendimento do 156. O prefeito disse também que anunciou esses primeiros cinco secretários por se tratar de áreas estratégicas para a adminsitração e que os demais nomes serão anunciados nos próximos dias.


Durante a coletiva, os novos secretários também falaram sobre as suas expectativas e planos que pretendem colocar em prática em seus novos cargos.


Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e pelo Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira



terça-feira, dezembro 04, 2012

Joaquim Barbosa acaba com outra farra com dinheiro público

Nesta segunda-feira, 3, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Joaquim Barbosa mostrou mesmo que está disposto a fazer com que a Suprema Corte seja a guardiã e cumpridora da Constituição Federal e não permita que políticos ou gestores públicos façam farra com dinheiro público em detrimento do povo brasileiro. Barbosa derrubou a decisão (liminar) do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), do mês de novembro, que determinava o pagamento de salários acima do teto constitucional para 168 servidores do Tribunal de Contas do Município (TCM), de São Paulo.


E foram duas decisões duras de Barbosa contra os servidores do TCM-SP. A decisão da Justiça paulista suspensa por Barbosa determinava também  o pagamento, de uma só vez, da diferença acumulada entre fevereiro e novembro,- num total de aproximadamente 13 milhões de reais.


Segundo o apurado, os servidores tiveram os supersalários reduzidos em fevereiro deste ano, por decisão do presidente do TCM, Edson Simões. Alguns dos servidores tinham contracheques superiores a 50 mil reais, mais que o dobro do teto constitucional, que na cidade equivale ao salário do prefeito, Gilberto Kassab (PSD), que hoje é de 24.117,62 mil reais.


Para suspender os superslários, Simões justificou sua decisão na Emenda Constitucional 41/03, que define o teto do funcionalismo em todo o País, e na Lei Municipal 15.401/11, que estabeleceu o valor
do subsídio do prefeito da capital paulista.


Recurso 
Insatisfeitos com a perda dos "benefícios", 168 servidores que ganhavam acima do teto, assessorados pelo escritório de advogacia Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra, recorreram à Justiça. Eles alegavam que o corte lhes causava "danos gravíssimos, abalando toda a estrutura familiar" e lembravam que tinham "compromissos e obrigações para honrar". Afirmavam ainda que esss salários eram "direito adquirido" e que não poderiam ter os vencimentos reduzidos.


Agora, a decisão fica suspensa até que os ministros discutam o mérito da questão. Os advogados dos servidores do TCM já adiantaram que vão recorrer, caso o STF ratifique a decisão de Joaquim Barbosa.


Mensalão
Com esta decisão, o ministro Joaquim Barbosa mostra que não agiu com rigor apenas na Ação Penal 470 - o mensalão - cujo processo ele foi relator, condenando 25 dos 38 réus. Inclusive, sobre o mensalão, nesta quarta-feira, 5, o STF vai definir se os parlamentares condenados perderão o mandato automaticamente e também se todos os condenados a prisão serão presos imediatamente. E, de acordo com o Regimento do STF, a decicão sobre a perda automática de mantatos, defendida pelo Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, poderá ser tomada, mocraticamente, pelo presidente do STF.


Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e pelo Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

segunda-feira, dezembro 03, 2012

Em Brasília, tucanos lançam Aécio Neves como candidato à Presidência da República

Nesta segunda-feira, 3, o nome do senador Aécio Neves (PSDB-MG), à esquerda, foi lançado como candidato do partido à Presidência da República em 2014. O lançamento foi feito pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o presidente do PSDB Sérgio Guerra, em Brasília, durante seminário para prefeitos tucanos. Na oportunidade, para reforçar ainda mais o nome  de Aécio, ele foi lançado também como presidente nacional do partido.  Mineiramente, Aécio Neves disse estar "preparado" para o cargo, mas, que aínda é cedo e que a candidatura tucana deva ser discutida somente em 2013. (Foto de Sergio Lima/Folhapress)


Após declarar-se honrado com o lançamento do seu nome, Aécio Neves, disse que candidatura do PSDB deve ser lançada oficialmente somente no início de 2014.  Para o senador mineiro, agora é o momento de o PSDB projetar uma nova gestão para o país, afirmando que o PT "abriu mão de administrar o Brasil em troca de um projeto de governo", disse Aécio, acrescentando: "Eu estou pronto. O Brasil está cansado com o que está acontecendo", afirmou o mineiro, fazendo referência às denúncias de corrupção no atual governo.

Por sua vez, o ex-presidente FHC destacou  obras inacabadas do atual petista, como a transposição do Rio São Francisco. "É uma vergonha. Este governo não tem nenhuma eficiência. Não tem por causa das malfeitorias e dos malfeitos e isso não é questão de moralismo. É porque isso afeta os resultados. É o povo que paga por isso", afirmou FHC.

Já o prisdente do partido, Sérgio Guerra, foi ainda mais enfático nas críticas ao governo do PT e disse que a transposição do Rio São Francisco foi mal planejada. Segundo Guerra, "já foram gastos R$ 7  bilhões, contudo continua faltando água na região e ninguém foi preso por isso". O deputado Federal de Pernambuco, ressaltou também que a refinaria Abreu e Lima, em seu estado, já custa três vezes mais do que projeto original.

Para FHC, não é impossível vencer a Dilma Rousseff nas próximas eleições. "O que é preciso agora, é ter a capacidade de levantar questões, ouvir o que a população tem a dizer e transformar isso em propostas viáveis ressaltando a qualidade e não apenas a quantidade", ensinou o ex-presidente tucano.


Acompanhe Renato Ferreira também no Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e pelo Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

domingo, dezembro 02, 2012

Osasco fica debaixo d´água

Atualmente, quem  quiser curtir uma enchente em Osasco, não precisa mais ir para a zona Norte, sobretudo, no Rochdalle, bairro que, tradicionalmente, sempre sofreu com as enchentes de verão.


Agora, basta correr para a Rua Antonio Agu - Calçadão - o segundo maior centro varejista do país, um pouco antes da tempestade. E basta chover forte pouco minutos que a rua vira um verdadeiro rio.


Veja, neste vídeo, como ficou a mais famosa Rua de Osasco, neste sábado, dia 1º, depois de poucos minutos de uma forte chuva, que nem se compara com as normais tempestades de dezembro e com as águas de março. E não é somente o Centro, hoje, outros bairos da cidade também sofrem com as enchentes.


Confira: http://www.facebook.com/#!/photo.php?v=485966248090771&set=vb.100000321997251&type=2&theater


Com certeza, se as antigas galerias do Centro não forem trocadas e também a população não mudar os hábitos de jogarem lixo em qualquer lugar, esse quadro só tende a piorar.


Acompanhe Renato Ferreira também no Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e também pelo Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

sábado, dezembro 01, 2012

O jornalismo de Osasco e de São Paulo ficou mais triste

Aproveitamos este espaço para prestarmos uma singela homenagem a duas pessoas queridas, do meio jornalístico, que nos deixaram esta semana. O nosso querido e competente fotógrafo osasquense, Rômulo Fasanaro, que faleceu, domingo, dia 25, aos 78 anos. Repórter fotográfico dos mais competentes que já conheci, o sr. Rômulo dedicou a sua vida na arte de fotografar com maestria e, com muita competência e criatividade, ajudou a registrar a História de Osasco.


Tivemos o privilégio de conhecer este profissional exemplar, como também desfrutamos da amizade de seus filhos Rodrigo e, principalmente, do nosso colega, o também fotógrafo Rômulo Fasanaro Filho, que herdou o amor à tarde e o talento do pai. Nascido no Recife, Rômulo Fasanaro tornou-se também Cidadão Osasquense, uma proposta do vereador Sebastião Bognar (PSDB). Em maio de 2010, ao lado de familiares e amigos, o discreto Rômulo recebeu o Título, na Câmara Municipal de Osasco. Estávamos lá e registramos esse momento feliz, aqui neste blog. Confira: http://renatojogoaberto.blogspot.com.br/search?q=R%C3%B4mulo+Fasanaro
 
 
E, na quinta-feira, 29, perdemos o competente jornalista Joelmir Beting, âncora da Band, profissional responsável pela democratização do jornalismo econômico. Com o seu talento e criatividade no jornal, no rádio e na TV, Joelmir foi capaz de traduzir o "economês" numa linguagem simples e de fácil entendimento para todos os leitores e ouvintes. Joelmir Beting era a cara do jornalismo feito com seriedade e independência.
 
 
Não conheci pessoalmente o Joelmir, mas, era como se conhecesse, por acompanhar durante tantos anos seu trabalho em jornais, no rádio e também na TV Bandeirantes, como âncora do Canal Livre ou como aprensentador em telejornais. Mas, ao conversar com o filho Mauro Beting, jornalista também, com quem já  encontramos em partidas de futebol da imprensa, em Osasco e na Capital, ou em eventos promovidos pela nossa querida ACEESP (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo), é como se estivéssmos diante do pai. A diferença é somente no físico, pois, o talento é o mesmo.
 
 
Além do jornalismo, há outros dois fatos comuns nessas duas despedidas: as homenagens prestadas aos seus pais pelos nossos colegas Rômulo Fasanaro Filho e Mauro Beting. 
 
 
Transcrevo aqui, parte do texto escrito pelo Rominho na página Osasco em Foto: "...E a você meu pai que se foi, tenho certeza que continuarei sempre fazendo o que você me ensinou, ombridade, cidadania, honra, dever, honestidade e amor por Osasco...Até um dia meu Mestre...". Confira aqui:


 
 
E, no momento em que seu pai partiu, Mauro Beting, que estava trabalhando na Band, comunicou o fato aos ouvintes e fez uma linda homenagem a Joelmir Beting. Emocionante! Ouça aqui: http://www.youtube.com/watch?v=hRbAKmwyN5s
 
 
Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira
 
 

Ninguém aguenta mais tanta corrupção no governo petista

"O PT atual perdeu a linha, no sentido mais amplo. Demoliu seu passado honrado", escreve o jornalista Mino Carta. Em Editorial da revista Carta Capital.


Uma pergunta aos petistas: Seria o Mino Carta também jornalista do PIG?


Leiam, aqui, a íntegra do artigo: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/a-traicao-do-pt/



Acompanhe Renato Ferreira também no Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e no Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira


web counter free
-- Fim do codigo Contador -->